domingo, 5 de julho de 2015

MERENDA ESCOLAR - Reportagem feita com o objetivo de averiguar a qualidade da alimentação escolar no Município de Teresópolis

Luciana Pires, diretora da Escola Municipal Acliméia

Diante dos ataques que vem sendo lançada contra a alimentação fornecida nas escolas do município de Teresópolis, decidimos pedir autorização ao Secretário de Educação do Município, Leonardo Vasconcellos, para fazer uma investigação pessoal e saber, de fato, como as refeições são servidas e qual o cardápio praticado de segunda a sexta.
Refeição servida nesta sexta, 03 de julho

Vamos começar pela Escola Municipal Professora Acliméia Oliveira do Nascimento, no bairro de São Pedro, e ouvir a palavra da diretora Luciana Pires.

Cardápio servido de 29/06 a 03/07 na  Escola 
Acliméia, no bairro de São Pedro.
Freezer estocado com carnes
O que constatei de imediato, foi o fornecimento de uma alimentação adequada à nutrição das crianças, com variedade de carnes, peixe, frango, suco, frutas, mingau, achocolatado, leite, biscoito, etc. Eu diria, sem ofensa a ninguém, que em muitas residências da nossa querida Teresópolis, não se come tão bem como nas escolas do município. 

Existe um falatório em relação ao consumo de salsichas, gente dizendo até que estão servindo salsichas como base de alimentação. 

Outros, dizendo que as crianças não podem repetir a refeição, mas nada disso, na prática, se confirma. O cardápio é variado e nutritivo, e as crianças que desejam repetir a refeição podem fazer isso sem problema. Existe, inclusive, uma segunda fila só com esse objetivo. 

As cozinhas são higiênicas e a turma da Milano - que é a empresa terceirizada para esse fim - atende muito bem, tendo eu encontrado uma média de 4 a 5 funcionárias em cada cozinha escolar. 


Freezer com  frango e fígado bovino
Todas as refeições são preparadas na escola mesmo.

Fotografei os freezers de 4 escolas, e encontrei todos estocados com carnes variadas, como você pode ver nas fotos. 
As dispensas também, mesmo sendo o último dia da semana (a reposição é feita nas terças), mantinham em estoque os gêneros alimentícios básicos para a preparação das refeições, inclusive com produtos especiais para o caso de crianças que tem incompatibilidade com determinados alimentos.
Cozinha da Escola

Fila para repetir a comida
               ORIENTAÇÕES DA MILANO AFIXADAS NAS COZINHAS



Importante: Nenhuma escola sabia da nossa visita. Pedimos autorização para fazer a reportagem em cima da hora do almoço, e fomos direto para as escolas, quando toda a comida já estava pronta. Dessa forma não poderiam ser feitas modificações no cardápio. Todas as escolas visitadas apresentaram as mesmas condições e o mesmo padrão.

Nenhum comentário :

Postar um comentário