sábado, 30 de novembro de 2013

Rio Quitandinha transborda em Petrópolis após 30 minutos de chuva

O Rio Quitandinha transbordou na tarde deste sábado (30) em Petróolis, na Região Serrana do Rio. Em apenas 30 minutos de chuva, o trecho na altura da Rua Coronel Veiga, no Centro da cidade, ficou completamente tomado pelas águas, impedindo o trânsito no local e ilhando os lojistas.
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) já informou estado de alerta máximo e o índice pluviométrico atingiu 46 milímetros (mm) em um intervalo de uma hora no bairro Quintandinha.
O vendedor de uma das concessionárias da Rua Coronel Veiga, Jair Fragoso, de 36 anos, reclama dos constantes episódios de transbordamento do rio. “Hoje, mais uma vez, bastou meia hora de chuva para que o rio enchesse”, lamentou o comerciante que registrou a situação no local.
No bairro Bingen, o rio também transbordou na tarde deste sábado deixando muitos carros em meio ao alagamento. Os outros rios da cidade estão em estado de atenção, segundo o Inea.
(G1)

PATAMO do 30º BPM recupera armas roubadas de firma de Segurança no Meudon

Patrulhamento Tático Móvel ( PATAMO) do 30°BPM Teresópolis, comandado pelo Sub. Ten. Carlos Galera recupera armas que foram furtadas em firma de segurança no bairro do Meudom. Segundo informações, os policiais receberam denúncia que um jovem estaria com uma arma dentro do carro, ao revistar o veículo os policiais o indagaram sobre a precedência da arma. O jovem acabou contando que comprou de uma conhecido e ao levar a polícia até essa pessoa esta apontou todos os outros envolvidos, no total sete pessoas. Todos foram levados junto com as armas para a 110ª DP onde foram apresentados ao delegado de plantão.

Reportagem: Paulo Vicente

Supercomputador norte-americano esta aprendendo a ter "bom senso" sozinho

BBC - O Never Ending Image Learner (NEIL, em inglês) - ou Aprendiz Sem Fim de Imagens, em português - é um projeto da universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos.

O computador do projeto NEIL passa todas as horas do dia analisando imagens. Desde julho, foram três milhões de imagens registradas.O objetivo do projeto é verificar se os computadores conseguem identificar – da mesma forma como fazem os humanos – aspectos comuns encontrados em imagens, como por exemplo perceber que barcos costumam navegar na água.
Até agora o programa conseguiu identificar 1,5 mil objetos e 1,2 mil paisagens, além de descobrir 2,5 mil associações entre objetos presentes em diferentes fotos.
Os pesquisadores querem que o NEIL consiga aprender sobre a relação entre objetos diferentes sem precisar ser "ensinado" – ou seja, programado por humanos para fazê-lo.
"As imagens são a melhor forma de aprender sobre propriedades visuais", diz o pesquisador Abhinav Gupta, do Instituto de Robótica da Carnegie Mellon.
"Elas também trazem muita informação de bom senso sobre o resto do mundo. As pessoas aprendem isso sozinhas, e queremos que, da mesma forma, o NEIL faça isso."

Carros e patos

O NEIL já conseguiu "aprender" algumas coisas sozinho, como o fato de que carros estão bastante relacionados a estradas, e que patos se parecem com gansos.
Mas o programa também erra. O computador pode confundir o termo "pink" ("rosa") com uma famosa cantora com o mesmo nome.
Por conta destes erros, os humanos que controlam o computador do projeto NEIL ainda precisam interferir no seu processo de aprendizagem.
"As pessoas não sabem direito como nem o que ensinar aos computadores", diz o estudante de doutorado Abhinav Shivastava, que trabalha no laboratório.
"Mas os humanos são bons para dizer quando os computadores erram."
Outra função do NEIL é ajudar a criar o maior banco de dados visuais do mundo, onde objetos, paisagens, ações, atributos e relações podem ser rotulados e catalogados.
"O que aprendemos nos últimos cinco ou dez anos de pesquisa sobre visão computacional é que quanto mais dados conseguimos, melhor a capacidade de visão dos computadores", diz Gupta.
O supercomputador precisa de bastante memória para rodar, com mais de 200 processadores. Os pesquisadores têm planos de deixar o NEIL rodando por tempo indeterminado.

PARE E SIGA NA BR-116/RJ NESTA SEGUNDA-FEIRA


A Concessionária Rio-Teresópolis (CRT) avisa a seus usuários que nesta segunda-feira (02/12), entre 9h e 17h, no Km-2 (próximo a Além Paraíba) da BR-116/RJ (Rodovia Santos Dumont) o tráfego será feito no sistema de pare e siga em função do fechamento da faixa sentido Rio de Janeiro para permitir a manutenção de analisadores de tráfego com a troca de sensores de pista. Tão logo este seja concluído, a pista será totalmente liberada no local que estará devidamente sinalizado. Equipes da CRT ficarão de plantão para orientar os motoristas.

Rio de Janeiro, 29 de novembro 2013
Assessoria de imprensa da CRT
Simone Botelho (9 86374867)

Corpo de Bombeiros realiza exercício simulado de escape em prédios no UNIFESO

No Dia Estadual de Redução de Risco de Desastres no Rio de Janeiro, celebrado em 29 de novembro, o 16º Grupamento de Bombeiro Militar (Teresópolis) realizou junto ao Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) um exercício simulado de escape em prédios. De acordo com o major Marcelo Abreu, que supervisionou o evento, a ação foi feita em todo estado do Rio de Janeiro, numa mobilização que envolveu cerca de 150 mil pessoas em todo o território fluminense.
 A desocupação aconteceu às 11h em três prédios do Campus Sede e em um prédio do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO), contando com o apoio de cerca de 30 bombeiros, que auxiliaram no planejamento e na execução do evento e buscaram conscientizar todos os envolvidos sobre a necessidade de se criar uma cultura de prevenção a desastres. Participaram da ação estudantes e professores do Centro Educacional Serra dos Órgãos (CESO) e dos cursos de graduação do UNIFESO, funcionários e alguns pacientes do hospital.
 O coronel Marcelo comentou que sua maior preocupação era a reação dos estudantes do colégio, no entanto os jovens surpreenderam ao demonstrar muita calma e disciplina durante a evacuação. “Eles agiram muito bem.  Espero que para o próximo ano façamos um outro exercício do tipo para avaliar se houve alguma mudança”, acrescentou o bombeiro. A professora Carla Regina Machado Neto, diretora do CESO, achou a mobilização produtiva, pois “nossos alunos estão sempre em ambientes de aglomeração e é importante saberem como se procede numa emergência”.
 Na visão da estudante Sabrina Moretti, do curso de Odontologia, “além de sabermos o que fazer também é importante podermos orientar os outros em caso de emergência, para que não vire tumulto e a saída das pessoas ocorra bem”.
O engenheiro de Segurança do Trabalho Henrique Luiz Rodrigues, do Serviço Especializado em Saúde e Medicina do Trabalho (SESMT) do UNIFESO, destacou que “esse plano de abandono de edificações é uma exigência legal, porém nós nunca tínhamos atuado com a integração do corpo de bombeiros”. Ele agradeceu a colaboração dos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), dos componentes do SESMT e dos clientes que colaboraram. “Temos que pensar que num futuro pode haver a necessidade de uma saída de emergência e com treinamento fica tudo mais fácil”, alertou.


sexta-feira, 29 de novembro de 2013

CONVITE UNIFESO - Amanhã, 13 Edição do Poeterê e Festa Literária

Neste sábado, dia 30 de novembro, o UNIFESO, através do Centro Cultural FESO Pro Arte (CCFP), realiza a 13ª edição do Festival de Poesia Poeterê, das 9h às 21h, com diversas atrações como estandes de venda e espaço para troca de livros, encontros com escritores, oficinas de ilustração, máscaras e bonecos de pano, saraus, contação de histórias, exposição de ilustradores (EXPO Cores e Formas da AEILIJ), apresentação teatral, música e poesia, e espaço para discussões. 

No encerramento, além das homenagens e premiações programadas, serão comemorados os 15 anos do CCFP com apresentação de música clássica e coquetel.

A novidade para este ano é a 1ª FLI Serrana, a Festa Literária da Região Serrana que abre espaço para a poesia e a literatura infanto-juvenil. A grande homenageada do festival é a premiada escritora Sylvia Orthof. Autores infanto-juvenis e ilustradores irão dialogar, brincar e apresentar suas obras ao público, que contará com a presença de escolas de Teresópolis através de parceria com a Secretaria Municipal de Educação e da rede particular, oferecendo aos pequenos leitores a oportunidade de vivenciar e participar de diversas atividades literárias.

Sebrae e Aciat promovem palestra sobre a cidade de Gramado na próxima terça

O Sebrae/RJ e a Aciat (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis) promovem na próxima terça-feira, 3 de dezembro, às 19h, no Sesc, a palestra ‘Uma Grande Oportunidade para o Futuro de sua Cidade’, com o ex-prefeito de Gramado (RS), Pedro Bertolucci. Gestor da cidade gaúcha por quatro mandatos, Bertolucci falará sobre as iniciativas de êxito que foram implementadas, transformando aquele município em referência no turismo nacional.

Durante a palestra, Bertolucci vai tratar de diversos temas sobre seu trabalho à frente da Prefeitura de Gramado, centrado nos pilares crescimento ordenado, visão de futuro e qualidade de vida, utilizando-se o viés do empreendedorismo para promover oportunidades de negócios e valorização da cidade como marca oficial do Natal Luz.

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

ÍNDICE DE DESEMPREGO CAI EM TERESÓPOLIS

Fiquei sabendo hoje que o nível de desemprego em Teresópolis caiu muito. Para nós que vivemos momentos dificílimos logo após a tragédia de 2011, inclusive com o fechamento de muitas empresas e uma altíssima taxa de desemprego, é uma notícia alentadora. 

Segundo o presidente do Sincomércio, Igor Edelstein, a taxa hoje gira em torno de 5,5%, e existem vagas a serem preenchidas. Muito bom saber disso, porque é um sinal de fortalecimento da nossa economia. Parabéns a todos aqueles que acreditam nessa cidade maravilhosa e que continuam a trabalhar e investir para que ela seja cada vez melhor.

Teresópolis: última análise da água nas fontes da cidade.

Dando continuidade à vigilância da qualidade da água das fontes da cidade, a Secretaria Municipal de Saúde divulgou o resultado da análise microbiológica feita em 12 fontes. De acordo com as amostras coletadas e analisadas pelo Laboratório Bacteriológico de Análise de Água para Consumo Humano, da Secretaria Municipal de Saúde, as fontes Amélia (Alto), Taumaturgo, Praça Taumaturgo e João Raposo (Tijuca) encontram-se impróprias para consumo.
Como a água das fontes pode sofrer variações de potabilidade, devido a alterações climáticas e do ambiente do entorno onde elas se localizam, os usuários são orientados a sempre ferver ou filtrar e clorar a água antes de ser consumida. A cloração é indicada porque o cloro, em dosagens corretas, elimina vários microorganismos causadores de doenças.
O monitoramento microbiológico da água das fontes da cidade é feito mensalmente pela equipe do Programa Vigiágua, setor ligado à Divisão de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde. O programa de controle da qualidade da água para consumo humano atende determinação do Ministério da Saúde. O acompanhamento deve ser periódico, a fim de garantir que a água consumida pela população atenda ao padrão e normas estabelecidas na legislação vigente.
Resultado da análise
• Fonte Brahma (Várzea) - Própria para consumo
• Fonte Fonte Santa – Própria para consumo
• Fonte Perpétuo – Própria para consumo
• Fonte São Sebastião (Pimenteiras) - Própria para consumo
• Fonte Santa Ângela (Vale do Paraíso) – Própria para consumo
• Fonte da Saúde (Tijuca) – Própria para consumo
• Fonte Judite (Alto) – Própria para consumo
• Fonte 7 Tanques (Rosário) – Própria para consumo
• Fonte Amélia (Alto) – Imprópria para consumo
• Fonte João Raposo (Tijuca) – Imprópria para consumo
• Fonte Taumaturgo (Taumaturgo) – Imprópria para consumo
• Fonte Praça Taumaturgo (Taumaturgo) – Imprópria para consumo

Tendo em vista os resultados, foi orientada a adoção das seguintes medidas:
1) Interdição das fontes impróprias e investigação de possíveis danos na tubulação ou outras formas de contaminação da água;
2) Orientação aos usuários para que filtrem a água antes de beber, mesmo a das fontes que estão próprias para consumo;
3) Providenciar o reforço e a ampliação do serviço de monitoramento das fontes públicas, conforme solicitado pela Câmara Técnica de Saneamento do Comdema – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente;
4) Informar a população sobre a potabilidade de cada fonte através da manutenção de placas indicativas.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

O Natal está chegando. Vamos comemorar?

As lojas estão cheias de produtos natalinos
Assim como em todos os anos, as comemorações natalinas começam com a procura pelos enfeites característicos, que dão o tom e o clima da festa. São imagens de Papai Noel, bolas coloridas, luzes, neve aparente e diversos outros ornamentos. Mesmo aqueles que dizem não gostar do natal ou acreditar que a festa ganhou uma conotação muito comercial, acabam se rendendo aos seus apelos quando ela se aproxima, e partem, nem que seja na última hora, em direção as lojas.

Conhecendo essa tendência e apostando na força sentimental da festa, as lojas ficam repletas de símbolos natalinos. O comércio aumenta seus estoques e prepara inúmeras promoções. A cidade se enfeita e fica mais alegre, fazendo com que as casas ganhem conotações de luz e cor. São as vibrações do natal tomando conta das pessoas.

E o mais importante: a árvore de Natal. O lugar onde os presentes serão depositados, foco das tensões e da alegria da criançada, na expectativa de saber o que “papai Noel” lhes reservará para esse ano ou quais serão as gratas surpresas que esse momento tão lindo lhes proporcionará.

Passada a fase dos adereços, começa a escolha dos presentes. Aí, cada um sabe de si, e vai até onde o bolso alcança, ou quem sabe, muito além dele. As ofertas de crédito, aliadas as tentações publicitárias do momento, estão aí para complicar ou facilitar a vida dos cidadãos, mas de qualquer forma, também permitir que a festa não deixe de se concretizar. Um natal sem comemoração, por mais modesta que seja, deixa um vazio na alma e talvez não seja um bom agouro quando se consideram as expectativas e as esperanças acumuladas para o ano vindouro. Então vamos comemorar?

Servidores Públicos de Teresópolis ganham Plano Odontológico

Funcionários públicos municipais contarão, a partir de dezembro deste ano, com mais um benefício gratuito oferecido pela Prefeitura de Teresópolis. Trata-se do plano odontológico, que será incluído junto ao plano de saúde Unimed Nova Friburgo, que já contempla os servidores.  As carteirinhas já estão sendo entregues nas secretarias.
Sem carência, os funcionários terão direito a realizar os procedimentos, desde consultas e exames a cirurgias. O beneficio poderá ser estendido aos dependentes. Diversas especialidades estão inclusas, exceto aparelho para correção dentária, implantes e clareamento estético. O serviço disponibilizará ainda consulta, cirurgia odontológica, dentística restauradora (obturações), endodontia (tratamento de canal), tratamento preventivo, periodontia (tratamento gengival) e radiologia.
“Não há dúvidas de que esta é uma conquista do servidor público municipal, uma vez que a saúde dentária é vital, sendo responsável pela diminuição acentuada de processos infecciosos no organismo. O projeto faz parte de um compromisso do Prefeito Arlei em propiciar ao funcionalismo condições de trabalho justas, demonstrando assim a preocupação da administração em valorizar o trabalhador e fazer com que o mesmo seja incluído em todos os benefícios legais que devem reger a vida funcional de um servidor”, afirmou Carlos Tucunduva, secretário municipal de Administração

domingo, 24 de novembro de 2013

Justiça dá prazo de 60 dias a Nova Friburgo para contratar agentes de combate a dengue

Com quase 1500 casos de dengue até agosto desse ano, Nova Friburgo não tomou ainda as providências necessárias para combater a infestação do mosquito, apesar da existência de um TAC - Termo de Ajustamento de Conduta, assinado com o Ministério Público local. 

O descumprimento do acordo levou o Ministério Público do Rio de Janeiro a impetrar ação civil pública para garantir que o município contrate mais agentes de combate à endemia, inicie ações de educação e faça a aquisição de insumos e materiais. 

A liminar foi concedida pela 2ª Vara Cívil e prevê multa diária em caso de descumprimento, além da possibilidade de prisão do prefeito e do secretário de saúde.