sexta-feira, 12 de julho de 2013

Arlei (Teresópolis), Helil (Itaboraí) e Rogério Cabral (Friburgo), participam da Marcha dos Perfeitos em Brasília. Dilma anuncia repasse emergencial de 3 bilhões para municípios brasileiros.


Nesta quarta-feira, 10, a Presidente da República, Dilma Roussef, fez discurso na XIV Marcha de Prefeitos a Brasília – em defesa dos municípios. O evento aconteceu no Hotel Resort Royal Salut e reuniu cerca de 4 mil prefeitos na capital federal. 
O prefeito Arlei, juntamente com outros prefeitos dos municípios integrantes do Conleste (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense), acompanhou atentamente as palavras da Presidente. O desejo dos prefeitos era que Dilma falasse sobre o aumento do Fundo de Participação dos Municípios de 1% para 2%.
“O país vive um momento difícil e estamos aqui pleiteando melhorias para a população de nossas cidades. O aumento do repasse para os municípios é muito importante e estamos juntos lutando para isso”, disse o Prefeito Arlei.
A presidente Dilma Rousseff anunciou o repasse emergencial de R$ 3 bilhões aos municípios brasileiros. Segundo a Presidente, o repasse deverá ser usado para custear serviços públicos nos setores da saúde e educação. A primeira parcela estará disponível a partir de agosto, e a segunda será liberada em abril de 2014. 

Arlei, Helil e Rogério Cabral
A Presidente Dilma fez os anúncios acompanhada de 25 ministros, do vice-presidente, Michel Temer, e dos presidentes da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Durante o discurso, a presidente foi interrompida por prefeitos que gritavam "FPM!", em referência ao pedido de aumento no Fundo de Participação dos Municípios.
Na área da saúde, a Presidente anunciou mais R$ 600 milhões por ano para o Piso de Atenção Básica (PAB), e defendeu o uso dos royalties do petróleo como fonte de recursos para o custeio de serviços como a saúde e a educação. Também haverá facilidades para o Programa Minha Casa, Minha Vida em municípios com menos de 50 mil habitantes.
A Presidente Dilma foi questionada por parte dos prefeitos e representantes que acompanhavam a marcha. Os prefeitos queriam que a presidente falasse sobre o Fundo de Participação dos Municípios - eles reivindicam um aumento entre 1% e 2% no valor do fundo. Paulo Ziulkosky, presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CMN), que organiza a marcha, comentou a fala da presidente. Segundo ele, o repasse não é tão bom quanto seria o aumento do fundo, mas ainda assim é uma medida positiva. "Também não era o que eu queria, mas se não fosse assim, não viria nada", disse Ziulkosky.
Após a palestra, o prefeito Arlei, juntamente com os prefeitos Helil Cardozo, de Itaboraí, e Rogério Cabral, de Nova Friburgo, visitaram exposições, estandes e participaram de outras palestras durante o dia, classificando como positiva a participação do Conleste na Marcha dos Prefeitos em Brasília. "Apresentamos nossas reivindicações e trouxemos documentos. Precisamos que o Governo Federal olhe com mais carinho para os municípios do Conleste", finalizou Arlei.
  
Prioridades do Município de Teresópolis

Introdução

 O Município de Teresópolis experimentou recentemente uma grande catástrofe: as chuvas de janeiro de 2011, que provocaram centenas de mortes e desabrigaram milhares de pessoas. Essa tragédia deu início a uma série de outras notícias que pareciam se distanciar cada vez mais de uma resposta eficaz e rápida a tanto sofrimento. Desvios de verba, afastamento do prefeito eleito, morte do vice-prefeito dois dias  após  sua  posse,  paralisação  dos  trabalhos  de  recuperação  pelas empresas supostamente beneficiadas pelo esquema são algumas das notícias que traçam um quadro nebuloso  de  uma  cidade,  capaz  até  de  limitar  sua tradicional  vocação  para  o  turismo.  E o prazo restrito  de mandato  do  novo  prefeito  não  permitiu  ainda  produzir mudanças mais  efetivas,  que dependem do amadurecimento de algumas ações já iniciadas.  A cidade tem problemas estruturais evidenciados pelos conjunturais. Portanto, um plano de prioridades de investimentos para essa cidade já parte de uma situação bem complexa, com problemas recentes e cujo diagnóstico ainda não foi devidamente aprofundado.  

Eixos das prioridades

O diagnóstico do Plano Diretor e o Plano Local de Desenvolvimento Sustentável de Teresópolis (Agenda 21) mostraram uma grande preocupação com muitos temas cujo cerne é o meio ambiente.  Esta é uma preocupação recorrente de muitos municípios, que  vem  como  uma grande  ameaça:  o  comprometimento  de  seus  recursos  naturais.  E Teresópolis deve priorizar  seus recursos naturais, pois eles  impactam não  só na  sua  capacidade de  atrair pessoas para o  turismo, como também, e principalmente, na própria qualidade de vida de seus habitantes. Teresópolis encontra-se em uma situação extremamente vulnerável. Viveu uma grande tragédia há dois anos com mortos, feridos, órfãos,  desabrigados  e  desalojados,  as  atividades  econômicas enfrentaram uma queda importante com a redução de turistas, entre outros impactos.  

Cidade Acolhedora

Uma cidade só é atraente para os outros se ela é para  seus habitantes. Esse eixo  será  formado por elementos de  revitalização urbana e melhorias, construção de habitações, e, principalmente, ações de prevenção, preparo, mitigação e resposta a acidentes naturais. 

O resultado das intervenções fará parte do dia a dia dos habitantes, seja através da construção de calçadas, reformas de praças, seja por meio de ações efetivas que garantam a segurança do morador com relação a desastres. Em síntese, serão desenvolvidas as seguintes iniciativas:
  • Intervenções Urbanísticas   em  lugares  emblemáticos  que  considerem  as  expectativas  da população, privilegie espaços de  conviviabilidade  favorecendo  a mobilidade pedestre,  com calçadas no entorno e os esportes mais praticados.
Mobilização contra os efeitos das Catástrofes 
  • Plano de Prevenção, Mitigação e Resposta a Desastres, cujo início deve ser dado com o  andamento  ao  Plano  de  contingência  iniciado  logo  após  as  chuvas  de  2011,  e  o  diagnóstico  das  áreas  mais  vulneráveis:    mapeamento  das  áreas  de  risco;     cadastramento  das  famílias  que  residem  nestas  localidades;  cadastramento  dos locais de apoio, etc.
  • Limpeza  de  rios  e  córregos, além  de  acompanhamento  das  ações  de  limpeza  e recuperação de cursos e margens dos rios feitos em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente  (Inea), dar andamento às ações para desobstrução do curso de vários córregos.   
Promoção da habitação popular 
  • Plano  habitacional  que  privilegie  a  habitação  popular  e  permita  a  construção  com padrões menos  estáticos  de  forma  que  viabilize  construções  seguras  e  em maior número, procurando responder mais efetivamente ao déficit habitacional. 
  • Construção de três mil unidades habitacionais, para suprir a demanda relativa aos desabrigados das últimas catástrofes e alocação de moradores que ainda se encontram em área de risco.  
Cidade Atrativa

A cidade será mais capaz de atrair, sobretudo, pessoas e investimentos. Pessoas para morar, pessoas para visitar, investimentos para melhorar, investimentos para empregar. O turismo, que já foi responsável pela atratividade do município, é um produto que parece estar em declínio.   Entretanto, ele tem a possibilidade de se  recuperar. Portanto, novos produtos devem ser estruturados, privilegiando novas tendências de atrativos vinculadas ao meio ambiente, esporte e a cultura e novo público-alvo, decorrente dos novos “entrantes” à classe média.  
  • Parque da Cidade – Parcerias com os governos Estadual e Federal para  a  criação  de  um  Parque  Urbano  com  espaço  próprio  para caminhadas;  ciclismo;  prática  de  esportes  e  lazer,  com o objetivo  de  promover  a  integração com  o  meio  ambiente,  a  socialização  e  a  melhoria  da  qualidade  de  vida  da  população, através da prática saudável de atividades físicas. Este Parque deve ser criado na área da antiga fabrica Sudamtex. 
  • Parque Municipal - Construção de sede administrativa, receptiva e de capacitação no Parque Municipal Montanhas  de  Teresópolis,  com  vistas  ao  incremento  da  visitação  turística  e programação de cursos de capacitação para guias  turísticos, entre outros,  inclusive através de convênios e parcerias com organismos nacionais e internacionais.  
  • Malha Vicinal - Ampliar as ações de pavimentação, reforma e construção de pontes e  conservação  de  pavimentação  das  estradas  vicinais  do município,  de  forma  a  facilitar  e baratear o custo de escoamento da produção local e elaborar plano de ampliação da rede e manutenção.  
  • Apoio dos governos Estadual e Federal,  na  instalação  de  indústrias  não  poluentes,  visando atender a demanda criada pela instalação do COMPERJ.  
Saneamento

Com relação ao saneamento, a condição mais crítica é o esgotamento sanitário: 63,7% dos domicílios declararam  possuir  fossa  séptica  ou  fossa  rudimentar;  aproximadamente  28%  declararam  o lançamento em vala, rio, lago ou outro, e 7,8% afirmaram lançar em rede geral de esgoto ou pluvial. O percentual de domicílios que declaram lançamento direto de seus esgotos, seja em galeria pluvial ou em valas e córregos, atinge um valor bastante alto, algo da ordem de 30% do total de domicílios, no 1º Distrito. Nos demais distritos, este percentual parece ser similar. 

Em Teresópolis, os principais corpos receptores das galerias de água pluvial e dos efluentes sanitários transportados  por  elas  são  afluentes  do  rio  Paquequer,  que  atravessa  a  cidade.  Portanto, o rio Paquequer e seus principais afluentes apresentam um quadro bastante crítico de poluição das águas. O odor exalado do leito dos rios denota o alto grau de contaminação por esgotos sanitários. O risco permanente  a  saúde  pública  provocada  por  esta  situação  de  contaminação  é  agravado  pela  alta frequência  de  inundações  por  ocasião  de  chuvas  fortes, sobretudo,  durante  o  período  primavera-verão.  A  água  atinge  alturas  de  até  um metro  nas  áreas mais  planas, invadindo  residências  e  áreas comerciais como ocorreu recentemente na Páscoa de 2012. 

Em síntese, serão desenvolvidas as seguintes iniciativas:  
  • Criação  de  um  sistema  de  saneamento  integral,  que  integre  abastecimento  de água; coleta, tratamento e disposição  final de esgoto; e drenagem  fluvial.  
  • Criação da Central Municipal de Reciclagem para a produção de matérias  primas  destinadas  a  comercialização  e  para  utilização  em projetos  de  outras  secretarias,  como  a  construção  de  casas  populares, mobiliário, artesanato etc.
Transporte e Trânsito

Não há ciclovias na cidade,  embora  se  observe  um  número  razoável  de  bicicletas.  Também são bastante numerosas as motonetas e as motocicletas.   
Em síntese, serão desenvolvidas as seguintes iniciativas:
  • Ciclovias - Desenvolver projeto de concepção e construção de uma malha de ciclovias de lazer na cidade, inclusive para criar o hábito desse meio de transporte com vistas a desafogar o trânsito da cidade.  Na Av. Rotariana pode ser iniciada a construção da malha de ciclovias da cidade. A avenida tem em torno de quatro quilômetros 
  • Mobilidade Urbana  -  Concepção  e  implantação  de  plano  de  reengenharia  do  tráfego na cidade,  em  especial  no  eixo  central  e  bairros  de  grande  concentração  popular.  
Saúde

Teresópolis apresenta quadro de saúde muito similar ao do Brasil, mais especificamente ao do Sudeste e do Estado do Rio de Janeiro.  A cidade vem  experimentando  nos  últimos  anos  um  colapso  no  atendimento  aos  cidadãos.  Esta situação  vem  sendo  enfrentada  pelo  prefeito  atual,  de  forma  pontual,  representando  mais  um esforço  em  responder  emergências  (por  exemplo  a  regularização  do  fornecimento  dos medicamentos da farmácia Básica e a ampliação da prestação de serviços de saúde nos hospitais).

•  Realização de mutirão de  cirurgias eletivas   
A área de saúde também sofre os mesmos problemas enfrentados por outras cidades, tais como:
•  Acesso precário à atenção primária e baixa cobertura do Programa de Saúde da família - PSF;
•  Sobrecarga das Unidades de média e alta complexidade
•  Assistência materno-infantil deficiente
•  Desinformação da população em relação à estrutura do SUS.  
Em síntese, serão desenvolvidas as seguintes iniciativas:  
  • Ampliar a cobertura de atendimento de pré-natal e neonatal.
  • Prevenção à Intoxicação por Agrotóxicos através das seguintes propostas de ação:   Cartilha  informativa  sobre  riscos  oferecidos  pelos  agrotóxicos  –  Ministério da Agricultura.
  • Capacitação  dos  profissionais  de  saúde  para  reconhecimento  das  síndromes  de intoxicação específica; 
  • Estudo epidemiológico para mapear incidência e permitir o acompanhamento destas intoxicações.  
  • Implantação de centros de saúde (referência em São Pedro)
  • Construção do Hospital Municipal 
  •  
Educação
  • Novas Creches: Reduzir o déficit de vagas na educação de 0 a 5 anos,  com a  instalação de novas  creches  municipais,  localizadas  em  regiões  de  grande concentração  demográfica  e  necessidades  socioeconômicas.   
  • Laboratórios de informática: Ampliar a quantidade de laboratórios de informática nas novas e nas já existentes unidades escolares, criando um espaço exclusivo para disseminação das tecnologias  de  informação  para  professores,  equipes  diretivas  e  de  apoio,  com  cursos permanentes de capacitação nessa área.  
Segurança e Comunicação 
  • Monitoramento TV: Criar um sistema de monitoramento de TV a ser implantado  progressivamente  em  toda  a  cidade,  começando  pelas  áreas  de  maior densidade demográfica.  
  • Ampliação da frota de veículos para a Guarda Municipal.  
  • Ampliar os programas de treinamento e capacitação  profissional  da  população economicamente  ativa,  através  de  cursos,  seminários,  workshops  e  outras  ferramentas, notadamente  nas  áreas  que  tenham  vínculos  com  o  perfil  econômico  da  cidade.  Por exemplo: comércio,  funcionalismo  público,  agricultura,  agronegócios,  construção  civil, turismo, gastronomia e hotelaria, etc.


quinta-feira, 11 de julho de 2013

Chute incrível em luta de Karate

Cultura nos Bairros vai à Ilha do Caxangá neste domingo

Após a ação realizada em junho por conta da Semana do Meio Ambiente, a Secretaria de Cultura voltará a visitar a Ilha do Caxangá, desta vez levando à localidade o projeto Cultura nos Bairros. As atividades serão realizadas neste domingo, 14 de julho, no chamado 'campinho',com início às 15h. Desenvolvido pela Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, o projeto levará à comunidade atrações envolvendo música, teatro e dança.
“O Cultura nos Bairros tem sido importante não apenas por levar arte e entretenimento às comunidades, mas também na tarefa de localização dos valoresartísticos de Teresópolis. Levamos atrativos aos bairros, apresentamos cultura e diversão aos moradores nas tardes de domingo, e ainda encontramos artistasque passam a interagir com a secretaria em outros projetos. Tudo isso tem sido muito positivo”, comenta o secretário de Cultura, Wanderley Peres.

Com coordenação do subsecretário de Cultura, Arnaldo Almeida, o Cultura nos Bairros levará diversos atrativos à Ilha do Caxangá. Na programação, estãoprevistas contação de histórias, com as atrizes Nara Zeitune e Andréa Sant'Anna, e apresentações musicais, incluindo a performance em homenagem aomestre Luiz Gonzaga, executada por Fernando Mello, Ayrton Rebello e o próprio Arnaldo Almeida. Também está confirmada a participação do grupo TopStreet Dance, comandado pelo professor Marcelo Cruz, titular do curso gratuito de dança de rua oferecido pela Secretaria de Cultura.

Lançado em 2009, o projeto Cultura nos Bairros tem como objetivo levar atrações artísticas e culturais às comunidades, sempre nas tardes de domingo, identificando ainda os artistas populares espalhados pela cidade e promovendo o mapeamento cultural do município. Mais de 40 comunidades já foram visitadas pelo projeto, tanto na zona urbana, como no interior do município.

Prevenção de desastres naturais: palestra pretende sensibilizar moradores do Rosário sobre o descarte adequado de lixo

Marcada para este sábado, 13, às 15h, no CIEP Sebastião Mello (Rua Acre, 432 – Rosário), uma palestra de sensibilização dos moradores da comunidade sobre a importância da destinação correta do lixo. O tema será abordado por um grupo de agentes comunitários da Secretaria Municipal de Saúde.

A ação é uma das atividades previstas no curso de capacitação Agentes Locais em Desastres Naturais: Defesa Civil e Saúde na Redução de Riscos, que desde junho vem sendo promovido a um grupo de dez agentes comunitários do município.

O curso é uma parceria entre a Fiocruz, a UFF (Universidade Federal Fluminense), a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e a Defesa Civil do Rio de Janeiro, com o objetivo de fomentar, articular, mobilizar práticas educativas e executar ações de prevenção e primeiras respostas a desastres naturais.

Trata-se de um projeto-piloto que reúne 60 alunos dos municípios de Teresópolis, Petrópolis, Nova Friburgo (os mais afetados pela tragédia climática de janeiro de 2011) e Rio de Janeiro (pioneiro em iniciativas de prevenção de desastres envolvendo agentes de saúde). É voltado para a formação de agentes locais de vigilância em saúde e defesa civil, para transformá-los em multiplicadores de ações nas comunidades localizadas em áreas de risco.

O melhor do Jazz e da Bossa Nova neste sábado no Shopping Comary

Neste sábado o Shopping Comary apresenta o Trio Fred rios tocando o melhor do Jazz e da Bossa Nova á partir dás 16h.

Não percam!!!

Fotos da Praça de Esportes Radicais depois da reforma.

Clique nas fotos para ampliar.







terça-feira, 9 de julho de 2013

Arlei vai a Marcha dos Prefeitos em Brasília em busca de recursos para a cidade. Documento que lista prioridades, foi entregue ao líder do PMDB na Câmara.

Prefeito Arlei Rosa entrega o documento com prioridades ao deputado
 Eduardo Cunha (PMDB)
 O Prefeito Arlei, acompanhado de outros prefeitos que também fazem parte do Conleste (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense), esteve nesta segunda-feira, 8 de julho, em Brasília, participando da XVI Marcha dos Prefeitos – A Brasília em Defesa dos Municípios. 
Com  outros prefeitos do Conlest
Envolvido em diversas ações para trazer melhorias para a cidade, o prefeito de Teresópolis, que também é vice-presidente do Conleste, se reuniu com o deputado federal e líder do PMDB nacional na Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha. O encontro ainda contou com as presenças dos prefeitos Helil Cardozo, de Itaboraí, e presidente do Conleste, Rogério Cabral, de Nova Friburgo, e Valdeci Machado, de Cachoeiras de Macacu.O Conleste é uma associação de 15 municípios, criada para obter contrapartidas da Petrobras para a região, por conta da implantação do Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro). O grupo vem pleiteando ações concretas por parte da Petrobras, além de melhorias na região, nas estradas e acessos, segurança e moradias, entre outras.
Além de tratar de vários assuntos pertinentes ao Conleste, Arlei repassou ao deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) as principais demandas de Teresópolis, elaboradas a partir de um estudo da equipe técnica da Prefeitura. “Estamos trazendo algumas demandas a Brasília e teremos várias reuniões, juntamente com os prefeitos do Conleste. No entanto, faço questão de repassar ao atuante deputado Eduardo Cunha, líder do PMDB na Câmara dos Deputados, as nossas prioridades, já que Teresópolis necessita de melhorias importantes. Nós estamos aqui para lutar por isso”, disse Arlei.

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Terceira edição da Conferência Municipal de Igualdade Racial acontece nesta quinta, 11

Com o tema ‘Democracia e desenvolvimento sem racismo, por um Estado e um Brasil afirmativos’, será realizada nesta quinta-feira, dia 11 de julho, a terceira edição da Conferência Municipal de Igualdade Racial. Iniciativa do Movimento de Cultura Afro-Brasileira de Teresópolis (Mocabte), com coordenação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, a conferência acontecerá na Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek, s/nº - Araras), a partir das 17h.
 O evento é aberto à participação de qualquer pessoa interessada no tema, e as inscrições serão realizadas no dia da Conferência. Será necessário apresentar documento de identidade e CPF para o preenchimento da ficha de cadastro.
 Na oportunidade, serão formados grupos de trabalho para debater iniciativas e propor políticas públicas para a promoção da igualdade racial e o enfrentamento à discriminação. Também serão eleitos os cinco delegados (três representantes da sociedade civil e dois do poder público) que irão defender as propostas de Teresópolis na Etapa Estadual, prevista para acontecer em setembro.

SESC Teresópolis comemora o Aniversário da Cidade com dia inteiro de diversão para as crianças.

Palhaço Pirilim
Em comemoração ao aniversário da cidade, SESC dedicou o sábado, o6, a realização de atividades e brincadeiras com as crianças. Instrutores circenses estiveram presente, ensinando as crianças a arte dos malabares, a andar na corda bamba e na perna de pau. Também teve teatro com o palhaço Pirilim, e muitas outras brincadeiras. Foi um dia alegre e com atividades totalmente gratuitas. Clique nas fotos para aumentar.












Prefeitura esta há 2 semanas dragando o rio que corta os bairros de Quinta Lebrão, Prata e Fischer

Há cerca de duas semanas, a Prefeitura de Teresópolis, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, vem realizando, novamente, a dragagem do rio que corta toda a região que engloba os bairros da Quinta Lebrão, Prata e Fischer. O principal objetivo desta empreitada é a prevenção, para evitar alagamentos das vias e a invasão das águas dentro das residências.
Uma escavadeira hidráulica está no bairro da Fonte Santa, na altura do CIEP Professor Amaury Amaral dos Santos, na Fonte Santa, fazendo a limpeza das margens e do leito do rio, retirando bancos de areia, lixo e lama para dar maior fluidez às águas. O serviço ajuda a minimizar os riscosde inundação e deslizamentos, ao mesmo tempo em que corrigem os problemas causados pelas fortes chuvas. 
Segundo o Secretário de Obras e Serviços Públicos, Denílson Moraes, a limpeza é mais do que necessária e o trabalho preventivo é constante.“Este já é o terceiro ano que realizamos o trabalho neste ponto. Estamos começando a dragagem pela Fonte Santa e seguiremos até a Quinta Lebrão. Nessas áreas é comum acontecer alagamentos sempre que caí uma forte chuva na cidade”, explicou o Secretário Denílson Moraes, que vem acompanhando os serviços realizados.

Campanha do EJA já mostra resultados. Tiago ganhou uma cadeira de rodas.

O aluno Tiago Lima e família agradecem a doação da
cadeira de rodas
Lançada em abril pela Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Ensino, a campanha ‘EJA Solidária’ objetivou envolver e cativar seus estudantes em função da Responsabilidade Social. A proposta foi arrecadar 140 garrafas pets de 2 litros cheias de lacres de alumínio, para serem trocadas por uma cadeira de rodas a ser doada a um aluno necessitado. Antes de ser encerrada, porém, a campanha já conseguiu a doação de uma cadeira de rodas, que foi entregue a um aluno do 7º ano da Escola Municipal Ginda Bloch, no Alto.
Segundo o diretor da escola, professor Luiz Carlos Rodrigues Detomi, a campanha ‘EJA Solidária’, acabou se tornando uma campanha municipal. “A campanha, a princípio envolveria alunos das escolas municipais que têm EJA, mas acabou extrapolando os muros e até mesmo escolas particulares participaram das doações”, explicou o diretor.
A partir de toda mobilização, o aluno Tiago Lima Pimentel, do 7° ano da Escola Municipal Ginda Bloch, no Alto, acabou ganhando uma cadeira de rodas de uma doadora que se sensibilizou com a campanha. O pai de Tiago, presente no momento da doação, agradeceu a solidariedade. “Assim como nós, existem muitas pessoas que necessitam e não têm condições. Não só nós temos uma criança com necessidades especiais, então somos uma família privilegiada e abençoada por essa campanha”, agradeceu Damásio Pimentel.

Público lota Praça Olímpica para Missa Festiva e show do Padre Fábio de Melo.


Os teresopolitanos comemoraram o 122º aniversário de Teresópolis em grandes momentos de louvor e fé. No sábado, 6 de julho, dia do Aniversário da Cidade, Missa Festiva presidida pelo bispo diocesano Dom Gregório Paixão, e celebrada pelos padres do Decanato São Pio X, levou uma multidão para a Praça Olímpica Luis de Camões, na Várzea. Após a missa, os fiéis acompanharam o show do Padre Fábio de Melo. Em clima de integração e de respeito mútuo, o presidente do Copete (Conselho de Pastores de Teresópolis), pastor Roberto Pereira, prestigiou a celebração.
“É importante acreditar que nós podemos fazer a diferença, fazer sempre o bem e olhar belo bem comum. Vamos construir uma cidade melhor, mais capacitada, com mais mobilidade. Não podemos esquecer a família e o bem estar de todos”, disse o Vice-prefeito Márcio Catão, acompanhado de secretários e subsecretários da equipe de governo, bem como do Vereador Fábio Branco. Os festejos também foram prestigiados por equipe da Secretaria de Estado do Interior.
A Missa Festiva pelo Aniversário da Cidade marcou o lançamento oficial da Semana Missionária em Teresópolis, que será realizada de 15 a 21 de julho como forma de preparação para a Jornada Mundial da Juventude.
“Teresópolis é uma benção de Deus desde a sua fundação, desde os primeiros índios, os timbiras, que pisaram essas terras. Que a cidade cresça na paz, na alegria, e que seus habitantes sejam felizes e que, de modo especial, abram o coração para Deus”, desejou o bispo D. Gregório.
Depois da celebração, teve início o esperado show do Padre Fábio de Melo que, com seu carisma e mensagens de fé, levou o público a cantar em coro várias músicas durante aproximadamente duas horas, como 'Cara de família', 'Seu amor é demais', 'Tudo posso' e 'Tom de calma'.
As primeiras canções da apresentação foram do repertório religioso, intercaladas com mensagens de otimismo, de fé e esperança. O show foi encerrado com sucessos da MPB, como  ‘A vida do viajante’ (Luiz Gonzaga), ‘Disparada’ (Geraldo Vandré e Théo de Barros), ‘Pareço um menino’ (Fábio Jr) e ‘Calix Bento’, sempre  proporcionando ao público momentos de reflexão.
O Padre Fábio de Melo prestou homenagem às vítimas da tragédia de janeiro de 2011 e deixou a sua mensagem para a cidade. “O meu desejo em estar aqui é me juntar ao povo de Teresópolis para agradecer a Deus pela vida dessa cidade, sobretudo para pedir sempre as bênçãos para este lugar. Que Teresópolis continue, cada vez mais, caminhando rumo a esse progresso que o povo merece e precisa”.

Curso do Padrão Águias, ensina a fazer nutrientes para plantas a partir de lixo orgânico.


Curso de Compostagem doméstica ensina a fazer adubo aproveitando lixo orgânico. Para ver a matéria completa é só clicar no link abaixo, do Padrão Águias de Aventura Objetiva.


http://aventureirosaguia.ning.com/profiles/blog/show?id=3850587:BlogPost:40353&xgs=1&xg_source=msg_share_post

Praça de Esportes Radicais de Teresópolis foi reaberta

A Praça de Esportes Radicias de Teresópolis já esta reaberta. Como as rachaduras no cimento estavam levando perigo aos atletas, a Secretaria de Segurança decidiu fechar a praça para reforma. Ela esta sendo entregue ao público em excelentes condições.




A Praça
Inaugurada em 2004, a Praça de Esportes Radicais Alpinista Alexandre Oliveira é considerada pelos especialistas uma das melhores do Brasil. O projeto foi elaborado pelos técnicos da Federação de Skateboard do Estado do Rio de Janeiro (FASERJ). A pista conta com obstáculos em quartes, funboxes, rampas retas, caixotes, corrimãos, double set, minirrampa e outros obstáculos próprios para a prática de skate e semelhantes, como patins.

O nome da praça foi uma justa homenagem ao jovem teresopolitano Alexandre Oliveira, falecido em 1998, juntamente com Mozart Catão - o primeiro brasileiro a escalar o Monte Everest – pela face sul do Monte Aconcágua.