quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

EDUCAÇÃO: Entrevista com a professora Carmem Mouteira Guarilha, Diretora do Departamento de Administração Escolar da Secretaria Municipal de Educação de Teresópolis.

Professora Carmem Mouteira Guarilha
TEMAS ABORDADOS:  Novas contratações, Concurso público, licença prêmio, readaptação de professores, horas extras e vacâncias

RM: Professora Carmen Guarilha, em relação ao reinício do ano escolar, em que fase se encontra o Departamento de Administração?

- Passamos pelo processo de remoção dos professores, onde eles puderam trocar de unidade. É a fase em que os diretores organizam suas unidades, fazem um levantamento das suas vacâncias e comunicam a secretaria sobre as suas necessidades de hora extra para disponibilização.

RM: Carmen, falando de novas contratações, o que já está definido?

- Bom Ronaldo, falando de novas contratações, nós estamos passando por dois processos. O primeiro diz respeito à chamada do cadastro reserva do último contrato, que são professores de História, Português, Ciências e Educação. O segundo processo, faz referencia ao último chamamento do concurso de 2010 que acaba a validade agora em abril. Nessa última convocação, são 31 professores do primeiro segmento (do primeiro ao quinto ano), e 11 professores de Educação artística. Esses são os últimos que estão no cadastro de reserva de sexto ao nono.

RM: E com relação a um novo concurso público. Vamos ter esse ano?

- Sim, vamos ter. Já começou, inclusive, a organização do novo concurso da prefeitura para 2015. Já existe uma comissão montada, da qual eu faço parte como representante da Secretaria de Educação e já foram iniciadas as reuniões.  Nós já estamos avaliando as necessidades de cada secretaria. Depois disso, será feita a licitação da firma que vai realizar o novo concurso, QUE DEVE ACONTECER AINDA NO PRIMEIRO SEMESTRE DESSE ANO.

Nesse novo concurso vão ser chamados professores do primeiro e segundo segmentos, profissionais para a função de serviços gerais, auxiliar administrativo,  auxiliar de Biblioteca, agentes de creche e cuidadores, que é uma categoria nova na nossa rede. Hoje, os cuidadores  são contratados pelo programa do POT, mas a partir do concurso serão funcionários da rede.

RM - Carmen, eu gostaria que você nos falasse um pouco sobre o preenchimento das vagas nas salas de aulas e a questão da  readaptação de professores.

- Um fato importante com referencia a esse assunto, é a falta de professores em relação à licença médica, e um grande número de processos de readaptação, onde professores  por falta de condições físicas ou emocionais para permanecer em sala de aula tem que ser readaptados. Esses colegas readaptados  vão então para a Biblioteca, Secretaria, ou outro tipo de serviço que não seja em sala de aula. A dificuldade é que não existem tantas vagas assim de secretaria e biblioteca, e, além disso, a readaptação desses professores transforma a vaga que eles tinham na escola em uma vacância.

No início desse ano a secretaria recebeu um grande número de professores nessas condições. Ocorre também que 2015 é um ano em que nós vamos ter uma quantidade muito grande de pedidos de licença prêmio, pois completamos 24 anos do concurso de 1991. O professor que já tem a idade de 50 anos, quando completa 24 de serviço, ele entra com pedido de licença prêmio, e tem em média 1 ano de licença. Então ele entra com 24, tira um ano de licença, chega aos 25 de trabalho e entra com pedido de aposentadoria. A dificuldade é que essa vacância abre na sala de aula, mas não pode ser suprida porque a vaga esta presa. Só se pode colocar outra pessoa no lugar, na medida em que o professor vier efetivamente a se aposentar. Enquanto isso, nós temos que trabalhar com a hora extra.