sábado, 22 de junho de 2013

Prefeitura seleciona professores. Inscrições para as 27 vagas oferecidas nos dias 27 e 28 de junho na Secretaria de Educação

Publicado em Diário Oficial nesta sexta-feira, 21, o edital do processo seletivo simplificado realizado pela Secretaria Municipal de Educação para a contratação temporária de 27 professores. São oferecidas 17 vagas para a disciplina de Língua Portuguesa e 10 para Geografia, no Ensino Fundamental. A seleção está sendo realizada porque já foram convocados todos os candidatos aprovados no último concurso público para professor, que foi promovido em 2011 pela Prefeitura, bem como o pessoal de cadastro reserva.
Os interessados devem ter curso superior completo, com licenciatura em Língua Portuguesa e Geografia. O salário é de R$ 1.930,17 para jornada de 16 horas semanais. A seleção dos candidatos constará de análise de currículo e prova de títulos, bem como de experiência profissional devidamente comprovada. 
As inscrições e entrega de documentos para avaliação de títulos serão feitas nos dias 27 e 28 de junho – quinta e sexta-feira da próxima semana – na sede da Secretaria de Educação (Av. Feliciano Sodré, 1083/2º andar – Várzea), no horário de 8h às 18h. Não será cobrada taxa de inscrição.
O candidato deverá apresentar currículo profissional, declaração de acumulação lícita de cargos, empregos ou funções públicas, comprovante de escolaridade (original e cópia de todos os títulos), além de cópia da carteira de identidade, CPF, título de eleitor, PIS/PASEP, certidão de nascimento ou de casamento e do certificado de reservista, bem como de comprovante de residência.
O resultado do processo seletivo simplificado será divulgado no dia 3 de julho, e o recurso, quando necessário, deverá ser apresentado no dia útil seguinte à divulgação do resultado final. A admissão do candidato aprovado será imediata, com contratação por seis meses, podendo ser prorrogada por igual período.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Jazz e Bossa Nova com o Trio Fred Rios no Shopping Comary.

Neste sábado dia 22 de junho teremos o Trio Fred Rios tocando o melhor do jazz e bossa nova á partir dás 15h.
Não percam, entrada franca!!! 

Secretaria de Educação, Meio Ambiente e UERJ, lançam Programa "ELOS de Cidadania"

A mesa formada por representantes das instituições envolvidas no
projeto ELOS de Cidadania
Com o objetivo de promover e apoiar a organização, o desenvolvimento e o fortalecimento de processos coletivos que fomentem a gestão participativa e integrada dos recursos hídricos e da biodiversividade da Mata Atlântica a partir da escola, as Secretarias Municipais de Educação (SME) e de Meio Ambiente e Defesa Civil e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) lançaram na tarde desta quarta-feira, 19, na Escola Municipal Maçom Lino Oroña, na Tijuca, o Programa Elos de Cidadania.
O programa tem como proposta proporcionar aos profissionais da educação, estudantes e comunidade escolar da rede pública de ensino uma formação que os qualifique para o desenvolvimento e o fortalecimento de ações integradas voltadas para o enfrentamento das vulnerabilidades e a gestão participativa dos recursos hídricos e dos remanescentes de Mata Atlântica existentes a partir da escola.
Representando o Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, no evento, a Diretora de Educação da SME, professora Carla Rabello, enfatizou a importância do projeto. “Essa parceria da Universidade com a Educação Básica é muito importante para diminuir a distância entre esses dois polos da educação. O conhecimento que a academia produz gera um ganho considerável, e a Secretaria Municipal de Educação fica feliz em participar dessa iniciativa”, disse a Diretora.
Entre as metas do Programa está a de incentivar a mobilização, em cada unidade escolar envolvida, de um grupo responsável pela criação de um Espaço Livre de Organização de Ações Socioambientais Locais (ELOS).  A ideia é facilitar a elaboração, implementação e a continuidade de ações voltadas para o enfrentamento das vulnerabilidades locais e, desse modo, reforçar o papel das escolas no controle social e na gestão ambiental pública.
O biólogo Leandro Coutinho, representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, destacou a importância da educação ambiental no futuro do município. “Teresópolis é uma cidade turística com foco predominante no ecoturismo. Se as belezas naturais que temos no município não forem preservadas a tendência é que percamos divisas, e a própria sobrevivência da cidade fica ameaçada. Por isso, nada melhor para garantir o futuro do que educarmos nossos estudantes”, lembrou Leandro.
Desenvolver diagnósticos socioambientais e elaborar histórias ambientais que propiciem um mais amplo entendimento dos diferentes fatores responsáveis pela configuração da situação atual da Mata Atlântica, bem como dos recursos hídricos da região, também são objetivos do Projeto, que ainda planeja desenvolver intervenções voltadas para a conservação do meio ambiente.
“Esse programa traz uma proposta de educação ambiental muito importante para nós, da Região Serrana, porque nos convida a dar um salto de qualidade na nossa visão de mundo e superar certas ingenuidades. Vamos fazer educação ambiental abraçando árvores, catando lixo, mas vamos perguntar também para onde vai esse lixo”, sugeriu o Coordenador de Educação Ambiental do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO), Marcos Gomes, também presente ao evento.
O Coordenador do Eixo Formal da Superintendência de Educação Ambiental da Secretaria de Estado do Ambiente, professor Fábio Leite, chamou a atenção para o papel da escola no projeto. “A proposta do ELOS se junta à escola pública. Vê a escola como um sujeito capaz de produzir ações, conhecimentos e visões sobre o seu território, que são indispensáveis para a gestão ambiental pública dessa região. A ideia é que a comunidade escolar seja protagonista nas tomadas de decisões”, apontou o Coordenador.
Em Teresópolis, as unidades escolares envolvidas no projeto são as escolas municipais Alcino Francisco da Silva (Volta do Pião) e Nossa Senhora de Fátima (Araras) e os colégios estaduais Fany Niskier (Albuquerque) e Centro Interescolar de Agropecuária José Francisco Lippi (Venda Nova).


quinta-feira, 20 de junho de 2013

Professores do UNIFESO lançam novos livros


Mauro Geller
O professor Mauro Geller, do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) e do Instituto de Pós-Graduação Médica Carlos Chagas, sobressaiu-se mais uma vez no cenário médico-científico internacional por ocasião do lançamento do livro “Pratical Biostatistics: a user friendly approach for evidence-based medicine”. Publicado pela editora Elsevier nos EUA, o livro foi lançado na New York University, na Cornell University e na Children’s Tumor Foundation em abril deste ano. De acordo com o professor Geller, no livro é apresentada de forma prática e fácil a utilização e a interpretação de instrumentos estatísticos, permitindo a análise de projetos a serem elaborados ou já executados, e ilustra os aplicativos, execução, desenho, metodologia de aplicação, elaboração de projetos científicos, testes diagnósticos e de terapias, sempre com foco na medicina baseada em evidências, que hoje é adotada nos currículos acadêmicos. 
Ana Alice de Carli
Já a professora Ana Alice de Carli, do curso de Direito vai lançar no dia 14 de junho no Rio de Janeiro o livro "Águas e seus Instrumentos de Efetividade", que a partir de uma visão holística e interdisciplinar aborda as múltiplas funções da água, as diferenças semânticas entre “direito à água”, o “direito de águas” e o “direito das águas”. De acordo com a professora Ana de Carli, ela trabalhou conceitos como sustentabilidade, gestão, governança, serviço público, desenvolvimento. A professora conclui observando que "o livro desperta as pessoas para a cidadania ecológica, além de mostrar como é necessária a solidariedade socio-hídrica para a preservação de um recurso natural que  é finito e essencial para todas as formas de vida e para o desenvolvimento econômico".

Presidente do PT/São Paulo, diz que partido errou ao interpretar a dimensão e as verdadeiras reivindicações do protesto.

O presidente estadual do PT em São Paulo, Edinho Silva, afirmou, em nota divulgada no início da tarde desta quinta-feira (20), que o partido não conseguiu interpretar a dimensão e as verdadeiras reivindicações da onda de protestos que tomou a capital paulista – e diversas outras cidades do Brasil – nos últimos 14 dias. E pediu para que seus correligionários se mobilizem no sentido de articular uma agenda de diálogo com os movimentos sociais, cada vez mais distantes do PT.
 
"O Partido dos Trabalhadores não teve a devida percepção social ao não interpretar a dimensão das manifestações, tanto nas redes sociais como nas mobilizações esporádicas do último período, como 'o nascedouro' de novos movimentos sociais que entravam em cena", diz a nota do presidente paulista.
 
A declaração de Edinho, que aponta para o que ele chama de "erros" do partido, vai de encontro ao discurso do presidente nacional do PT, Rui Falcão, que, no início da noite de quarta-feira (19), divulgou uma nota convocando a "militância petista" para sair às ruas no protesto marcado para às 17h desta quinta-feira (20), em São Paulo.
 
Batizado de "Onda Vermelha", um ato foi convocado nas redes sociais bem perto da concentração para a passeata organizada pelo Movimento Passe Livre (MPL), que liderou os protestos na capital paulista. As mensagens convidam simpatizantes do PT, PCdoB, PCBR, CUT, MST, entre outros, a se vestirem de vermelho e irem às ruas em apoio ao governo da presidente Dilma Rousseff e discutirem temas como a reforma política. Apesar da convocação pública, Rui Falcão não deve ir ao evento.
 
Em São Paulo, os protestos eram contrários à atuação de partidos políticos durante os atos. Bandeiras, bonés e camisetas de organizações políticas que apareciam durante o percurso eram, na maioria das vezes, vaiados.
 
Em postagens nas redes sociais, alguns manifestantes chamam o PT de "oportunista" por causa da mobilização para o ato desta quinta que, segundo eles, será para "celebrar a vitória popular" e prestar solidariedade às cidades que ainda não conseguiram a redução da tarifa para o transporte público. 
 
Ao ser isolado pelo PT e pelo governo federal, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), telefonou para o governador Geraldo Alckmin (PSDB) e pediu uma reunião no fim da tarde de quarta-feira (19). Decidiram que a redução da tarifa de R$ 3,20 para R$ 3 era inevitável após os dias de protestos e os atos de violência na terça-feira (18).
 

quarta-feira, 19 de junho de 2013

CULTURA: Projeto Villa-Lobos In Jazz é apresentado aos alunos do Centro Educacional Beatriz Silva

O grupo Villa-Lobos in Jazz se apresenta no C. E. Beatriz Silva
 O Centro Educacional Beatriz Silva, na Barra do Imbuí, serviu de palco para uma apresentação do Projeto “Villa-Lobos in Jazz Conta o Brasil e Suas Histórias”, da Escola de Música Villa-Lobos. O projeto, idealizado pelo baterista do grupo, Otávio Garcia, é voltado para crianças e jovens estudantes e tem como objetivo formar público com cunho educativo e cultural.
A diretora da escola, Jane Lara Motta, agradeceu ao Sesc Teresópolis por possibilitar o evento e enfatizou sua importância para a comunidade escolar. “Realmente o projeto é maravilhoso! Poder levar esse tipo de cultura para nossos meninos não tem preço. Foi um dia super diferente, já que esses alunos não estão acostumados com apresentações culturais. É nosso dever, enquanto educadores, mudar isso, abrir horizontes, trazer novas oportunidades. Mostrar que Jazz e Villa Lobos podem caminhar juntos”, analisou a diretora.
Alunos aguardam o início da apresentação
 Após temporadas de apresentações que resultaram em sucesso de público e crítica positiva no Brasil e no exterior, o projeto “Villa-Lobos in Jazz” circula pelo Estado do Rio de Janeiro, apresentando um concerto só com obras de Villa-Lobos. Com uma abordagem original jazzística, mas muito familiar ao ouvido do grande público, a obra de Heitor Villa-Lobos ganhou arranjos inovadores, reunindo grande parte do folclore brasileiro e resgatando, através da memória afetiva e auditiva do público, as cantigas ouvidas na infância.
O idealizador do projeto que leva essas músicas às escolas, o baterista Otávio Garcia, enfatiza o aspecto cultural da apresentação. “Fazemos o concerto e de uma forma sutil, delicada, contamos um pouco da história do Brasil, falamos um pouco sobre Villa-Lobos. Queremos levar uma visão da história e da música diferente daquela ensinada na escola”, disse Otávio.
Para o Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, iniciativas como essas são sempre muito bem vindas nas unidades escolares da Rede Municipal. “Precisamos formar cidadãos completos, com visões críticas do mundo e capazes de absorver e entender um universo cultural mais amplo que suas janelas. A escola, quando promove eventos como esse, cumpre seu papel neste sentido”, finaliza o secretário.

Ação integrada da Divisão de Vigilância Ambiental e Saúde estará no Rosário‏, nesta sexta. A ação inclui combate ao mosquito da dengue, desratização e controle da qualidade da água.


Nesta sexta-feira, dia 21, equipes da Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, realizarão uma ampla ação integrada no Rosário. Visitas domiciliares para investigar a existência de focos do mosquito transmissor da dengue, desratização, controle da qualidade da água e orientação sobre o descarte adequado do lixo são alguns dos serviços que serão realizados.
A ação já aconteceu em Cruzeiro, no interior do município, e nesta terça-feira, 18, foi realizada no bairro Jardim Serrano. De acordo com Alonso de Faria, coordenador da Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde, “o objetivo é promover um trabalho comunitário com maior abrangência, orientando os moradores sobre os fatores de riscos ambientais que interferem na saúde humana e tomando as medidas necessárias de prevenção e controle”.

Secretaria de Obras: Prefeitura constrói o 5º muro de contenção na rua 6 de julho

A Secretaria de Obras e Serviços Públicos da Prefeitura de Teresópolis, está construindo o 5º muro de contenção na Rua Seis de Julho, na Quinta Lebrão. O bairro também já foi contemplado com mais 2 muros de contenção, um na rua 21 de Abril e outro na Rua Sete de Setembro. Para evitar novos deslizamentos e dar maior sustentação às vias, os muros bem reforçados  e estão sendo construídos em locais onde aconteceram desmoronamentos de terra causados pelas chuvas.
Outra equipe constrói, na mesma rua, uma rede de drenagem com cerca de 30 metros de extensão e duas caixas de passagem para coletar as águas de chuva. Em maio, durante a construção do outro muro, foram feitos reparos em trecho de uma galeria de águas pluviais, com desobstrução e substituição de manilhas.


terça-feira, 18 de junho de 2013

Festival "Dançando contra a Fome", atraiu público todos os dias e fez doação de alimentos ao Lar Tia Anastácia.


No último fim de semana, dias 14, 15 e 16 de junho, foi realizado na Casa de Cultura Adolpho Bloch o 3º Festival Dançando Contra a Fome de Teresópolis. Organizado pelo grupo de dança de rua Top Street Dance, com apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, o evento, de caráter beneficente, teve como objetivo fomentar a cultura, estimular o senso artístico e social dos participantes, e ainda arrecadar alimentos não perecíveis. Durante o evento, 201 quilos de alimentos foram arrecadados e doados ao Lar Tia Anastácia.
            O festival contou com três dias de atividades. Na sexta, 14, foram realizadas apresentações de música e danças com tema gospel. No sábado, 15, foi o Dia da Cultura Urbana, com apresentações de hip hop, dança de rua, rap, funk e free step. E, no domingo, 16, foram apresentadas coreografias de jazz, balé, sapateado, dança de salão e dança do ventre. Companhias de dança de Teresópolis e de Petrópolis estiveram presentes.
            De acordo com o organizador, Marcelo Cruz, diretor do grupo Top Street Dance e titular do curso de dança de rua oferecido pela Secretaria de Cultura, o festival foi bastante positivo. “Tivemos bom público todos os dias e, com isso, alcançamos nosso objetivo, arrecadando 201 quilos de alimentos, que já foram repassados ao Lar Tia Anastácia. Além disso, pudemos reunir alunos, professores e amantes da dança, em suas diversas modalidades, em uma gratificante e saudável troca de experiências”, comentou.
            O Festival Dançando contra a Fome teve início em 2001, com o intuito de arrecadar donativos para as crianças que faziam aulas de dança, e se transformou em projeto com ações sociais abrangendo toda a Região Serrana. Em 2007 e 2008, teve as primeiras edições realizadas em Teresópolis, retornando ao município agora, em 2013, com a terceira edição.
            Ao longo de 12 anos de existência do evento, já foram arrecadados quase oito toneladas de roupas, brinquedos, agasalhos, livros e alimentos, doados a instituições filantrópicas da Região Serrana. “Ações como esta são importantes não só pelo estímulo às manifestações artísticas, como também pelo caráter social. Organizado por um de nossos professores, o festival reuniu diversas modalidades de dança em um único evento, promovendo um intercâmbio cultural e, ao mesmo tempo, possibilitou importante auxílio a uma das maiores instituições beneficentes de Teresópolis. Parcerias assim só trazem benefícios para o desenvolvimento de Teresópolis”, avalia o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.


Vão começar as obras de revitalização da Praça Governador Portela.

A Secretaria de Obras e Serviços Públicos está se preparando para iniciar, nos próximos dias, as obras de revitalização de mais um espaço público. Desta vez, será contemplada a Praça Governador Portella, situada atrás do prédio da Prefeitura, na Várzea.
O responsável pela recuperação é o subsecretário de Serviços Públicos, Beto Rosa, que na tarde desta segunda-feira, 17, esteve no local, acompanhado da secretária dos Direitos da Mulher, Alessandra Rosa, e assessores, projetando os serviços que serão feitos no local.
Segundo Beto Rosa, a praça receberá serviços importantes, com a recuperação do piso, dos brinquedos do parque infantil e dos bancos, bem como do muro que cerca a área de lazer. Tratamento paisagístico, com a reforma dos canteiros existentes e a construção de novos, plantio de mudas nativas da região e de grama e poda de árvores, completam a revitalização.
Beto Rosa adiantou que uma equipe de 12 homens vai atuar na recuperação do espaço. “Vamos trabalhar firme para recuperar a praça, que vai receber uma mesa de pingue-pongue, entre outras melhorias”, destacou.
De acordo com a Secretária de Direitos da Mulher, Alessandra Rosa, os serviços começarão imediatamente. “A praça será preparada para melhor receber as crianças e as famílias, dando mais alegria ao local”, disse Alessandra.
Em maio, o prefeito Arlei entregou a Praça Nossa Senhora Aparecida, no bairro de São Pedro, totalmente reformada à população. Dando continuidade ao programa de recuperação de espaços públicos determinado por Arlei, estão em andamento as obras de recuperação da Praça Francisco Graciano da Silva, na Beira Linha.

FESO prorroga as inscrições para o processo seletivo dos Postos de Saúde da Família (PSF)

Professora Verônica Santos Albuquerque,
Reitora do UNIFESO
Foram prorrogadas até o dia 28 de junho as inscrições para o processo seletivo destinado ao provimento de vagas para contratação temporária de profissionais para as equipes de atenção básica – Estratégia Saúde da Família – do município de Teresópolis, realizado pela Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). As inscrições podem ser feitas das 9h às 12h e das 14h às 17h, na Secretaria Geral de Ensino, no Campus Sede (Av. Alberto Torres, 111 - Alto - Prédio Arthur Dalmaso). A prova escrita que constitui a primeira fase foi adiada para o dia 11 de agosto.
A ficha de inscrição e o edital com a relação dos documentos necessários e todas as demais informações a respeito do processo seletivo estão disponíveis no site do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO): <www.unifeso.edu.br>.
 Vagas
São ofertadas um total de 178 vagas em dez cargos para profissionais de nível superior (enfermeiro, farmacêutico e médico), nível médio (agente comunitário de saúde, auxiliar administrativo, digitador, recepcionista, técnico de manutenção predial e técnico de enfermagem) e nível fundamental (auxiliar de serviços gerais), com remuneração que varia de R$ 832,10 a R$ 12 mil e carga horária de 20 a 40 horas semanais, dependendo do cargo.
Segundo a professora Verônica Santos Albuquerque, Reitora do UNIFESO, “a prorrogação das inscrições e o novo cronograma do processo seletivo foram feitos a pedido da Secretaria Municipal de Saúde de Teresópolis”. No fim da tarde desta terça, 18, já haviam 755 candidatos inscritos no processo seletivo.

3ª Conferência Municipal de Cultura na próxima semana

Na quarta-feira da próxima semana, dia 26 de junho, será realizada a 3ª Conferência Municipal de Cultura de Teresópolis. Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, o evento será realizado na Casa de Cultura Adolpho Bloch, das 8h30 às 18h, e tem como objetivo concluir a definição das políticas públicas a serem adotadas para a área cultural em Teresópolis.

Na ocasião, será apresentado à sociedade o Plano Municipal de Cultura, elaborado a partir das propostas nascidas nas duas conferências anteriores, e a minuta da Lei que dispõe sobre o Sistema Municipal de Cultura. O procedimento finaliza a criação do CPF (Conselho, Plano e Fundo) da Cultura de Teresópolis, o que vai agilizar o repasse de recursos para o desenvolvimento do setor, permitindo inclusive o repasse direto fundo a fundo.

“A realização da 3ª Conferência representa mais uma oportunidade para concluir a questão das políticas públicas culturais da cidade, legitimando este processo como um exercício democrático de cidadania. Teremos um dia inteiro de debates, troca de ideias e informações, com a participação da sociedade e de autoridades no assunto, definindo os rumos da cultura em Teresópolis”, comenta o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.

A 3ª Conferência Municipal terá a participação de representantes de instituições culturais e educacionais, de associações, de organizações não-governamentais, do poder público e da sociedade civil. Com relação aos eixos temáticos, seguirá o cronograma da 3ª Conferência Nacional de Cultura, que será realizada em novembro tendo como tema “Uma Política de Estado Para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura”.

Na programação em Teresópolis, estão previstas mesa redonda e apresentações de entidade culturais, nas esferas municipal, regional, estadual e federal, incluindo abordagem da Secretaria de Cultura, a respeito das ações executadas e do próprio documento do Plano Municipal de Cultura. Ainda durante o evento, serão eleitos os delegados municipais que representarão Teresópolis durante a Conferência Estadual de Cultura, a ser realizada em julho deste ano. A 3ª Conferência de Cultura de Teresópolis tem apoio do Ministério da Cultura (MinC) e da Secretaria Estadual de Cultura.

As inscrições para a 3ª Conferência de Cultura de Teresópolis serão realizadas no próprio dia 26 de junho, na Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek, s/nº - Araras), no período de 8h30 às 9h30.

Plano de Cultura
Será realizada nesta quarta-feira, 19 de junho, às 18h, na Sala dos Conselhos (Rua Nilza Chiapeta Fadigas, 190 – Centro), reunião extraordinária do Conselho Municipal de Cultura para a aprovação do Plano Municipal de Cultura. O encontro foi definido da última reunião regular do conselho, ocorrida em 29 de maio.

Programação da 3ª Conferência Municipal de Cultura de Teresópolis
Dia 26 de junho – Casa de Cultura Adolpho Bloch
8h30 às 9h30 – Credenciamento
9h30 às 10h – Café
10h às 15h – Abertura e composição da mesa
10h15 às 1045 – Apresentação da Secretaria Municipal de Cultura
10h45 às 11h15 – Apresentação da Secretaria Estadual de Cultura
11h15 às 11h45 – Apresentação do Ministério da Cultura
12h às 13h45 – Almoço
13h45 às 14h – Reabertura e composição da mesa
14h às 16h – Mesa redonda
16h às 16h30 – Apresentação do Fórum Municipal de Cultura
16h30 às 17h – Apresentação do Fórum Serrano de Gestores de Cultura
17h às 17h30 – Eleição dos delegados para a Conferência Estadual de Cultura
17h30 às 17h45 – Informes da Secretaria de Cultura
17h45 – Encerramento

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Realizada hoje, no Teatro Municipal, mais uma reunião entre funcionários dos PSFs e representantes do governo.

Auditório cheio tendo à frente o advogado contratado pelos funcionários,o Secretário de Governo José Carlos Cunha e os vereadores Dr. Carlão e Da Ponte.


Reunião hoje com os funcionários do PSFs de Teresópolis, teve a presença de um  advogado contratado pela categoria, do Secretário de Governo José Carlos Cunha e dos vereadores Dr. Carlão e da Ponte. 

Os funcionários procuram caminhos jurídicos para não serem demitidos logo após os dois meses de contrato que fizeram com a FESO. Esse seria o prazo estimando para que os candidatos selecionados estivessem aptos a iniciar o trabalho. 

O prazo para inscrição, segundo o Edital, terminaria amanhã, mas o Secretário de Governo, José Carlos Cunha, conseguiu junto a direção da Instituição que ele fosse prorrogado até sexta. Com esse novo prazo, ficou marcada para amanhã uma reunião com os representantes da FESO para discutir a questão. 

Secretário e vereadores ouvindo atentamente os presentes
O Secretário disse também que o Governo esta ao lado dos funcionários e que, a parte as questões legais,  tudo será feito para que eles possam prosseguir nas suas funções. A intenção dos funcionários é que a FESO contrate pessoas para preencher as vagas e não para substituir quem já esta tralhando. Alguns pacientes dos PSFs também estiveram presentes,e saíram em defesa dos funcionários, alegando que são pessoas que entram nas suas casas há anos e são muito bem atendidos.




Sucesso de público no MMA Fight Show neste último sábado.

Teresópolis recebeu no último sábado, 15, a segunda edição do MMAFight Show. Organizado pela Lion Fightwear, com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, o evento foi realizado no Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara, o Pedrão, e atraiu o público, que prestigiou os atletas locais e grandes nomes das artes marciais, como Carina Damm e Fernando Bruno.
O Prefeito Arlei prestigiou o evento acompanhado da primeira-dama, Alessandra Rosa, também secretária dos Direitos da Mulher, do vice-prefeito, Marcio Catão, dos secretários de Esportes e Lazer, Luiz Carlos Oliveira, de Segurança Pública, Marcos Antônio da Luz, de Obras e Serviços Públicos, Denílson Moraes, de Defesa Civil, Coronel Roberto Silva, de Fiscalização de Obras Públicas, Carlos Antônio Lopes Oliveira, e de Planejamento, Luiz Fernando Souza Filho. Compareceram também os vereadores Maurício Lopes – presidente da Câmara Municipal, Da Ponte, Luciano Ferreira, Dr. Carlão, Dr. Antônio Francisco e Dr. Habib.
Com oito lutas espetaculares, o evento atingiu as expectativas dos organizadores. “Essa segunda edição do MMA Figth Show atendeu todas as nossas metas. Primeiro porque Teresópolis sempre foi conhecida como a meca do MMA, e segundo porque o público compareceu, torceu e participou”, destacou o organizador, Alexandre Ceotto.
Quem abriu a noite foi o teresopolitano Michel Oliveira, da Globe Fight, que venceu o atleta Bruno Ruiz, da Flávio Serafim Jiu Jitsu, com nocaute técnico. “Eu trabalhei muito pra isso, foram três meses de treinamento intenso pra conquistar essa vitória. É um sonho”, comemorou Michel Oliveira, após a vitória.
Além dos atletas locais, o evento contou com dois grandes nomes do MMA nacional, Carina Damm e Fernando Bruno. A “Barbie do MMA” enfrentou Jessica Suellen e nocauteou a rival em apenas 49 segundos de luta. Fernando Bruno, da Nova União, também não teve muito trabalho. O atleta mostrou seu jiu-jítsu e levou o peruano Charlie Escorpio ao solo com apenas 40 segundos de combate.
O evento também premiou os atletas com a melhor finalização, melhor nocaute e a melhor luta. Felipe Arinelli “Mongo” recebeu o prêmio pela melhor finalização, vencendo Mauro Malony com um mata-leão. O melhor nocaute ficou por conta da fera Carina Damm, e o melhor combate da noite foi para Elton Costa e Guilherme Cadena.
O evento também homenageou quem fez história no MMA, como o Mestre Carlos Antônio Rosado, o 

INEA define novas obras a serem realizadas nos bairros atingidos pela tragédia.

O encontro reuniu João Grilo Carletti, Gerente da Obra, e Maria Alice, gerente de projetos, pelo Inea, e pela Prefeitura, os secretários municipais Denílson Moraes, de Obras e Serviços Públicos, e Carlos Antônio Lopes de Oliveira, de Fiscalização de Obras Públicas, além de assessores.
Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira, 10, o INEA (Instituto Estadual do Ambiente) apresentou à Prefeitura de Teresópolis os trabalhos de infraestrutura já realizados nas regiões da Posse, Campo Grande e vizinhança, áreas seriamente afetadas pela tragédia de janeiro de 2011 no município.
São trabalhos que continuam em andamento e que visam não só minorar os estragos causados pela chuva, como também dar um novo curso aos rios Príncipe e Imbiú, além de construir muros de contenção para fortalecer a parte estrutural, devolvendo a tranquilidade para os moradores e todos aqueles que se utilizam das vias e entornos.
O encontro reuniu João Grilo Carletti, Gerente da Obra, e Maria Alice, gerente de projetos, ambos da equipe técnica do INEA, além de André Moreira, Renata Simão, Luciana, Miguel Figueiredo e João Carlos Ferreira, representantes da empresa Dimensional, vencedora da licitação e contratada para executar a obra. Pela Prefeitura, acompanharam a apresentação os secretários municipais Denílson Moraes, de Obras e Serviços Públicos, e Carlos Antônio Lopes de Oliveira, de Fiscalização de Obras Públicas, além de assessores.
Segundo João Grilo, a parte estrutural da obra já está chegando ao fim, com intervenções em diversos pontos ao longo da extensão da Estrada José Gomes da Costa Júnior, principalmente em volta do rio. “A extensão da obra em todos os pontos atingidos já está feita na parte estrutural. Agora estamos chamando a Prefeitura para acertar os detalhes da segunda fase, quando faremos a reurbanização, a fim de darmos uma nova cara ao local com o parque fluvial, que conta com área para alagamento nos períodos de cheia. No entorno, estão sendo implantadas algumas novidades, como arborização e plantio de grama, além da construção de uma ciclovia”, disse.
João Grilo ainda afirmou que a Ponte do Imbuí, que dá acesso à Cascata do Imbuí e à Posse, também está com problemas estruturais, e deverá receber reforma. “No primeiro momento, foram feitas as obras emergenciais. Agora, vem a segunda parte, para a recuperação paisagística, embelezamento e funcionalidade, com o redimensionamento e a correção do curso do rio para suportar o aumento do volume da água no período das chuvas. Nossa intenção é  impactar o mínimo possível e manter um trabalho seguro, desde a Ponte do Imbuí até o Rio Príncipe”.
Grilo falou também da necessidade de remoção de algumas famílias que ainda se encontram em áreas de risco na região. “Temos também a necessidade de remover algumas famílias, que tiveram as casas danificadas e invadidas pela água, e que estão em área de risco. Mas com todo o cuidado e após cadastro e negociação. A remoção acontecerá após o pagamento da negociação. Mais de 1.500 famílias da Região Serrana já foram removidas, sem traumas. Nosso trabalho agora está voltado para à normalidade dos cursos dos rios e da vida das pessoas”, completou.

 O INEA ainda informou que na área do Campo Grande as negociações estão em andamento com as famílias, preparando processo para pagamento e remoção, uma vez que não adianta fazer uma obra bonita e funcional se as pessoas, ainda, permanecerem em área de risco.
Já a gerente de projeto do INEA, Maria Alice, lembrou que o plano agora em desenvolvimento envolve a construção de parques fluviais na área dos rios Príncipe e Imbuí, com a construção de barragem na cabeceira do Rio Príncipe. “Trata-se de uma grande intervenção, que vai garantir o controle das cheias da região. A ideia é garantir para a população um local seguro, agradável, com qualidade de vida, bem como proporcionar um aumento de turismo na região. Na segunda fase serão feitas obras de urbanização, iluminação elétrica, parque fluvial e barragem. As obras estão sendo feitas até agora com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do Governo Federal, além dos recursos estaduais de emergência”, destacou.
Segundo o Secretário Municipal Denílson Moraes, de Obras e Serviços Públicos, as obras são feitas em parceria entre a Prefeitura e o Estado. “A parceria com o Governo do Estado é muito importante, e sem ela não conseguiríamos resolver os problemas desta região, dos rios Príncipe e Imbuí. São obras muito grandes. Acompanhamos desde o início e agradecemos a todos em nome do Prefeito Arlei”, declarou Denilson.
O Secretário Carlos Antônio, de Fiscalização de Obras, também elogiou as obras já realizadas. “Com os acessos refeitos, temos mais tranquilidade para trabalhar, restando apenas o processo de acabamento, que também é importante. Estamos pedindo ajuda do INEA para uma intervenção na Ponte do Imbuí, que precisa ser reforçada. Tudo isso é muito importante para recuperar a auto-estima de toda a região afetada pelas chuvas”, concluiu.