segunda-feira, 25 de maio de 2015

Aprovado o Plano Municipal de Educação

A presidente do Conselho Municipal de Educação e articuladora da Comissão Técnica do Plano Municipal de Educação, professora Fátima Machado lembra a importância do trabalho
 Depois de um dia de intenso trabalho, o Plano Municipal de Educação (PME) de Teresópolis foi aprovado na Conferência Municipal de Educação, realizada no último sábado, 23, na Escola Municipal Belkis Frony Morgado, em São Pedro. O documento envolve todos os níveis e modalidades de ensino do setor público e privado de Teresópolis, e define diretrizes e metas educacionais para os próximos dez anos. Com a presença de cerca de 200 pessoas, entre educadores, estudantes, representantes de instituições civis, de ensino, de conselhos escolares, de pais e responsáveis, o evento foi marcado por intensas discussões.
Coordenadora da Rede de Assistência Técnica do Rio de Janeiro, SACI / MEC, professora Rita Mello.


Com os trabalhos iniciados em outubro de 2014, inicialmente foi realizado um levantamento da atual realidade da Educação em Teresópolis, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior. A pesquisa foi realizada por uma comissão técnica legalmente instituída, com representação das Instituições Educacionais, Sindicatos dos Professores, Secretarias da Prefeitura, representantes de pais e alunos, Conselho Tutelar e Conselho Municipal de Educação.
O secretário municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, comemora o sucesso da Conferência e a democracia dos trabalhos
“Teresópolis está de parabéns pelo envolvimento da sociedade neste processo. Eu tenho percebido que a maioria dos municípios coloca o secretário municipal como presidente do conselho de Educação. O secretário Leonardo Vasconcellos está de parabéns por ter dado autonomia a mais um órgão da Educação. E nós estamos fazendo história porque o Brasil nunca deu tanta autonomia aos municípios. O resultado é um plano elaborado através de diagnósticos locais, e feito pela população e todas as entidades. 

Então o PME de Teresópolis ficará marcado pela participação e pela publicidade dada ao trabalho”, disse coordenadora da Rede de Assistência Técnica do Rio de Janeiro, SACI / MEC, professora Rita Mello.
“Somos privilegiados de estarmos aqui socializando ideias para o futuro da Educação de Teresópolis. Os discursos dizem que a Educação é a base de tudo, e assim somos responsáveis pela reconstrução de nossa cidade através da Educação.

 Tivemos uma comissão técnica que trabalhou incessantemente nos últimos meses pesquisando, levantando dados devidamente fundamentados, e chegamos hoje a essa conferência na expectativa de acertar mais um pouco, realizando um trabalho democrático, onde, se não vamos resolver os anseios da Educação hoje, resolveremos caminhando, produzindo e trabalhando”, analisou a presidente do Conselho Municipal de Educação e articuladora da Comissão Técnica do Plano Municipal de Educação, professora Fátima Machado.
Como um documento democrático e participativo, a elaboração do Plano Municipal de Educação remeteu à reflexão sobre a educação no Município como um instrumento organizador da vontade coletiva da sociedade civil que, com base científica e com a utilização de recursos previsíveis, tem como intuito responder às necessidades sociais a partir de sua instituição.


“Para nós foi uma grande alegria ver a participação da sociedade na elaboração desse Plano. Isso demonstra o compromisso de Teresópolis com a Educação. A secretaria municipal de Educação cumpriu seu papel de oferecer subsídios, promover o conhecimento, facilitar as discussões, mas de nunca interferir diretamente, visando assim uma elaboração respeitosa e democrática estabelecendo metas e criando estratégias para garantir que o direito e a qualidade da Educação avancem em nosso município nos próximos dez anos”, comemorou o secretário municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos.

Com metas alinhadas ao Plano Nacional de Educação e a Minuta do Plano Estadual de Educação, o texto base do PME terá agora sua redação final em forma de projeto de lei e segue para a aprovação junto à Câmara de Vereadores, onde deverá ser avaliado e aprovado ainda durante o mês de junho.