terça-feira, 24 de janeiro de 2017

COMISSÃO DE SAÚDE DA CÂMARA JÁ ESTÁ EM AÇÃO


Os vereadores Dra. Claudia e Dudu do Resgate, passam a integrar a COMISSÃO DE SAÚDE DA CÂMARA MUNICIPAL, que tem a incumbência de fiscalizar o setor. Na foto abaixo, reunião da CTA - Comissão Técnica de Avaliação, na Secretaria de Saúde, onde ambos estiveram presentes, nesta quarta, 18.

MAIS UMA MANIFESTAÇÃO DE SERVIDORES MUNICIPAIS - Hoje, 21, na Praça de Santa Teresa.

Servidores Municipais de Teresópolis fizeram concentração, hoje, na Praça de Santa Teresa, para reivindicar salários e benefícios atrasados (vale transporte, ticket alimentação, Plano de saúde). Apesar do caos financeiro em que estão mergulhados, e diante de mais um aumento da passagem de ônibus, prevalece ainda o espírito de luta, que os leva as ruas para protestar e denunciar até que suas justas reivindicações sejam atendidas. Muitos não puderam comparecer por não terem como pagar a passagem de ônibus.




MESTRE KIM LANÇA LIVRO NA CASA DE PORTUGAL DE TERESÓPOLIS




 Teresópolis é mesmo um celeiro de atletas de várias modalidades. O Taekwondo, que é uma modalidade olímpica, não fica fora desse modelo, e já conta com inúmeros bons professores em atividade na cidade.
Neste domingo, 22, o coreano Mestre Kim, um dos ícones mundiais do segmento, esteve em Teresópolis para fazer o lançamento do seu livro "MESTRE KIM - Cidadão do mundo", aproveitando a oportunidade para ministrar um workshop com técnicas apuradas de luta. 

O evento foi realizado na Casa de Portugal.




Mudanças no Calendário de Vacinação incluem ampliação da faixa etária para Meningite, HPV, Varicela e Hepatite A


Daurema Docasar, coord. da Imunização da Sec. Saúde, explica as
mudanças para profissionais das unidades de saúde
Profissionais das unidades de saúde de Teresópolis receberam capacitação

Profissionais de saúde que trabalham nas unidades de saúde receberam nesta quarta-feira, 18, no auditório da Secretaria M. de Saúde, capacitação sobre as mudanças no Calendário Nacional de Vacinação. A partir deste ano, as vacinas contra Meningite C, HPV, Varicela e Hepatite A foram ampliadas para algumas faixas etárias, entre outras orientações.

“O objetivo da vacinação é a prevenção das doenças e a promoção da saúde. Com essa ampliação, o intuito é aumentar a proteção das crianças e oferecer imunidade principalmente contra Meningite e as doenças que os adolescentes podem adquirir se não se imunizarem contra HPV. É importante que as mães que tenham dúvidas levem seus filhos menores de cinco anos ao posto mais próximo de sua casa para que o profissional de saúde possa avaliar e atualizar a caderneta, se necessário. Adolescentes entre 12 e 13 anos também devem ir a uma unidade para tomar as vacinas”, explicou a coordenadora do setor de Imunização da Secretaria de Saúde, Daurema Docasar.

Mudanças no Calendário de Vacinação

HPV: ampliada para população masculina de 12 a 13 anos de idade; (a faixa etária será ampliada gradativamente até 2020);

Meningocócica C: ampliada para adolescentes de 12 a 13 anos;

Tríplice Viral: Duas doses para pessoas de 12 meses até 29 anos e uma dose de Varicela atenuada para crianças até 4 anos;

dTpa: Passa a ser disponibilizada para gestantes a partir da vigésima semana de gravidez; (as mulheres que perdem a oportunidade de serem vacinadas durante a gestação, devem receber uma dose de dTpa no puerpério, o mais precoce possível)

Hepatite A: ampliação da oferta para crianças até 4 anos.


HPV: Especificações

Homens de 14 a 26 anos de idade portadores do vírus HIV também serão contemplados nas ações de vacinação. Além das meninas de 9 a 14 anos não vacinadas contra HPV.

A vacina HPV também estará disponível para indivíduos imunodeprimido (indivíduos submetidos a transplante de órgãos sólidos, transplantes de medula óssea ou pacientes oncológicos) que deverão receber o esquema de três doses (0,2,6 meses) para ambos os sexos, na faixa etária de 09 a 26 anos de idade.

A vacina HPV também estará disponível para indivíduos imunodeprimido (indivíduos submetidos a transplante de órgãos sólidos, transplantes de medula óssea ou pacientes oncológicos) que deverão receber o esquema de três doses (0,2,6 meses) para ambos os sexos, na faixa etária de 09 a 26 anos de idade.