quinta-feira, 6 de março de 2014

Dona Teresinha agita os foliões na Praça do Alto e em Bonsucesso

Neste domingo de Carnaval, a Feirinha de Teresópolis, no Alto, foi palco de diversas atrações, com os desfiles dos blocos Dona Teresinha e Unidos do Vira Copo. O bairro também deu passagem ao Bond Porre, que percorreu as principais ruas do Alto, com concentração e dispersão na Praça Nilo Peçanha, a da escola Ginda Bloch.
O Dona Teresinha foi fundado em 2006 pelo artista plástico Xando Pernambuco e faz referência aos bonecos gigantes de Olinda e resgata as tradicionais marchinhas. “O nome do bloco é uma brincadeira bem humorada com a imperatriz Teresa Cristina, inclusive a escultura foi feita com base em fotos que encontramos da imperatriz, mas nossa Teresinha faz questão de participar da grande festa que é Carnaval desfilando pelas ruas de Teresópolis”, comentou Xando.
O artista plástico conta com o apoio de 30 profissionais para colocar o bloco na rua, além da parceria musical do Integrartes, que tocou várias marchinhas de sucesso, como Aurora, Cidade Maravilhosa e Mamãe eu quero mamar. Este ano, o bloco desfila com três bonecos gigantes, o palhaço, a baiana e, claro, a dona Teresinha, além de dois pernas de pau. 
A diversão com o bloco continua com o desfile ‘Acorda Povo’ do Dona Teresinha, na terça de Carnaval, a partir das 7h, em Venda Nova, no 3º Distrito, localidade na qual a base de formação do bloco mora. A concentração acontece no campo de futebol da localidade, de onde os foliões seguem até o Museu José Francisco Lippi para uma confraternização com direito a café da manhã.

 


Começa nesta segunda-feira, dia 10, a campanha de vacinação contra o HPV em Teresópolis

Começa nesta segunda-feira, dia 10, a campanha de vacinação contra o HPV (vírus do papiloma humano), que previne contra o câncer de colo de útero. Em Teresópolis, a meta é imunizar 80% da população-alvo, estimada em 4.384 meninas de 11 a 13 anos. Ou seja: 3.507 adolescentes deverão receber a 1ª dose da vacina no município. A campanha será realizada até o dia 10 de abril em 20 locais, na cidade e no interior, de segunda a sexta, das 9h às 16h. Pais e responsáveis deverão apresentar original e cópia da caderneta de vacinação.
 Na Quinta Lebrão, a imunização acontecerá na unidade de Estratégia de Saúde da Família instalada na sede da associação de moradores do bairro, que foi revitalizada pela Prefeitura e entregue à população no dia 14 de fevereiro. Devido às obras de reforma que estão em andamento nas unidades básicas de saúde de Volta do Pião e de Pessegueiros, no 2° Distrito, a vacinação nessas duas localidades será realizada, respectivamente, na Igreja de São Pedro e São Paulo e no Nikkei Club.
 Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo que a segunda, seis meses depois, e a terceira, cinco anos após a primeira dose. Em 2014, será vacinado o primeiro grupo (11 a 13 anos). Em 2015, segundo o Ministério da Saúde, a vacina passará a ser oferecida para as adolescentes de 9 a 11 anos.   
 A vacina contra HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. Hoje, é utilizada como estratégia de saúde pública em 51 países, por meio de programas nacionais de imunização.
LOCAIS DE VACINAÇÃO
 • Cidade: Unidade de saúde de Albuquerque; PSFs de Araras, Barra do Imbuí, Beira Linha, Fonte Santa, Granja Guarani, Granja Florestal, Meudon, Perpétuo, Pimenteiras, Quinta Lebrão, Rosário; Centro de Saúde Armando de Sá Couto e Centro Materno Infantil, na Várzea.
• Interior: Uidades de saúde de Bonsucesso e de Vieira; PSFs de Vargem Grande e Venda Nova; Igreja de São Pedro e São Paulo (Volta do Pião) e Nikkei Club (Pessegueiros).

Muita alegria e diversão na Matinê da Feirinha do Alto, nesta terça.


Matinê da Feirinha já é tradição

As matinês do ‘Carnaval Um gol de placa na alegria’ foram encerradas com chave de ouro nesta terça-feira, dia 4. Com um bonito dia de sol, milhares de pessoas visitaram a Feirinha de Teresópolis, no Alto. Em um clima familiar, os foliões pularam o Carnaval ao som de Fernando Mello e Banda, Grêmio Musical Paquequer, banda Sabottage e a cantora Fátima Gaspar. A matinê promovida no Parque Regadas, no Centro, também foi um sucesso.
O secretário municipal de Turismo, Ronaldo Fialho, ressaltou que a matinê da Feirinha do Alto é destaque na região. “Agradeço a todos que prestigiaram o Carnaval na Feirinha do Alto. Agradeço também a todos que colaboraram para que essa festa fosse esse sucesso, em especial, aos expositores, que recebem turistas e teresopolitanos com todo o carinho. Hoje temos orgulho de dizer que a matinê da Feirinha é considerada uma das melhores da Região Serrana”, frisou Fialho.
Expositora na Feirinha há 23 anos, Marcele Rebello ficou muito satisfeita com o movimento no seu estande durante este Carnaval. Segundo ela, as vendas aumentaram 80% com relação a um final de semana normal. “Apesar de a chuva ter atrapalhado um pouco no domingo e na segunda, hoje está maravilhoso, superando todas as expectativas”, disse Marcele Rebello.
Ivan Nicolsky trabalha na Praça de Alimentação da Feirinha e também comemorou o sucesso do Carnaval promovido pela Prefeitura. “A Feirinha já é um dos principais pontos de lazer de Teresópolis e com essa programação especial o movimento está excelente. Comparando com um final de semana comum, o consumo no nosso boxe dobrou nesse feriadão”, comentou Nicolsky.


terça-feira, 4 de março de 2014

FOMOS LÁ CONFERIR O BLOCO EXXQUENTA VERÃO!

O Bloco desfilou na maior animação, cheio de gente bonita e alegre. Da concentração foi até o Parque Regadas atraindo um grande público que dançava e cantava as músicas do Bloco. A Prefeitura de Teresópolis disponibilizou um carro de som para o grupo durante todo o percurso. Parabéns ao Exxquenta Verão!