sábado, 26 de outubro de 2013

Universidade Estácio de Sá realiza Semana da Comunicação, de 28/10 a 01/11, com renomados profissionais da área. Veja a programação.

A Semana da Comunicação 2013, promovida pela Universidade Estácio de Sá (Unesa), campus Nova Friburgo, será realizada entre os dias 28 e 1º de novembro, com a presença de renomados profissionais nas áreas de jornalismo, marketing e publicidade. 

O evento, que sempre aborda temas atuais e de grande interesse de alunos e profissionais, este ano contará com a presença dos diretores Adriana Ventura e Gabriel Ventura, de A VOZ DA SERRA, que além das palestras lançarão oficialmente o programa de estágio de alunos.

No encerramento, será apresentada a exposição "12 Anos do Curso de Comunicação – Friburgo”. As palestras serão realizadas sempre no auditório do campus, com início às 19h, e são abertas ao público.

28/10  

19h - Palestra do publicitário Marcos Paulo, da Montana Filmes com o tema "Produção Audiovisual”;

20h30 - O cinegrafista Gerson Gonçalo, o produtor Cleber Rodrigues e a repórter Renata Igrejas, da Intertv Campos, abordam o tema "Jornalismo na maior cidade do interior do estado”.

29/10

19h - A repórter Marcela Lima, da Intertv Friburgo, aborda o tema "Reportagem em Televisão”;

20h30 - Palestra e exposição com os fotógrafos Carlos Mafort, Dafne Bastos e Adriano José.

30/10

19h - Diretor da Ampro-Rio, Tony Coelho e o tema "Desmonstrificando o Live Marketing”. 

31/10

19h - Os publicitários Tobias Marcon e Pedro Salgado, da agência Nova Studio, falam sobre "Comunicação pós-digital – a propaganda depois da web”;

20h30 - Adriana Ventura e Gabriel Ventura, do jornal A VOZ DA SERRA, discorrem sobre "Os desafios de um ‘novo’ jornal”. 

01/11

19h - O jornalista Fernando Miragaya, editor do caderno Carros, de O Globo, fala sobre sua experiência no suplemento;

20h30 - David Lindgren, da agência Micromax, aborda "Criação em 3D e Game

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

VAGAS DE EMPREGO EM TERESÓPOLIS

Guarda-vidas (1), empregado  doméstico  nos serviços gerais (1), caseiro (1), caixa de loja (2), garçom (2), oficial de serviços diversos na manutenção de edificações (1), coordenador de vendas (1), torneiro mecânico (1), cozinheiro geral (1), técnico em eletromecânica (1), cozinheiro geral (1), auxiliar de manutenção de edificações (1), gerente comercial (1), garçom (1), motoboy (1), operador de empilhadeira (1), técnico de edificações, estradas e saneamento (1), jardineiro (1), auxiliar de linha de produção (2), caixa de loja (1), empregado  doméstico  nos serviços gerais (1), babá (1), promotor de vendas (1), auxiliar de mecânico de autos (1), lavador de carros (1), oficial de serviços gerais na manutenção de edificações (1), camareira de hotel (1), engenheiro civil (1), auxiliar administrativo de pessoal (1), promotor de vendas (1), técnico em segurança do trabalho (1), promotor de vendas (1), auxiliar de creche (1), auxiliar de escritório (1), vendedor (1), servente de obras (3), empregado  doméstico  nos serviços gerais (1) e camareira de hotel (1)
SINE: Balcão de Emprego de Teresópolis fica na Travessa Ranulfo Féo, nº 36, loja 42, no bairro Várzea.

Resumo da Reunião do Conselho Municipal de Segurança do dia 25 de outubro.

Na reunião de hoje, 25, do Conselho Municipal de Segurança, foram abordados os seguintes temas: DPO do São Pedro, Lei Seca, Atividades perigosas no Trem da Alegria, segurança na travessia dos pacientes de fisioterapia, novo embargo na licitação da iluminação da cidade. Estiveram presentes o presidente do Conselho Nadim kantara, o Coronel Lima, Comandante do 30º batalhão, a professora Lucia Esteves, presidente do Lions Club Internacional em Teresópolis, populares e representantes de entidades. Notou-se a ausência de um representante da GM.


Sobre o DPO do São Pedro, o bairro mais populoso de Teresópolis, foi dito que já foi conseguido junto ao estado um contingente de 5 homens e que no máximo em 30 dias a unidade estará funcionando normalmente. Sobre a lei Seca, disse o coronel Lima que será intensificada durantes os dias da Festa do Produtor Rural. Sobre o Trem da Alegria, assunto que voltou a pauta mais uma vez, ficou acordado que seria necessário comunicar a Delegacia Regional do Trabalho as condições perigosas em que os animadores trafegam pendurados no trem e fazem piruetas na rua e no meio do trânsito. Na clínica de fisioterapia da Feso, na Prata, foi levantada a questão da faixa muito estreita junto a um barranco para os pacientes caminharem na beira da rua, pois não há calçada.  Representantes da Feso estavam presentes e informaram que já colocaram tachões para obrigar os motoristas a diminuir a velocidade no local. Sobre a precariedade da iluminação pública, que afeta a segurança dos cidadãos como um todo, ficou decidido que o Conselho vai enviar um ofício a Prefeitura solicitando providências num prazo máximo de 30 dias, restando após esse prazo a alternativa de um comunicado ao Ministério Público. 


Próxima reunião foi marcada para o dia 29 de novembro.

A partir deste domingo, 27, o dígito 9 deve ser acrescentado a todos os números de celular do Rio Espírito Santo


A partir deste domingo (27), o acréscimo do dígito 9 aos números de celular chegará aos serviços de telefonia do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Com isso, para realizar chamadas, o nono dígito deverá ser incluído no começo dos números de celulares que estejam dentro das áreas dos códigos 21, 22 e 24 (Rio) e 27 e 28 (Espírito Santo). 
Já a partir de 4 de fevereiro, caso o nono dígito não seja incluído aos números, as mensagens automáticas não serão mais tocadas, e o usuário ouvirá o aviso de que o número de celular é inexistente. 
A regra também vale para o envio de mensagens de texto (SMS) e multimídia (MMS). Até dia 5 de dezembro, as chamadas que contarem apenas com oito dígitos serão completadas pelas operadoras. Após essa data, as empresas de telefonia interceptarão a ligação e uma mensagem orientará o usuário a refazer a chamada, considerando, desta vez o 9.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Efeito Dominó em desfile militar Bielorusso. Fantástica precisão de movimentos.

Equipes do Programa de Saúde da Família - PSF, participam de Oficina de Territorialização no UNIFESO, com mapeamento e delimitação de áreas de atuação.

No dia 18 de outubro aconteceu a 1ª Oficina de Territorialização das Equipes de Saúde da Família, no Laboratório II de Informática do Campus Sede do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) e teve como público alvo as equipes do Programa da Saúde da Família (PSF) de Pimenteiras, Barra do Imbuí e profissionais da Divisão de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde de Teresópolis.
A capacitação foi oferecida pela OTICS-RIO, tendo como finalidade disponibilizar às equipes ferramentas de geoprocessamento que possibilitem uma melhor apropriação dos territórios de responsabilidade das equipes, e faz parte da nova administração do PSF, agora em cogestão pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo UNIFESO. “A partir do reconhecimento e da reaproximação destes territórios com as equipes do PSF pretende-se reorganizar e redistribuir as responsabilidades sanitárias e os cuidados com a saúde entre os grupos, resultando numa redistribuição territorial mais equânime entre Pimenteiras e Barra do Imbuí”, explicou Vera Lucia Gonçalves Pacheco, responsável técnica pelo UNIFESO na cogestão.
A tecnologia agradou a enfermeira Geise Gonçalves Pimentel, que está confiante quanto à ajuda que a ferramenta vai proporcionar ao disponibilizar uma visualização mais completa das áreas da comunidade. “Agora podemos fazer uma estimativa mais precisa da população que vive em áreas deficitárias. Estamos trabalhando no mapeamento e delimitação das áreas e com certeza esta ferramenta está agregando importantes informações ao nosso trabalho”, apontou.

Projeto Mais Leitura, lançado pelo Governo do Estado há dois anos, disponibiliza livros com preço baixo para a população.

Os moradores de todo o Estado do Rio de Janeiro já têm acesso a livros com preço populares. O projeto Mais Leitura, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, está sendo realizado de forma itinerante, visitando cidades do interior e comunidades pacificadas. A iniciativa tem como objetivo democratizar o acesso da população à leitura de qualidade. Os livros vendidos no Mais Leitura têm preços variando entre R$ 2 e R$ 4.
- A ideia não é ser uma livraria. Não queremos o lucro. Os livros têm preços populares, pois a ideia é disponibilizar para o cidadão livros a um bom preço para que ele possa ter acesso, declarou a coordenadora do projeto, Roberta Babo Fernandes.
O Mais Leitura foi lançado há dois anos e conta com três agências fixas de venda instaladas nas unidades do Poupa Tempo do Shopping Grande Rio, em São João de Meriti, do Bangu Shopping , do Shopping São Gonçalo e uma loja no Shopping Bay Market, em Niterói.
A agência de São Gonçalo foi a primeira a ser inaugurada e conta com um público fiel. O projeto já vendeu mais de um milhão de livros e em agosto ganhou a versão itinerante. Uma carreta climatizada com capacidade para transportar mais de 10 mil livros, que vira uma loja móvel e já está percorrendo os municípios do Estado do Rio de Janeiro.
No início de outubro, o Mais Leitura chegou às comunidades pacificadas despertando o interesse de muitas pessoas.
O Mais Leitura ficou na Rocinha até o dia 4 de outubro. Depois no Complexo do Alemão de 7 a 11 de Outubro. De 21 a 25 de Outubro, na comunidade da Fazendinha. De 28/10 a 01/11, estará na Estrada do Itararé. E, de 4 a 8 de Novembro, na comunidade do Alemão, ao lado do teleférico.


É hoje, 24, na Villa St Gallen - Fred Rios Blues band

Nesta Quinta- feira dia 24 de Outubro a Villa St Gallen apresenta:
Fred Rios Blues Band tocando o melhor do blues e classic rock á partir dás 21h.
Não percam!!!

terça-feira, 22 de outubro de 2013

1ª Copa Globe Fight de Jiu Jitsu movimentou o final de semana em Teresópolis

No último domingo, 20, o Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara, o Pedrão, recebeu a 1ª Copa Globe Fight de Jiu Jitsu. O evento reuniu cerca de 400 atletas de 30 equipes do Rio de Janeiro e Minas Gerais, fortalecendo Teresópolis como um dos principais cenários do jiu jitsu nacional.
Para Fábio Cassiano, organizador, o evento é muito importante para a cidade. “Nosso objetivo é resgatar as artes marciais como símbolo de Teresópolis. Grandes nomes do jiu jitsu nasceram aqui e, por isso queremos, cada vez mais, fortalecer esse esporte em nossa cidade”, disse Fabio, lembrando que eventos como este trazem muita visibilidade para o município. “Temos um numero bem bacana de competidores e de acompanhantes, que acaba fomentando o turismo na cidade e divulgando Teresópolis”, finalizou.
A competição aconteceu durante todo o domingo e reuniu grandes nomes do jiu jitsu. Para as faixas de branca a roxa, a torneio foi dividido por categoria, de mirim a sênior, reunindo atletas de 5 a 60 anos.
Para as faixas marrom e preta aconteceram lutas casadas. Foram dez lutas desse tipo que consagraram nomes já conhecidos no mundo do jiu jitsu. Rodrigo de Paula (Nova União – RJ), Mike Conceição (BFP – Cordeiro), Anderson de Paula (Nova Uniõa – Teresópolis), Wellington Yath (Nova Barra), Eduardo Lima (A2 Jiu Jitsu), Alex Oliveira (A2 Jiu Jitsu), Antônio Inácio (Nova União – Jiuz de Fora), Erlon Sarará (Universo), Sprinter (Serafim Jiu Jitsu) e Luiz Gabriel (Gordo Jiu Jitsu) foram os grandes campeões das lutas casadas.
“Conseguimos reunir no Pedrão mais de 400 atletas de diversas cidades, sem falar na grande quantidade de público que este tipo de competição atrai. Foi sucesso absoluto”, disse Fabio Cassiano, que junto com seu irmão, João Marcos Cassiano, já planejam uma próxima competição para o mês de dezembro.
Jessé Rodrigues ‘O Poder’ perde em luta casada
Uma das lutas mais aguardadas do torneio foi do atleta local, Jessé Rodrigues, entre o competidor da academia BFP, de Cordeiro (RJ), Mike Conceição. Mesmo com total apoio da torcida, ‘O Poder’ não confirmou favoritismo.
Mesmo sem conquistar a medalha de ouro, Jessé agradeceu o apoio do público. “Obrigada a todos os meus amigos e todos os meus patrocinadores que acreditam em mim”, disse o atleta que já tem próxima competição marcada para o dia 24 de novembro, em São José do Vale do Rio Preto (RJ).

O ESTILO MAURÍCIO LOPES II - Capacitação

Tenho contato com o atual Presidente da Câmara Municipal, Maurício Lopes, desde o tempo em que atuava na Defesa Civil de Teresópolis, quando o entrevistava como repórter de TV. Sempre me chamou a atenção seu caráter sério, cauteloso e o respeito pelo público em geral. Algo que se poderia traduzir, em última análise, como sendo a evidência de um grande senso de responsabilidade profissional. 

Hoje, após ser eleito vereador e posteriormente Presidente da Câmara Municipal, vejo com satisfação que essa linha de atuação continua mais sólida do que nunca.  

O que nem todos sabem, é que para que esse desejável desempenho de excelência possa ser atingido, Lopes tem realizado uma maratona de cursos preparatórios, tanto na área de relações públicas, quanto na área de gestão pública. Mais ainda, tem induzido aqueles que estão sob sua influência, a seguir pelo mesmo caminho.  

Logo no início do mandato, em fevereiro deste ano, um grupo de vereadores conduzidos por ele, participou durante dois dias do “Programa de Formação e Integração dos Vereadores Eleitos”, oferecido pela Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (Elerj). Seguindo esse ritmo, chegamos ao final do ano com mais um importante seminário de capacitação sobre “Orçamento Público” a ser realizado na Câmara Municipal no dia 25 deste mês, aberto tanto para servidores do legislativo, quanto do executivo.

Entre outras coisas, essa tem sido uma excelente contribuição do vereador para o aperfeiçoamento da nossa máquina administrativa, bem como para a modernização dos nossos conceitos de gestão. Essa forma avançada de encarar a coisa pública, impressa no estilo Maurício Lopes como uma marca da sua visão política, tem sido um dos grandes diferenciais dessa nova Câmara. Esperamos todos que esse trabalho de capacitação continue, porque Teresópolis merece sempre o melhor.

Nova Friburgo (RJ), entrega mais 316 casas aos desabrigados e até dezembro deste ano vai entregar mais 460.

A prefeitura de Nova Friburgo, na região serrana do Rio, que entregou sábado (19) 316 imóveis às famílias que perderam suas casas nas enchentes de 2011, informou que, até dezembro, concluirá mais 460 apartamentos. A previsão é que, até 2014, mais 1.360 unidades habitacionais fiquem prontas, chegando a um total de 2.326 imóveis, com investimento total de R$ 315,4 milhões. Os imóveis entregues sábado foram construídos pelo Programa Minha Casa, Minha Vida.
Nova Friburgo, que foi o primeiro município da região serrana fluminense a receber unidades habitacionais para os desabrigados de 2011, distribuiu, até agora, 506 imóveis. As famílias beneficiadas foram escolhidas em sorteio feito pela Defesa Civil, no último dia 15.
Na entrega das chaves, o vice-governador e coordenador de Infraestrutura do estado, Luiz Fernando Pezão, lembrou que a enchente de janeiro de 2011 na região foi considerada pela Organização das Nações Unidas (ONU) uma das dez maiores tragédias naturais do mundo. Ele ressaltou também as dificuldades e a burocracia enfrentadas na desapropriação e preparação dos terrenos para construir os imóveis. "Vencemos a burocracia e estamos cumprindo nosso compromisso", disse ele.
O prefeito Rogério Cabral informou que, atualmente, estão investidos em obras em andamento no município R$ 636 milhões em recursos estaduais e federais. “Nova Friburgo vai receber, ao todo, R$ 1,4 bilhão do estado, incluindo obras de reconstrução da cidade pelas chuvas e os programa Somando Forças e Asfalto na Porta, entre outros”, destacou Cabral.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Tudo pronto para a 30ª Feport em Teresópolis

Tudo pronto para a 30ª Feport, Feira do Produtor Rural de Teresópolis, Região Serrana do Rio, que acontecerá de quarta-feira (23) a domingo (27). A estrutura conta com dois palcos, 70 banheiros químicos e tendas para os segmentos de alimentação e bebidas, além da fazendinha para exposição de animais, de produtos agrícolas e do artesanato local. O evento será realizado no Parque de Exposições, na Estrada Teresópolis-Friburgo, quilômetro 7,5, em Albuquerque.

A festa é uma das principais do calendário de eventos do município. A organização da festa selecionou um espaço especial para portadores de deficiência física na área onde vão acontecer os rodeios e também em frente ao palco principal, além de vagas no estacionamento dentro do Parque de Exposições.

Seguindo a tradição dos últimos anos, o público será convidado a colaborar com a doação de um quilo de alimento não perecível na entrada da feira. No final, toda a arrecadação será destinada a programas sociais e instituições assistenciais da cidade. A programação musical já está fechada, confira abaixo.

PROGRAMAÇÃO


Quarta-feira (23)
19h – Abertura do Parque de Exposição


19h – Val França e Banda Diferença
20h - Pastor Elizeu e Ministério Resgate
21h - Ministério Promessas Igreja Filadélfia
22h - Cia. Rodeio Falcão
23h – Fernandinho

Quinta-feira (24)
12h – Abertura do Parque de Exposição
20h - Thiago Souza & Banda
21h - Aloísio Bruno & Banda
22h - Cia. Rodeio Falcão
23h - Luan Santana

Sexta-feira (25)
12h – Abertura do Parque de Exposição
20h – Taynah Tenaz​
21h - Marquinhos Barbosa & Banda 5 Estações​
22h - Cia. Rodeio Falcão​
23h - Bruno & Marrone​
00h30 – Frank & Banda

Sábado (26)
12h – Abertura do Parque de Exposição

20h - The Jump
21h - Lucas Moraes
22h - Cia. Rodeio Falcão
23h – Naldo
00h30 – Nós do Samba

Domingo (27)
12h – Abertura do Parque de Exposição
20h - Tony Anderson
21h - Wenderson Rosa & Banda Expressão Brasil
22h - Cia. Rodeio Falcão
23h – Daniel

Farid Abrão fala ao Programa Cidade em Ação - com Marcão. Excelente entrevista!

domingo, 20 de outubro de 2013

Com ciúme da mulher, pai e filho amarram e espancam homem até a morte em Teresópolis

Um homem de 37 anos foi amarrado e morto a pancadas na manhã deste sábado (19) em Teresópolis, Região Serrana do Rio. O crime, de acordo com a polícia, foi cometido por pai e filho, de 45 e 21 anos, em uma suposta vingança com as próprias mãos. Depois de passarem a madrugada bebendo em um bar na Vila Muqui, os três homens foram para a residência dos suspeitos, que acabaram cometendo o homicídio, ainda segundo a polícia.Os homens, que estavam sob forte efeito de álcool, confessaram a autoria do crime e disseram, ainda, que o motivo teria sido por conta da vítima ter assediado a mulher de um deles, conforme explicou a polícia. Além disso, os policiais que fizeram a ocorrência disseram que os suspeitos alegaram que o homem era conhecido na região por ser um estuprador. A Polícia Civil informou que a vítima já tinha sido presa, mas por homicídio, e que chegou a cumprir pena. Ele já estava solto há cerca de três anos.

Pai e filho foram presos, ainda pela manhã, pela Polícia Militar (PM), que foi acionada por um vizinho que ouviu o barulho e flagrou os dois saindo da casa. De acordo com os agentes, eles confessaram ao morador que tinham acabado de fazer uma besteira. Eles foram encontrados próximos ao local do crime.

O delegado titular da delegacia de plantão de Carmo, André Lourenço, informou que a perícia já foi feita no local e que os homens estão prestando depoimento na 110ª Delegacia de Polícia, no Alto, onde o caso foi registrado. Segundo o delegado, os presos vão responder por homicídio qualificado,  já que não houve chance de defesa da vítima, além do crime ter sido cometido por motivo fútil. Ainda de acordo com o policial, pai e filho devem ser transferidos para um presídio na capital na próxima segunda-feira (21).


(G1)

Populares seguram ladrão após assalto em Teresópolis na noite de sábado, 19.

Uma farmácia na Avenida Lúcio Meira 670, no Centro de Teresópolis, Região Serrana do Rio, foi assaltada na noite deste sábado (19). Um jovem de 19 anos abordou a operadora de caixa que trabalhava no momento do roubo com uma faca e levou R$ 633 em dinheiro.
Ao tentar fugir com o dinheiro, o homem foi detido por populares até a chegada da policia que encaminhou o acusado para a 110ª DP do município.

Crueldade com animais: Polícia Invade sítio e fecha rinha de galo em Guapimirim. 80 aves foram apreendidas e 50 pessoas foram presas.

Depois de uma denúncia anônima, a polícia achou uma rinha de galo que funcionava num sítio, em Guapimirim, na Baixada Fluminense, neste sábado (19). Cinquenta pessoas foram presas em flagrante e mais de 80 aves foram apreendidas, como mostrou reportagem do RJTV.
A polícia também apreendeu 50 cadeiras. Segundo a investigação, o mobiliário pertence à Prefeitura de Guapimirim. A prefeitura de Guapimirim informou que a responsável pelas cadeiras tinha contrato com a administração anterior, e que atualmente não tem ligação com a atual gestão. A prefeitura disse ainda que vai apurar os fatos para se resguardar juridicamente.
As imagens gravadas pela polícia foram feitas minutos depois da chegada dos agentes. Eles cercaram o sítio, que fica afastado do centro de Guapimirim, na localidade conhecida como Parada Ideal. Quando a polícia chegou, a rinha estava lotada. No quadro, havia anotações das brigas que seriam realizadas. No local também foram achados uma balança e um caderno com informações dos animais e apostadores.
A polícia apreendeu esporas artificiais, bicos de ferro, seringas, remédios e anabolizantes, usados nos galos. Cinquenta pessoas estavam presentes e mais de 80 galos participariam do torneio neste sábado.
Segundo a polícia, as pessoas levadas para a delegacia foram liberadas em seguida.

Comemorando a posse com churrasco, o presidente da Lest - Liga das Escolas de Samba de Teresópolis, Thiago Duque, diz que a "Lest esta viva"

Empossada no último domingo, 13, a nova diretoria da Lest – Liga das Escolas de Samba de Teresópolis. Os diretoresThiago Duque (presidente), Hilton de Souza Pinto (vice-presidente) Celso Francisco (tesoureiro) e Fabrício Cordeiro (secretário) foram apresentados durante churrasco de confraternização, organizado pela Liga e realizado na Casa de Portugal de Teresópolis. O evento reuniu sete das dez agremiações que fazem parte da Lest.
“Este é um momento de mostrarmos para as escolas de samba que a Lest está ativa. Estamos trazendo o carnaval novamente para Teresópolis, através da união das agremiações. Nosso sentimento é de união e moralização das escolas”, avaliou o presidente da Lest, Thiago Duque.
Participaram da confraternização cerca de 530 pessoas, que conferiram o animado som das baterias das escolas de samba da cidade, além das apresentações do Grupo Quintal do Céu e dos cantores Frank e PC.
Para o vice-presidente da Lest, Hilton Pinto, o evento foi uma oportunidade de mostrar a união das agremiações. “Conseguimos reuniu um grande número de pessoas que amam o samba e o carnaval, o que prova que essa festa não está extinta na cidade”, ressaltou.
Para os próximos meses, a Lest planeja organizar outros eventos de confraternização para firmar a parceria entre Liga e agremiações. “Estamos trabalhando desde já nos preparativos do carnaval 2014, com a participação de todas as escolas de samba. Sem dúvidas, será um dos melhores carnavais na cidade”, concluiu Thiago Duque, lembrando que três anos a Lest não realiza o evento.

Outubro Rosa: Unidade de Saúde de Volta do Pião faz palestra sobre saúde sexual da mulher

Neste sábado, dia 19, a Unidade Básica de Saúde de Volta do Pião, no 2° Distrito, realiza palestra sobre saúde sexual da mulher, às 14h, no salão da Igreja Católica da localidade. O evento acontece em apoio ao Outubro Rosa, ​movimento mundial de mobilização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, o mais comum entre as mulheres. O tema será abordado pela psicóloga Érika Chermont e a palestra é aberta à participação das mulheres da comunidade.

Exposição Arqueologias na FESO Pro Arte até dia 11 de novembro

O Centro Cultural FESO Pro Arte (CCFP) realizou no dia 11 de outubro a abertura da exposição Arqueologias, do Atelier de Gravura, com obras de Dirceu Weber, Aurora Bicalho, F. Cittadino Jr., Horacio Coelho, Marina Didonet, Neuza Kenup, Rivka Elyaoglu e Vagner Queiroz.
“A exposição se estrutura em torno do tema Arqueologia, tendo como motivo presente a documentação gráfica das intervenções realizadas no sítio da antiga Pro Arte”, revelou Dirceu Weber, também curador do evento.
A visitação é aberta ao público com entrada franca, de segunda a sexta, das 9h às 19h, até o dia 11 de novembro. O CCFP fica na Rua Gonçalo de Castro, 85, Alto. Mais informações pelo telefone (21) 2644-5770 e pelo e-mail centrocultural@unifeso.edu.br.

Câmara Municipal de Teresópolis paga dívidas pendentes da gestão anterior. Receita Federal e INSS

O presidente da Câmara Municipal de Teresópolis, Maurício Lopes (PSL), anunciou, na Sessão Ordinária do dia 16.10, o pagamento referente à dívida do exercício de 2012 em Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) no valor de R$ 372 mil. Lopes conseguiu, também, regularizar a situação da Casa Legislativa junto ao INSS (parte retida do funcionário e parte patronal) com o pagamento em torno de R$ 200 mil referentes a repasses que não foram efetuados de outubro a dezembro de 2012.
 O comunicado é importante para a Câmara e para a população de Teresópolis. Desde que assumimos a gestão da Câmara Municipal, em momento algum foi nossa intenção atacar o ex-presidente. No entanto, algumas pendências ficaram para esta gestão resolver. Algumas economias e atitudes estão sendo necessárias nesta Casa para poder honrar com este compromisso que ficou pendente”, explicou o presidente Maurício Lopes (PSL).

PADRÃO ÁGUIAS É ELEITO DELEGADO NACIONAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

PADRÃO ÁGUIAS É ELEITO DELEGADO NACIONAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

CLEITON PIMENTEL REPRESENTARÁ TERESÓPOLIS, EM BRASÍLIA
Mais uma vez a cidade de Teresópolis terá um representante em Brasília. Realizada no Centro de Convenções Sul América, na cidade do Rio de Janeiro no período de 16 a 18 de outubro/2013, a IX Conferência Estadual de Assistência Social traçou importantes diretrizes para a consolidação da política pública enquanto dever do estado e direito do cidadão. O Delegado representante de Teresópolis eleito para a Conferência Nacional é o Mestre dos Águias, Avt 1º Mestre Cleiton Pimentel. Graças à integração e postura da Delegação da cidade, a representação foi garantida. A equipe da cidade serrana foi composta pelos Delegados da sociedade civil e governo, respectivamente: Margareth Rosi (APAE Teresópolis), Cleiton Pimentel (Padrão Águias da Aventura Objetiva), Elisabete Garcia (Casa do Pequeno Trabalhador de Teresópolis), Flavia Becker (Lar Tia Anastácia), Alessandra Corguinha (Trabalhador do SUAS), Tania Iorio (Secretaria de Desenvolvimento Social), Sandra Erli Azevedo (Secretaria de Saúde), Iracema Toledo Braga (Secretaria de Educação), Marcela Felix (Secretaria de Segurança Pública), Rafaela Dália Mourão (Trabalhador do SUAS) e a Secretária Executiva do Conselho de Assistência Social de Teresópolis, Lucia Helena Souza Victorino.
Um dos grandes destaques da delegação de Teresópolis foi a construção da moção de reivindicação exigindo ao Governo do Estado do Rio de Janeiro a construção das casas populares em caráter imediato, sendo aprovada por unanimidade e aplaudida pela plenária.
Zaquel Teixeira, Secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos destaca “a participação é importantíssima, porque nós temos aqui o governo, a sociedade civil, os usuários e isso faz com que possamos debater e tirar as proposições adequadas para que o sistema possa estar cada vez mais consolidado e ampliado. Aqui no Estado nós somos vanguarda porque o SUAS funciona no espírito daquilo que é pactuado com o Governo Federal, nós temos o financiamento fundo a fundo, nós temos Centros de Referência da Assistência Social e Centros de Referência Especializada da Assistência Social em todos os municípios, temos Centro de Referência para a População de Rua, então, um avanço constante que temos na política da assistência social e queremos levar esse avanço para a Conferência Nacional, em Brasília, para que o modelo nacional possa também ser aperfeiçoado”.
A Presidente do Conselho de Assistência Social de Teresópolis, Profª Margareth Rosi destaca a sua emoção em ver a sua cidade sendo respeitada junto ao país e agradece a postura da delegação na efetiva participação para a construção das políticas públicas tão necessárias à vida de todos. A Profª Maria das Graças Granito, Secretária de Desenvolvimento Social de Teresópolis, que esteve presente na abertura do evento, falou do empenho do Governo Municipal em estar lado a lado com o Conselho para a luta em prol das melhores condições de vida para a população e aproveitou a oportunidade para parabenizar toda a delegação teresopolitana e ao delegado Cleiton Pimentel que irá representar a cidade em Brasília, ressaltando o trabalho árduo e compromissado na gestão da assistência social enquanto política pública.
Cleiton Pimentel destaca a importância de Teresópolis ser representado em Brasília, principalmente em lutar para reconstrução da cidade, principalmente no cenário social. A Conferencia Estadual trouxe para o debate o tema do financiamento para as ações da gestão da Assistência Social e congregou os delegados dos 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro.
A IX Conferência Nacional de Assistência Social será realizada em Brasília, Distrito Federal, no período de 16 a 19 de dezembro de 2013 e terá como tema principal "A Gestão e o Financiamento na efetivação do SUAS (Sistema Único da Assistência Social). Cleiton Pimentel, representante da cidade de Teresópolis enfatiza a necessidade de levar ao debate nacional as importantes discussões para a construção de uma política de habitação e organização do espaço territorial, cuja ausência tem trazido uma grande demanda para a assistência social, diminuindo a qualidade de vida da população e acentuando os problemas sociais.

MATÉRIA: CEDIR / PAAO (CECP) - [Com informações da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado do Rio de Janeiro] - FOTOS: DIVULGAÇÃO