sábado, 7 de dezembro de 2013

DRAGAGEM DO PAQUEQUER - ESCAVADEIRA PESCOÇUDA

Blitzes repressivas intensificadas em Teresópolis com grande número de apreensões

Em cerca de  30 minutos várias motos foram apreendidas e um carro
dirigido por menor foi conduzido a delegacia por um policial
As blitzes repressivas estão sendo intensificadas em vários pontos da cidade de Teresópolis, com o objetivo de tirar de circulação veículos suspeitos e impedir que motoristas sem habilitação continuem colocando em risco a própria vida e a de terceiros. Segundo o coronel Lima, comandante do 30º BPM, o foco nas motos é inevitável, não apenas porque grande parte delas roda sem documentação apropriada, mas também porque são veículos muito utilizados em assaltos, devido a sua velocidade e facilidade de evasão. A falta de equipamentos de segurança, como o capacete, também é comum. Com relação as blitzes, de uma forma geral, não é raro fazermos apreensões em que o motorista esta sem a carteira de habilitação e também não tem documentação do carro", disse ainda o comandante. Os veículos apreendidos são levados para o depósito municipal.

Acidentes com motos lideram os índices de morte no trânsito, e é preciso muita cautela para dirigir em meio ao trânsito de qualquer cidade. Por sua vez, os motoristas de carros e caminhões reclamam muto da forma perigosa com que os pilotos de motos dirigem, "principalmente motoboys que estão sempre com pressa para fazer suas entregas e saem costurando entre os carros, pois dependem disso para ganhar mais", afirmou um cidadão que observava o trabalho dos policiais.

Os veículos apreendidos são levados para o depósito municipal, e para serem resgatados, o proprietário deverá quitar todas as dívidas existentes junto ao Detran, como multas e impostos e pagar as taxas municipais relativas a estadia do veículo no depósito municipal. De lá, o veículo só sai com a documentação em dia. Os veículos não resgatados dentro do prazo, são considerados alienados por falta de pagamento e podem ir a leilão. No último leilão realizado em Teresópolis, haviam 400 motos e apenas 100 carros, o que chama a atenção para o alto índice de irregularidades concentradas nas duas rodas.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Conselho Municipal de Educação lança blog e faz balanço de 2013


Em reunião no auditório da Secretaria Municipal de Educação, no Edifício APA, o Conselho Municipal de Educação (CME) apresentou na tarde desta terça-feira, 3, para o governo municipal, conselheiros e supervisores escolares o blog criado pela sua equipe técnica, cujo objetivo é facilitar informações e possibilitar maior transparência em suas ações frente à comunidade teresopolitana.
“Acredito que esta iniciativa é muito importante, pois a Educação Municipal precisa acontecer de forma cada vez mais descentralizada e democrática. Temos em nosso sistema, escolas com equipes de profissionais qualificados e conhecedores dos problemas educacionais de nossa cidade e, por esse motivo, precisamos nos aproximar mais das discussões por uma Educação melhor e o Conselho Municipal é o lugar onde devem acontecer esses debates”, discursou a professora Fátima Machado, presidente do CME.
O Conselho Municipal de Educação, órgão de caráter consultivo, deliberativo, normativo e fiscalizador, objetiva a partir de agora que o seu blog seja uma ferramenta tecnológica capaz de levar à comunidade escolar e a sociedade civil de forma democrática e transparente as discussões no campo educacional de Teresópolis.
A assessora técnica, Nelma de Moraes Gomes, apresentou um balanço das atividades do CME nos últimos meses e a secretária geral, Adriana Cardoso Nunes, apresentou a estrutura básica do blog, onde constam as legislações pertinentes, dias e locais das reuniões do Conselho, apresentação e escolas legalizadas em Teresópolis. “Uma informação importante que consta no blog é a relação das escolas do setor privado que tem autorização para funcionamento. A ideia de tornar pública essa lista é evitarmos que os responsáveis matriculem seus filhos em uma escola irregular e depois tenha a surpresa de não poder receber seus histórico”, explicou.
O secretário municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, também esteve presente ao evento e parabenizou o Conselho por mais essa iniciativa. “Em todo este período em que me encontro com secretário de Educação, o Conselho Municipal tem me dado bastante alegria pelo diálogo franco e transparente que tem mantido com esta secretaria. A própria palavra sugere isso: um “Conselho” deve aconselhar, indicar, recomendar. Por isso sugere que seja composto por pessoas sábias, que se debruçam sobre alguma causa para sugerir grandes soluções. E por isso só tenho que parabenizar e agradecer”, elogiou o secretário.
O blog do Conselho Municipal de Educação de Teresópolis pode ser acessado através do endereço:http://cmeteresopolis.blogspot.com.br .


Atos de vandalismo contínuo, prejudicam funcionamento do Centro de Formação Profissional do município

O CEFOP - Centro de Formação Profissionalizante,e funciona no bairro de São Pedro há mais de 3 anos. 

O curso tem por por objetivo a formação profissional gratuita de jovens oriundos das escolas púbicas em cursos voltados para o Turismo. Ainda existe o critério de dar preferência àqueles que tenham problemas de ajuste social ou familiar, como forma de promover  a inserção social desses jovens.

Como não há segurança noturna no local, numa rua deserta do bairro, a  unidade educacional vem sendo alvo de vandalismo continuado, tendo havido até caso de arrombamento. As janelas, tanto na parte da frente quanto nos fundos, estão todas quebradas. É uma pena que uma casa tão importante quando esta esteja passando por isso. 



Questionados sobre a origem das pessoas que realizam esses atos de vandalismo, os funcionários não sabem o que dizer. "Não tenho a menor idéia", disse uma atendente. A gente chega aqui e se depara com mais e mais vidros quebrados". 

Com a implantação da 1ª Cia de Polícia Militar no bairro, com inauguração prevista para os próximos dias, esperamos que atitudes lamentáveis como essa não voltem a ocorrer.


O TERESÓPOLIS 24 HORAS, através do Conselho de Segurança da cidade, está encaminhando o problema para a Secretaria de Segurança Pública.




Vargem Grande vai receber um Núcleo Comunitário de Defesa Civil

A localidade de Vargem Grande, no 3º Distrito, será a próxima a receber um NUDEC (Núcleo Comunitário de Defesa Civil). Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Defesa Civil, o curso preparatório acontece de segunda-feira, 9, até sexta-feira, 13, com exceção da terça-feira, a partir das 19h, na Escola Municipal Profª Neidy Angélica de Souza Coutinho (Rua Manoel da Rosa Filho, s/nº Vargem Grande).
O objetivo é organizar e preparar a comunidade local para atuar na prevenção de acidente e na pronta resposta após a ocorrência de desastres naturais, como inundações e deslizamentos de terra, até a chegada de órgãos oficiais de socorro.
“Os NUDEC´s são compostos por grupos comunitários que participam de atividades de defesa civil como voluntários. Eles são fundamentais para a instalação do núcleo nos bairros e localidades, por isso, convidamos os moradores para que participem do curso, que visa preparar e conscientizar a população sobre como agir nos períodos de chuva. Para participar, basta comparecer à Escola Neidy Angélica, na segunda, dia 9”, pontuou o secretário municipal de Defesa Civil, Cel. Roberto Silva.
O curso detalha o projeto de instalação dos NUDEC´s e orienta os moradores a monitorar as condições climáticas através da internet, para que percebam quando há previsão de chuva forte com risco de alagamentos ou deslizamentos de terra. Os voluntários aprendem ainda sobre a confecção/leitura de pluviômetros e noções de primeiros socorros, entre outros assuntos relacionados.
Além do certificado, os participantes recebem mochila, capas de chuva, lanternas e camisetas de identificação. O programa de instalação dos núcleos de Defesa Civil prevê também a entrega de rádio-comunicador e/ou telefone celular aos voluntários, para que mantenham contato direto com a Defesa Civil Municipal em caso de emergência.

Professora e alunos de Teresópolis tem trabalhos selecionados em ação educativa nacional

Mais um destaque de nível nacional enche de orgulho a Educação Municipal. A professora Cristina Rocha, das escolas municipais Paulo Freire e Hermínia Josetti, teve dois de seus trabalhos selecionados na ação educativa “BÚ! Histórias de Medo e Coragem” voltada a professores e alunos de 4° e 5° anos do Ensino Fundamental. Seus trabalhos farão parte, junto com outros 27, de uma coletânea que será distribuída em todo o Brasil pelo Programa Endesa Brasil de Educação e Cultura e pelo Ministério da Cultura.
BÚ! Histórias de Medo e Coragem é uma ação educativa voltada a professores e alunos de 4° e 5° anos do Ensino Fundamental. Nela, os alunos participantes ouvem, leem, escrevem e encenam contos que falam de medo e de coragem durante atividades realizadas em sala de aula. A ação foi voltada a escolas públicas de municípios do Ceará (Aquiraz, Caucaia, Fortaleza, Iguatu e São Gonçalo do Amarante), Goiás (Cachoeira Dourada de Goiânia, Goiânia e Itumbiara), Minas Gerais (Cachoeira Dourada de Minas Gerais e Capinópolis), Rio de Janeiro (Cabo Frio, Macaé, Niterói, Petrópolis, São Gonçalo e Teresópolis) e Rio Grande do Sul (Santo Ângelo, Garruchos e São Luiz Gonzaga).
“A Educação Municipal de Teresópolis recebe mais uma vez a notícia de que está selecionada entre as melhores do Brasil e isso se deve a capacidade dos nossos educadores que levam sempre avante nossa bandeira. Temos que parabenizar o trabalho desenvolvido pela professora e por todas as demais professoras da rede que, diariamente, fazem a diferença em nossas salas de aula”, comemorou o secretário municipal de Educação, professor José Leonardo.
Os primeiros 1.000 professores inscritos receberam um kit com materiais didáticos, no qual há um Livro do Mestre, que orienta as sete atividades que fazem parte da proposta, e nove fichas com histórias. Cada uma das atividades dá origem a um produto: Manifesto; Acervo de Personagens Amedrontadoras; Livro de Poções, Feitiços, Encantamentos e Antídotos; Guia Turístico de Lugares Sombrios e Tenebrosos; Manual de Medo e Coragem; Mini-Autobiografia e Mini História de Medo; e, por último, Contos de Medos, Medinhos e Coragens.
Os contos que resultam ao final da jornada participam de um Concurso Cultural, que premiará os quatro melhores. Além disso, as 30 melhores histórias, e as de Teresópolis estão incluídas, farão parte de uma coletânea que será distribuída em todo o Brasil. Entre as finalistas, as histórias de Teresópolis “O Grito” e “O Esqueleto” serão apresentadas no evento de encerramento, no dia 11 de dezembro, a partir de 13h30, no Auditório da Ampla em Niterói,  para uma comissão de cinco jurados. Nesse dia será escolhida a história vencedora que  premiará a escola, o professor e a dupla de alunos.

Chuva de granizo em Petrópolis destelha várias casas

Imagem de arquivo.
Durante a tarde uma forte chuva de granizo atingiu a cidade de Petrópolis por cerca de 15 minutos, derrubando placas e destelhando algumas casa. 

Alguns pontos da cidade estão alagados devido ao grande volume de água. 

O rio transbordou na Rua do Imperador, próximo ao número 700 e o terminal rodoviário. Bingen e Mosela também sofreram com o temporal e as ruas alagadas.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Resumo da 1ª Semana Literária de Teresópolis

Jorge Dodaro, presidente do Elos Clube,
Delmo Ferreira, presidente da ATL,
Alice Nunes e Secretário Wanderley Peres
Realizada entre os dias 28 e 30 de novembro, a I Semana Literária de Teresópolis reuniu grande público na Casa de Cultura Adolpho Bloch. Promovido pela Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, o evento contou com três dias de atividades ligadas à palavra escrita e à literatura, com a participação de diferentes entidades e personalidades. Palestra, exposição de Artes Visuais, Noite de Autógrafos, a final do Concurso de Sonetos e entrega de medalhas da Academia Teresopolitana de Letras (ATL) fizeram parte da programação.
Anfitrião da Semana Literária e presente aos três dias de evento, o Secretário de Cultura e também acadêmico, Wanderley Peres, comemorou. “Com a I Semana Literária, plantamos uma semente importante. Uma experiência que nos capacita para a realização de um evento de maior porte em prol da literatura nos próximos anos”, disse.
Na abertura do evento, dia 28, foi realizada a palestra ‘A estratégia mental no jogo da vida’, promovida pela Fundação Logosófica, seguida da visitação à mostra de artes visuais Arte Lida, montada na galeria da Casa de Cultura especialmente em função da Semana Literária. Foram 12 artistas participantes, que levaram para as artes plásticas o universo literário: Beth Bilé, Clélia Brito, Eneida Telles, Lydia Haydee, Marcia Tayt-Sohn, Renato Bordini, Ricardo Guarilha, Ruth Bilé, Vagner Queiroz, Vânia Catarina, Vânia Azamor e Vanessa Barini.
Também foi atração no primeiro dia o lançamento coletivo de livros e noite de autógrafos, realizados na Sala de Dança e no hall da Casa de Cultura. Nove escritores de Teresópolis se reuniram no evento e mostraram seus trabalhos, antigos, novos e até futuros, ainda em fase de finalização. Participaram os autores Ivanil de Resende, Clara Waisman, Nelli Pampillon, Lucinda dos Santos da Silva, Luiza Brault, Norma Freitas, Delmo Ferreira, Fernando Mello e Mario Jorge Aranha.
Na noite de sexta-feira, 29, a programação continuou e o ponto alto do evento foi a final e a entrega da premiação do Concurso de Sonetos da Cultura, que teve como patrono o poeta Vinicius de Moraes. Na ocasião, os seis sonetos finalistas foram declamados por seus intérpretes e avaliados pela comissão julgadora, formada pelo Secretário de Cultura, Wanderley Peres, o presidente da Academia Teresopolitana de Letras, Delmo Ferreira, a chefe do Patrimônio Histórico Artístico e Cultural, Regina Rebello, a professora Adalgisa de Carvalho e o diretor do Colégio Euclydes da Cunha, José Nildo Amorim.
O compositor PC de Si foi o grande vencedor da noite, com o soneto ‘Além das fronteiras’. “Me sinto muito feliz em estar aqui. Poder estar aqui perto de todos estes mestres da palavra é uma honra. E me sinto muito emocionado por vencer. Só tenho a agradecer por esta bela iniciativa. Estão de parabéns os organizadores”, comentou PC.
PC foi o vencedor do concurso de sonetos.
Em segundo lugar, ficou o soneto ‘Soneto da tarde esquecida’, de Margareth Rech. E em terceiro, o soneto ‘Renovação’, de Ilbelis Esteves de Almeida. O prêmio de melhor intérprete da noite foi para a cineasta Regina Carmela, que declarou o poema ‘Soneto da felicidade’, de Luciano Couto, um dos finalistas.
Os seis finalistas, somados a outros 12 sonetos selecionados pela comissão julgadora vão integrar uma antologia, a ser publicada pela Secretaria de Cultura, com os melhores sonetos do concurso, incluindo foto e biografia dos autores.
A final do Concurso de Sonetos contou ainda com a admirável apresentação do violonista Geremias Cruz. Titular do curso de violão da Secretaria de Cultura, Geremias apresentou sucessos de Dilermando Reis, Francisco Tárrega e Villa-Lobos, entre outros. Logo depois, teve a parceria da cantora Martha Rocha e, juntos, interpretaram clássicos como ‘O mundo é um moinho’, de Cartola’, e ‘Lua Branca’, de Chiquinha Gonzaga.
Já no sábado, 30, encerrando a Semana Literária, a noite foi dedicada à Academia Teresopolitana de Letras, com a realização da cerimônia de entrega das medalhas de Prata e de Ouro da ATL. Anfitrião da noite, o presidente Delmo Ferreira falou sobre a homenagem. “Este evento encerra as atividades da ATL em 2013 e é com grande orgulho que acontece durante a I Semana Literária, iniciativa excelente que, mesmo ainda sendo um embrião, tem todo o nosso apoio. Que esta seja a primeira de muitas”, elogiou.
Professora Adalgisa de Carvalho e os finalistas
Giulia Correa, Ozair Furtado, representando
Moema Tavares, e Luciano Couto
Finalizando a noite e encerrando as atividades da I Semana Literária, o público assistiu uma performance de seresta, protagonizada pelo violonista Rogério Barros e o cantor Paulo Carminatti. ‘As rosas não falam’, Resposta ao tempo’ e ‘Carinhoso’ fizeram parte do repertório da apresentação, que teve ainda a participação especial de Delmo Ferreira, com ‘Paz do meu amor’.
Agregando valor à Semana Literária, foram realizadas também na Casa de Cultura, durante o dia, ações do projeto Chega Mais Leitura, promovido pela Secretaria de Educação. As atividades incluíram realização de palestra, biblioteca na rua, contação de histórias e oficinas.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

BOLETIM DA DEFESA CIVIL EM 02/12

A Defesa Civil de Teresópolis encontra-se em estágio de atenção, devido à previsão de condições favoráveis para pancadas de chuva e trovoadas isoladas no município. De acordo com o plantão do órgão, nas últimas 24 horas, foram registradas quedas de barreira em São Pedro, Morro do Tiro e Ermitage; e um deslizamento de muro em Agriões, sem feridos. Foi registrado um volume de chuva de 117,6mm no bairro da Posse.

As sirenes do Sistema de Alerta e Alarme foram acionadas na noite deste domingo, 1º de dezembro, em Três Córregos, às 21h45, e no Caxangá, às 18h55. Moradores dessas áreas foram encaminhados para pontos de apoio, e mais tarde voltaram para suas casas.

A Defesa Civil Municipal faz o acompanhamento permanente da previsão do tempo, através de sua sala de monitoramento. Informes são repassados com regularidade aos voluntários dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil, bem como para a imprensa, a fim de orientar a população em caso de ocorrência de chuva forte.

Os alertas também podem ser conferidos no endereço eletrônicowww.dcteresopolis.blog.br.

O telefone de emergência 199 funciona 24 horas para atender a população.

Presidente da Câmara Municipal, pede esclarecimentos ao vereador Da Ponte sobre estacionamento de veículo oficial em Shopping do Rio

   O presidente da Câmara Municipal de Teresópolis, Maurício Lopes, tomou conhecimento sobre o veículo oficial cedido ao gabinete do vereador Da Ponte, que foi fotografado em um estacionamento de shopping no Rio de Janeiro. “Já oficiei o gabinete pedindo esclarecimentos”, explica o presidente, que só poderá tomar qualquer medida após conhecer a justificativa do vereador sobre o assunto.
            É importante ressaltar que o presidente Maurício Lopes aplicou as normas através das Portarias 051/2013, 052/2013 e 053/2013 para o uso dos carros oficiais. Desde janeiro, os veículos da frota oficial da Câmara não podem ter placas de bronze com fundo preto nem película de controle solar, conhecida como insulfilm. 
            O presidente Maurício Lopes regulamentou o uso de combustíveis na Câmara Municipal de Teresópolis. Apenas os veículos oficiais destinados aos serviços administrativos da Diretoria Geral, da Controladoria e da Procuradoria são abastecidos pela Casa. Os vereadores pagam o combustível dos próprios veículos oficiais.
            No site da Câmara Municipal de Teresópolis é possível ver, na área destinada a cada vereador, a identificação dos veículos cedidos a cada gabinete.
Estas medidas cooperam para que a população possa acompanhar, de maneira séria e transparente, o uso do bem público.

Vereador Fabinho Filé, permanece na luta para ajudar agricultores de Teresópolis

Fabinho com a Cartilha do Empreendedor
Rural
Hoje em encontramos o vereador Fabinho Filé em seu gabinete, folheando com muito interesse a Cartilha do Empreendedor Rural, o que é um bom presságio. O interesse aponta para o desejo de realizar um bom trabalho, e temos visto Fabinho, dentro da sua humildade característica, ampliar aos poucos a abrangência dos seus projetos e ações. Mas não aludimos apenas à teoria.  

Abrindo uma canaleta com um morador
da localidade
Estamos falando de um vereador jovem, na sua primeira experiência como homem público, que não perde a oportunidade de pegar na enxada, se for preciso, para ajudar grupos de agricultores a melhorar as condições de uma estrada vicinal, como vocês podem ver na foto. 

Fabinho esta desenvolvendo um projeto, com base na Cartilha do Empreendedor do SEBRAE, para levar aos homens do campo orientações diversas, tais como, técnicas para reduzir o desperdício de água, utilização providencial de água das chuvas, conservação de instalações elétricas, cuidados no uso de agrotóxicos e priorização do uso de EPIs – Equipamentos de Proteção individual.



Escoamento de mercadorias ainda é um problema



Pontes improvisadas de madeira 
Segundo o Edil, um dos maiores problemas ainda enfrentados pelos agricultores, são as estradas. “A capacidade de produção se recuperou bastante após a tragédia, mas o escoamento, apesar das intervenções que a prefeitura já fez, ainda é muito difícil. Precisamos também de pontes de concreto, pois muitas são improvisadas e não oferecem segurança. Tem lugares onde os agricultores têm que levar a mercadoria para a venda em carrinhos de mão, por causa do barro e dos buracos nas vias. Precisamos de asfalto. Já levei o problema ao prefeito Arlei, inclusive mostrei fotos, e ele se comprometeu em enviar homens da Secretaria de Obras para essas localidades nos próximos dias”, disse o vereador.