segunda-feira, 19 de outubro de 2015

CEDAE Teresópolis - Panorama geral do abastecimento na cidade



Entremos em contato, hoje pela manhã, com a CEDAE para obter mais informações sobre a situação do abastecimento de água em Teresópolis nesse período de estiagem.

Segundo informações do Setor Operacional da empresa,  além da estiagem, um grande vilão dessa temporada está sendo mesmo o calor, que aumenta muito o consumo de água por parte da população e provoca evaporação mais rápida da água. 
Seca na Cachoeira dos Frades. Foto: Carolina Gaullier

A CEDAE tem várias barragens e um reservatório. O panorama geral do abastecimento é o seguinte: O principal armazenamento é mesmo o do Rio Preto, e este permanece normal. Em Bonsucesso, a situação se arrasta desde maio, onde existem muitas lavouras e o consumo de água é maior. 

Cascata dos Amores e Ingá se encontram em nível baixo. Em algumas ruas é possível abastecer através do sistema de bombeamento. Beija Flor (Parque Nacional) também está em nível muito baixo, o que provocou, inclusive, o fechamento temporário do Parque. 

Venda Nova e Vargem Grande estão normais. Penitentes (Rio-Bahia) hoje normalizou em função da chuva que caiu esta noite, mas se fizer muito calor o problema pode continuar. O reservatório do Salaco depende do sistema Rio-Preto, e deve ser normalizado á partir de amanhã, 20.  

A recomendação continua a mesma: vamos economizar água.

DICAS PARA ECONOMIZAR ÁGUA:

Evite tomar banhos demorados. Cinco minutos de chuveiro são suficientes. Feche a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba.

Não use o vaso sanitário como lixeira ou cinzeiro, porque, além de gastar mais água, os objetos despejados ainda podem causar entupimento. Procure manter a válvula de descarga sempre regulada para evitar o desperdício.

Para lavar o carro, use balde e pano, evitando o uso de mangueira, principalmente durante o período de estiagem.

Na hora de limpar a calçada use vassoura e balde com água. "Varrer" a calçada com a mangueira só traz desperdício. 

Para regar plantas, use sempre balde ou regador.

Feche a torneira enquanto ensaboa a louça. Feche bem as torneiras após o uso. Uma torneira mal fechada pode causar muito desperdício.

Uma forma também de economizar é colocar água com detergente até a metade da pia e deixar a louça de molho. Depois de ensaboar, encha a pia com água limpa e enxague de uma vez.

Deixe acumular roupa para lavar de uma só vez. Só ligue a máquina quando ela estiver cheia. 

No tanque, mantenha a torneira fechada enquanto ensaboa e esfrega a roupa. Aproveite a água que usou para ensaboar as roupas para lavar o quintal.

Verifique os vazamentos. 




Nenhum comentário :

Postar um comentário