sábado, 16 de agosto de 2014

Começou hoje, 16, o 27º Campeonato Brasileiro Individual de Futebol de Botão

Será realizado neste sábado, 16, e domingo, 17, em Teresópolis, o 27º Campeonato Brasileiro Individual de Futebol de Botão – modalidade Três Toques. Com realização da Confederação Brasileira de Futebol de Mesa, organização da Federação de Futebol de Mesa do Estado do Rio de Janeiro e apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Esportes, a competição será realizada no Clube Comary, que já abrigou outros campeonatos da modalidade. Com início previsto para 8h, o evento conta com 57 participantes inscritos.
Dias: Sábado, 16, e domingo, 17 de agosto
Hora: 8h
Local: Clube Comary (Rua Hercílio Ferreira dos Santos, 97, Comary)

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Nutricionistas da Prefeitura de Teresópolis montam cardápios especiais visando oferecer alimentação saudável aos alunos.

A Prefeitura, por meio da Secretaria M. de Educação, tem investido na qualidade dos alimentos oferecidos, com atuação de nutricionistas na montagem de cardápios adequados às necessidades nutricionais das crianças e acompanhamento da rotina nas unidades de ensino. A Secretaria serve diariamente 26 mil refeições, entre café da manhã, almoço e lanche, para os estudantes.
O secretário de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, frisou que “proporcionar segurança alimentar para quem está aprendendo, ainda mais para famílias carentes, é de fundamental importância para o bom desenvolvimento dos alunos. E preconizamos segurança alimentar com qualidade, com cardápio balanceado, com trabalho de nutricionistas”, afirmou Leonardo Vasconcellos.
A nutricionista do Serviço de Nutrição Escolar, Andrea Cassano, ressaltou a atuação da equipe no município. “A nossa preocupação é oferecer um cardápio saudável e variado, levando em conta a safra dos produtos e os hábitos alimentares dos alunos. A nossa equipe de nutricionistas passa pelas escolas semanalmente, analisando o preparo dos alimentos e como está a aceitação dos alunos ao cardápio”, explicou Andrea Cassano.
O Serviço de Nutrição da Secretaria tem ainda cardápios especiais para alunos que possuam algum tipo de patologia que necessite de restrições alimentares. “Para os alunos com histórico de diabetes ou de intolerância à lactose são montados cardápios específicos. Por exemplo, se a criança não pode tomar leite de vaca, é oferecido leite de soja. Para quem é diabético, as porções são controladas e oferecemos como sobremesa salada de frutas ou doce diet”, pontuou Andrea.

Mesa Diretora e Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Teresópolis, marcam reunião para ouvir pacientes renais do Município

A Mesa Diretora e a Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Teresópolis marcaram reunião para tratar sobre os problemas relacionados ao atendimento dos pacientes em Hemodiálise. O encontro será na próxima segunda-feira, 18.08, às 15h, na Câmara.
A Secretaria Municipal de Saúde, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Valdir Paulino, o coordenador da Seccional do Cremerj em Teresópolis, Dr. Paulo de Barros, e representantes do grupo de familiares e pacientes de hemodiálise de Teresópolis foram convidados para a reunião.

Teresópolis sedia Encontro de Profissionais de Dança da Região na próxima semana

Na próxima quarta-feira, 20 de agosto, será realizado às 15h, na Casa de Cultura Adolpho Bloch, o Encontro dos Profissionais de Dança da Região Serrana. Na ocasião, acontecerá também a eleição de dois delegados regionais do Sindicato dos Profissionais de Dança do Rio de Janeiro (SPDRJ), que serão representantes dos municípios de Teresópolis, Guapimirim, Magé e Sumidouro.
O evento é destinado a todos aqueles que atuam na área de dança. Contudo, só terão direito a voto aqueles que possuem DRT (registro profissional) válido. Da mesma forma, também só poderão se candidatar a delegados aqueles que possuem DRT e estão em dia como associados do SPDRJ. E, para isso, é necessária a apresentação da carteira do Sindicato ou folha da Carteira de Trabalho onde conste o número do DRT.
A iniciativa surgiu em junho, quando foi realizado em Teresópolis o seminário ‘Artes Cênicas é Legal!’, promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, com apoio do Grupo Setorial de Trabalho Dança, Teatro e Circo e da Aldeia Cultural Casa Viva. Na ocasião, dezenas de artistas se reuniram na Casa de Cultura para debater questões referentes à legalização das atividades ligadas ao teatro, circo e à dança. Entre as questões, foi discutida a abertura de um espaço na Secretaria de Cultura para que a equipe do SPDRJ pudesse atuar em Teresópolis.
“Tivemos no seminário o primeiro momento para estreitarmos o relacionamento entre a Secretaria de Cultura e o Sindicato dos Profissionais de Dança. Agora, teremos este segundo encontro, com decisões concretas, que representação um grande avanço para a profissionalização e o aprimoramento das atividades de todo o setor da dança. Todos os profissionais do segmento estão convidados”, enfatiza o Secretário de Cultura, Arnaldo Almeida.

Aluna dos cursos gratuitos oferecidos pela Prefeitura de Teresópolis será destaque em documentário do Canal Futura

Giulia Ramos é destaque entre os alunos do curso de circo
Profissionais da produtora Cine Group vêm chamando a atenção esta semana em Teresópolis. O grupo está no município desde domingo, 10 de agosto, para realizar as filmagens de um dos programas da série ‘Destino: Educação Brasil’, do Canal Futura. A personagem principal do episódio filmado em Teresópolis é a estudante Giulia Ramos, aluna da Escola Municipal Antônio Santiago e destaque de vários dos cursos gratuitos oferecidos pela Secretaria de Cultura. E por conta disso, diversas tomadas do documentário foram feitas na Casa de Cultura Adolpho Bloch.
Trata-se de uma série de 26 programas mostrando um panorama da educação em todas as regiões brasileiras, destacando 26 municípios e escolas que tiveram bom resultado ou melhora significativa nos indicadores de educação, como o Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.
Secretario de Cultura, Arnaldo Almeida e a coordenadora de
conteúdo do canal Futura, Kitta Eitler
No Estado do Rio, duas cidades foram escolhidas pelo bom desempenho no Ideb: Teresópolis e Saquarema. Partindo desse ponto, uma equipe veio ao município pesquisar sua história, suas escolas, seus alunos. Após todo o trabalho de pesquisa, identificando as escolas com melhor Ideb da cidade, a estudante Giulia Ramos foi escolhida para ser a personagem que representará a educação de Teresópolis.

As filmagens vêm sendo feitas desde segunda-feira, 11, mostrando um dia na vida de Giulia Ramos, incluindo gravações na Escola Municipal Antônio Santiago, onde a menina estuda, e na Casa de Cultura Adolpho Bloch, onde ela participa de diversos cursos gratuitos oferecidos, sempre com destaque.

A gravação mostra também a rotina de Giulia chegando a Casa de Cultura
para para um dos cursos que frequenta
Estudante do 7º ano, Giulia Ramos é aluna aplicada, com excelentes resultados escolares e ótimo desempenho também nos 12 cursos extracurriculares que frequenta. Entre outros, ela cursa circo, cerâmica, artesanato, violão, jazz, dança de rua, desenho e teatro na Casa de Cultura Adolpho Bloch. E além de tudo isso, ainda cursa balé e inglês.