sexta-feira, 25 de setembro de 2015

ENTREVISTA COM O SECRETÁRIO DE MEIO AMBIENTE DE TERESÓPOLIS EDUARDO NIEBUS - Aterro sanitário


Eduardo Niebus, Secretario Municipal de meio Ambiente

Eduardo, qual a situação do Aterro Sanitário nesse momento?

- Ronaldo, em primeiro lugar nós precisamos deixar bem claro que a gestão do aterro é terceirizada por uma empresa que passou pelo processo de licitação. Desde que eu assumi a secretaria, já fiz cinco notificações a empresa pelo não cumprimento dos requisitos contratuais, mas a empresa vem recaindo nos mesmos erros de manutenção.

E o município? Vai entrar na gestão do aterro nessa fase de transição?

- Desde a semana passada estivemos com o governador Pezão e o secretário André Correa em busca de ajuda do Estado para sanar o problema, e com certeza não vamos deixar a coisa do jeito que está. O município está sim, entrando na gestão para tentar remediar as problemáticas encontradas lá até que o Estado nos dê o apoio necessário.

De que forma seria esse apoio do Estado?

- O apoio do Estado pode ser através de máquinas, apoio técnico, mas o que pleiteamos é que o Estado assuma o aterro para recuperação e depois devolva ao município.

E qual é a posição do Estado nesse momento?

- Então, estivemos ontem com o coordenador de políticas de resíduos sólidos do INEA, que esteve em Teresópolis para avaliar a situação. Fomos ao aterro onde ele fez um levantamento e constatou que a situação do aterro está péssima. O Secretário André Correa esta se empenhando em ajudar Teresópolis nesse caso, junto com o governador para que tenhamos o apoio necessário.

E a empresa terceirizada já deixou o aterro?

- Nós tivemos que interromper por 12 horas o recebimento de resíduos  particulares para que ela faça alguns ajustes na situação e nos entregue a área melhorada. Eles nos solicitaram isso.

E essa interrupção não causa transtorno aos transportadores?

- Sim, mas é em prol de melhorias para a cidade. O município está assumindo o aterro, estamos trabalhando para corrigir erros e melhorar o atendimento. Depois, é preciso lembrar que o município não tem nenhuma obrigação com empresas particulares. O município tem sido parceiro, tem colaborado, mas não é obrigado por lei a prestar esse serviço gratuitamente, como acontece em outros municípios.

O município vai passar a cobrar essa deposição de resíduos no Aterro para empresas particulares?

- Sim estamos mandando para a Câmara uma lei de cobrança, seguindo a política nacional de resíduos sólidos e começará a haver cobrança o mais breve possível, para que o serviço possa ser prestado com melhor qualidade como se faz em outras cidades.

Eduardo, nós recebemos uma denúncia sobre um possível favorecimento em que um limpa fossa teria descarregado à noite no aterro em prejuízo de outras empresas quando o aterro estava fechado.  Você foi comunicado?

- Não, mas fiquei sabendo. Eu achei uma falta de cuidado da pessoa que fez essa denúncia, porque ela não foi formalizada junto a Secretaria de Meio Ambiente. O procedimento correto é comunicar primeiramente a Secretaria. Vamos lembrar que a empresa que administra o Aterro é terceirizada, não foi a Prefeitura que fez isso caso tenha ocorrido. Quero deixar aqui um recado para a população. Se vocês pensam que as denúncias feitas a Secretaria de meio Ambiente não vão ser apuradas, estão enganados. Todas serão apuradas, mas é preciso que as denúncias cheguem até nós.

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

ESCOLAS ESTÃO LEVANDO ALUNOS PARA CONHECER A EXPOSIÇÃO SOBRE A RODA NO SESC - A exposição é interativa e vai até o dia 30/09


A exposição "A Roda" está dividida em três módulos a saber: 1) A invenção da roda, 2) o uso da roda nos transportes, 3) Abordagem das peculiaridades do círculo e suas perspectivas.
Vários aparelhos educativos são apresentados as crianças que aprendem de forma prática noções sobre a rotação da Terra e da Lua, dos planetas no sistema solar, ótica, processo cinematográfico, mobilidade urbana, veículos movidos a energia solar, etc. A exposição conta ainda com a presença de vários monitores muito bem preparados para dar as explicações necessárias sobre o tema.
SESC Teresópolis - Av. Delfim Moreira, 749








A ARTE DA INFORMAÇÃO - Uma reflexão sobre o jornalismo.

Informar é uma arte também. Porque não? Tão fascinante quanto qualquer outra que provenha de elaborações do talento e da inteligência. Uma arte tão prestativa e esclarecedora, quanto qualquer outra pela qual se possa chegar a ser, de alguma forma, verdadeiramente útil a sociedade.
Nós jornalistas nem sempre recebemos o reconhecimento devido pelo alto grau de esforço e responsabilidade que carregamos, ou pelo número de horas que despendemos preparando notícias para que as pessoas possam ter acesso a elas.
Apesar disso, continuo apaixonado por esse trabalho de andar atrás dos fatos, de me deixar seduzir pelo novo, de registrar os momentos, de servir de antídoto para dúvidas e incertezas, de gerar novos questionamentos, de descomplicar a vida das pessoas quando é possível oferecer respostas as suas indagações.


De poder, ainda, fazendo uso desse generoso arsenal de conhecimento com o qual somos bombardeados todos os dias, dar vazão a esse imenso e incontrolável idealismo.

Tudo isso, porque a informação não pode parar.

Câmara Municipal de Teresópolis participa de Encontro Interlegis, em Piraí

       
Presidente da Câmara de Piraí, Júnior Rocha (PROS), e o Presidente da
Câmara Municipal de Teresópolis, Mauricio Lopes (PSL)
O presidente da Câmara Municipal de Teresópolis, Maurício Lopes (PSL), participou do Encontro Interlegis Oficinas de Portal Modelo e SAPL, na Câmara Municipal de Piraí, na segunda-feira última, 21.09. Em comemoração aos 18 anos do Programa, o Instituto Legislativo Brasileiro (Senado Federal) reuniu diversas Casas Legislativas para conhecer e treinar equipes para operar os produtos totalmente gratuitos do Portal Modelo.

O Programa Interlegis colocou em operação uma ampla campanha para atingir quase a metade das Câmaras Municipais do país que não possuem presença na internet. A Solução Web Interlegis é um pacote de produtos e serviços para que elas possam criar seus portais na internet de maneira simples, rápida e gratuita.

O presidente da Câmara de Piraí, Júnior Rocha (PROS), destacou o pioneirismo do município, que tem parceria com o Interlegis desde 2003, e é a primeira cidade no Estado do RJ a sediar o Encontro.

O presidente da Câmara de Teresópolis, Maurício Lopes (PSL), parabenizou a cidade de Piraí por entender a importância do Interlegis e convidou o Instituto Legislativo Brasileiro a realizar um encontro em Teresópolis com os municípios da região.

Mais informações:


FEIRA PLANETÁRIA - GASTRONOMIA DE RUA EM TERESÓPOLIS - Food Trucks no Golf Club

A primeira edição do evento La Feira Planetária Rio + 3 será realizada neste fim de semana, em Teresópolis, reunindo os melhores chefs e food trucks do Rio de Janeiro e do município. O projeto envolve as cidades do Rio de Janeiro localizadas até três horas de distância da Capital.
Com entrada franca, a Feira acontecerá no Teresópolis Golf Club no sábado, 26, e domingo, 27, das 12h às 21h, com apoio institucional da Secretaria Estadual de Turismo, da TurisRio e da Prefeitura de Teresópolis.

O evento de promoção da boa gastronomia de rua tem como proposta oferecer ao público desde os populares quitutes de bares até os pratos mais elaborados, que serão servidos em caminhões de tamanhos variados, e também em estandes.
“Agradecemos aos organizadores por entender que Teresópolis tem tudo a ver com gastronomia. Com esse evento vamos divulgar nosso município de forma positiva no cenário turístico”, destacou o prefeito Márcio Catão, acrescentando que a parceria da Prefeitura se refere à legalização e divulgação da feira.

Foto: Arquivo

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Entrevista com a Jô e a Cinthia Mathias na ASSIND - Associação Síndrome de Down.

Jô Falceta, presidente da ASSIND, e a vice, Cinthia Mathias (blusa listrada).
Estivemos nessa última semana visitando as instalações da ASSIND - Associação Síndrome de Down, localizada no bairro de São Pedro, na rua Governador Roberto Silveira, 200. Lá conversamos com a Presidente da ONG, Jô Falceta e a vice-presidente Cinthia Mathias, que nos receberam muito bem e nos forneceram informações sobre o trabalho realizado na unidade (Clique nas fotos para aumentar).

Jô, o que é a síndrome de Down?

- Síndrome de Down, Ronaldo,  é a presença de um cromossomo extra no par 21. Enquanto todas as pessoas tem 23 pares de cromossomos, perfazendo um total de 46, as pessoas com Down tem 47, 3 no par 21. Por isso o nome de trissomia do 21.

Qual o papel da ASSIND nesse contexto?

- Orientar os pais, oferecer oportunidades para o lazer e o desenvolvimento pessoal dos atendidos, apoiar as famílias e lutar contra o preconceito. Existem pais que se sentem culpados por ter um filho com a síndrome. Eles acham que fizeram alguma coisa de errado para o filho nascer assim. A sociedade ainda não tem muita informação sobre a síndrome e existe muito preconceito.

Poderia nos falar um pouco mais sobre o preconceito?

As pessoas com Síndrome de Down são muitas vezes vítimas de preconceito porque falta à população conhecimento sobre essa condição genética. É sempre interessante lembrar que a Síndrome de Down não é uma doença e não pode ser adquirida. A pessoa com Down apenas tem uma condição genética diferente do resto da população. De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil a cada 800 nascimentos, em média, um apresenta alteração cromossômica. 

Os portadores da Síndrome de Down possuem um pequeno atraso para desenvolverem as coordenações motoras e mentais, mas isso não os impede de ter uma vida normal. Eles aprendem e se desenvolvem no tempo deles e a sociedade tem que estar preparada para lidar com isso. 


Há quanto tempo a ASSIND existe e como ela se mantém?

- A ASSIND já existe desde 2006, e é uma associação que depende exclusivamente de doações e do quadro de associados. Não recebemos nenhuma verba oficial. Nosso custo hoje gira em torno de 2000 reais mês, incluindo lanches, mas também temos os padrinhos que ajudam muito. 

A ASSIND trabalha só com voluntários ou também contrata profissionais?

- Todos os nossos colaboradores são voluntários, o que não quer dizer que só trabalhemos com profissionais formados. As vezes uma pessoa sabe tocar violão e deseja colaborar, aí nós podemos utilizar esse conhecimento de acordo com o interesse dos nossos assistidos. Só não podemos deixar de exigir diploma, por motivos óbvios, em áreas como psicologia, Fonoaudiologia, Educação física, etc.

Como se encontra hoje o quadro de colaboradores da ONG?

Hoje estamos bastante desfalcados em relação as diversas áreas de atendimento. Nós tínhamos aqui, por exemplo, uma parceria com a FESO para Clínica Médica, que era feita através de estudantes, mas depois que o convênio com os PSFs acabou, acabou também o nosso convênio e o atendimento parou.  Isso não quer dizer que estejamos sendo mal atendidos na rede pública, mas a presença dos estudantes aqui gerava uma experiência muito positiva para os novos médicos.

Quais são as especialidades mais importantes no caso?

Existem três áreas muito importantes nas quais hoje não temos ninguém: Assistência Social, Fonoaudiologia e Psicopedagogia. Temos educação física, aula de dança, informática, mas estamos sem professor de artes e eles gostam muito de pintar, por exemplo. Precisamos encontrar voluntários nas áreas de Fisioterapia, Apoio Escolar, Música, culinária, etc. Quanto mais expandirmos esse leque cultural melhor e mais rico será o desenvolvimento dos nossos atendidos.



Se algum dos nossos leitores quiser colaborar com a ASSIND, é possível??

- Claro, nós estamos sempre necessitando de colaboradores, Ronaldo. Nesse caso vamos pedir aos interessados que se dirijam a instituição para que possamos viabilizar essa participação e muito obrigada por prestigiar nosso trabalho com essa entrevista.


A ASSIND fica na Rua Governador Roberto Silveira, 200, Bairro de São Pedro. Tel: 3642-8081. Horário de funcionamento: Segunda à sexta das 13 ás 17hs.

domingo, 20 de setembro de 2015

Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos - Convite para oficina

Acontece na próxima terça-feira, dia 22, às 17h, uma oficina comunitária para que a população dê sugestões tendo em vista a construção do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. O local é o Teatro Municipal, localizado no 2º piso da Prefeitura (Av. Feliciano Sodré, 675/2º piso, na Várzea).


Prefeitura constrói nova rede de drenagem em Albuquerque

construção de uma nova rede de drenagem vai melhorar bastante o escoamento de águas em Albuquerque. Uma retroescavadeira e cinco homens, trabalharam esta semana na lateral do ginásio, fazendo a instalação de doze metros de galeria, compostos por manilhas de 1,5m. Isso fará com que a fluidez das águas seja maior, prevenindo poças d’águas nas quadras externas, pracinha e ruas adjacentes.