sábado, 15 de junho de 2013

UNIFESO: professores Valter Tavares e Manoel Pombo, participam de Seminário em Brasília - ENADE.


Os professores Valter Tavares e Manoel Pombo, coordenadores dos cursos de Farmácia e Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), respectivamente, representaram a Instituição no Seminário do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) 2013, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) em Brasília, no dia 5 de junho.

O encontro teve como principal objetivo explicar os aspectos operacionais da aplicação do exame e as fundamentações da elaboração deste processo avaliativo aos representantes das IES. Também foram abordados temas como enquadramento dos cursos nas áreas que serão avaliadas, processo de inscrição dos participantes e o papel da avaliação no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES.

Para o professor Valter a participação no evento foi bastante instrutiva, tendo em vista a importância e a qualidade das informações obtidas nas palestras realizadas no período da manhã e tarde, dentre as quais ele destacou que “um dos objetivos do ENADE é o de contribuir para a avaliação dos cursos de graduação por meio da verificação das competências, habilidades e conhecimentos desenvolvidos pelos estudantes, e que a participação dos nossos estudantes na avaliação do ENADE é de suma importância, pois se constitui em componente curricular obrigatório a ser cumprindo, sem o qual o processo de formação não está completo”.

Na visão do professor Manoel Pombo, a participação permitiu uma melhor compreensão dos objetivos da realização do ENADE, principalmente como um instrumento de avaliação formativa das IES no Brasil. “O ENADE tem sua elaboração estruturada em princípios avaliativos que nos permitem ter uma visão de grupo e não uma avaliação individual de cada estudante. Fica claro que uma participação comprometida dos nossos concluintes nesta avaliação nos dá mais uma ferramenta, dentre as diversas que já temos, para evoluirmos no aprimoramento de cada curso”, alertou o coordenador da Medicina.

Cursos que farão ENADE 2013

No UNIFESO, os cursos que farão o ENADE em 24 de novembro 2013 são Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária e Odontologia. O exame é componente curricular obrigatório e o estudante que não realizar a prova não poderá colar grau e receber o seu diploma enquanto não regularizar sua situação. O Inep divulgará até o dia 20 de setembro a lista dos estudantes que participarão do ENADE 2013. O estudante que não receber o Cartão de Informação do Estudante poderá informar-se junto ao coordenador do seu curso, na página do Inep www.inep.gov.br ou no programa Fala Brasil, pelo telefone 0800-616161 (ligação gratuita). Consulte no site do UNIFESO, em Sou Aluno > Informações, a Portaria Normativa e o Manual do ENADE 2013.

Realizada na tarde desta quarta-feira, 12, uma palestra de sensibilização pela passagem do Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes,

Realizada na tarde desta quarta-feira, 12, uma palestra de sensibilização pela passagem do Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em maio. A ação atendeu orientação da Superintendência de Proteção Social Especial, vinculada à Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, que vem mobilizando todos os 92 municípios fluminenses a participarem da campanha.
Tendo como público-alvo as famílias atendidas pelo CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social), vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, a palestra foi ministrada pela assistente social Tânia Luna e pela psicóloga Mônica Moreira, da Vara Criminal de Teresópolis.
“O objetivo foi sensibilizar as pessoas sobre essa situação e fazer com que cada adulto se sinta responsável por alertar as autoridades quando perceber algum tipo de abuso ou violência contra a criança e o adolescente”, pontuou a Secretária Graça Granito, que acompanhou a palestra junto com a Subsecretária Alair Sampaio Ramos da Silva e a equipe técnica do CREAS.
Contado com uma equipe formada por psicóloga, pedagoga e assistente social, o CREAS tem como função atender pessoas e famílias vítimas de violência e que tiveram seus direitos violados, ou vínculos familiares rompidos. Atualmente o setor faz o acompanhamento de aproximadamente 840 famílias. De acordo com a psicóloga Aparecida Ximenes, 30% dos relatos dessa clientela são relativos a violência e abuso sexual, negligência, maus tratos e bullying.
Instalado na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social (Av. Alberto Torres, 1148 – Alto), o CREAS funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Prefeitura asfalta Estrada Michael Rucker, no Salaco


Mais de 15 agentes trabalharam durante a quarta-feira, 12 de junho, no calçamento da Estrada Michael Rucker, no Salaco. Um trecho da rua, considerado mais crítico, recebeu asfaltamento completo, porém o restante da via teve o pavimento recuperado com a operação tapa-buracos.

A dona de casa Rosa Maria Martins, que já mora na cidade há 20 anos, acompanhou o trabalho de asfaltamento, no Salaco, durante a manhã desta quarta-feira e parabenizou a medida. “Só nós, moradores, conhecemos as dificuldades desse bairro. Quem mora aqui não esconde a alegria de ver as ruas ganhando vida nova”, disse.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Dia de Camões é comemorado na Casa de Portugal com palestra, coral, dança folclórica e coquetel.

Foi comemorado no último dia 13, na Casa de Portugal, o Dia de Camões. A cerimônia foi aberta ao público e contou com palestra da professora e escritora Neli Pampillón, que dissertou sobre questões referentes a língua portuguesa, explicando entre outras coisas, a origem de determinadas expressões utilizadas na linguagem popular. 

Após a palestra, tivemos a apresentação do Coral da Casa de Portugal, sob a regência da maestrina Celia Seabra. Na sequencia, números de dança regional com o Rancho Folclórico da Casa de Portugal. 

Hebe Otto recebe Voto de Congratulações
Foi também entregue a atual presidente da Casa de Portugal, Hebe Otto,  um Voto de Congratulações enviado pelo vereador Dr. Habib, que não pode comparecer mas fez-se representar pela assessora Ana Lima. 

O evento terminou com um delicioso coquetel oferecido aos presentes em momentos de descontração e confraternização. 

Clique para aumentar as fotos.













quinta-feira, 13 de junho de 2013

Ações da Prefeitura: Construção de nova rede de drenagem de águas pluviais no Vale do paraíso

Ação da Prefeitura esta sendo providencial e diária. Isso é muito bom.
Com mais de 50 metros de extensão, outra rede de drenagem está sendo construída no Vale do Paraíso, na Rua dos Artistas. O local precisou de uma nova rede, uma vez que a antiga não comportava mais o volume de águas pluviais, dejetos e gordura. Esse tipo de serviço é essencial e esta sendo executado pela Prefeitura em diversas ruas da cidade de acordo com as necessidades locais, o que garante maior tranquilidade a população.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Polícia prende dois jovens moradores do Caleme que traziam drogas do Rio

Dois homens foram detidos na noite desta segunda-feira (10) tentando entrar com drogas em Teresópolis.. A dupla, um jovem de 19 anos e um menor de 17, vinha do Rio de Janeiro e estaria trazendo a carga para ser comercializada no município. Eles foram detidos dentro de um coletivo que faz a linha Teresópolis-Rio de Janeiro quando chegava na cidade, na localidade do Alto do Soberbo.

A ação foi da guarnição de Patrulhamento Tático Móvel (Patamo) da Polícia Militar (PM) que fazia o patrulhamento de rotina na entrada da cidade. Os policias abordaram o coletivo e avistaram dois homens em atitude suspeita. Na revista, os policiais encontraram com a dupla uma mochila contendo 154,1 gramas de maconha, 17,1 gramas de cocaína, 1,6 grama de haxixe e ainda dois vidros de preparado de solvente para inalação, conhecido como “cheirinho da loló”. Além dos entorpecentes, os jovens também tinham R$ 339 em espécie.

De acordo com os policiais, os jovens são naturais da cidade e são moradores do bairro Caleme. Ainda segundo a polícia, eles teriam comprado a droga no Rio de Janeiro para ser vendida em Teresópolis. Os homens foram encaminhados para a 110ª Delegacia de Polícia, no Alto, onde o menor foi apreendido e acompanhado pelo Conselho Tutelar do município. O maior foi preso e vai responder por tráfico de drogas.


(G1)

terça-feira, 11 de junho de 2013

Maurício Lopes solicita ao Executivo a construção de mais uma creche no bairro de São Pedro.

Lopes quer uma nova creche no São Pedro
O presidente da Câmara Municipal, Maurício Lopes, é o autor da Moção 484/13, que solicita ao executivo a construção da mais uma cheche no bairro de São Pedro. "O São Pedro é um bairro muito populoso, e precisa de pelo menos mais uma creche para que a grande quantidade de mães com filhos pequenos possam ser melhor atendidas. Muitas dependem de uma vaga na creche para poderem trabalhar", disse. Num levantamento feito pelo TERESÓPOLIS 24 HORAS há cerca de 3 meses, detectamos essa carência de vagas, tendo sido o problema citado inúmeras vezes por moradoras do bairro. A construção de uma nova creche vai atender em cheio a essa demanda e ajudar as mães do S. Pedro a terem a tranquilidade necessária quando deixam seus filhos para ir trabalhar. Além disso, a população do S. Pedro, o bairro mais populoso de Teresópolis, não para de crescer.

Capette - Casa do Pequeno Trabalhador de Teresópolis, vai inaugurar Brinquedoteca e Sala de Informática. Apoio é do Rotary.

A Casa do Pequeno Trabalhador de Teresópolis inaugura a Sala Brinquedoteca no próximo dia 17. A iniciativa acontece em parceria com a Casa da Amizade (Rotary Teresópolis e Rotary Paquequer), responsável pela doação de toda a estrutura. Esta parceria é também a primeira efetivada pela Capette, após a diretoria ter realizado ampla reforma ao longo de nove meses.
Julieta Francis Pampillon, Presidente da Casa da Amizade, ressalta que a houve muita motivação em apoiar a Capette e oferecer condições para que as crianças possam ter aperfeiçoamento educacional através da Sala Brinquedoteca.  Trata-se de um espaço para estimular a criança a brincar com acesso a grande variedade de brinquedos educativos.
A Capette já tem outra inauguração para breve, que será a Sala de Informática em parceria com a Alterdata, maior empresa do Brasil em programas para contabilidade.
A instituição foi fundada em 1974 pelo Jornalista, Barbosa Lima Sobrinho, personalidade nacional como Presidente da ABI e líder político, e pelo Desembargador, Oliveira e Silva, destacado jurista do Estado do Rio de Janeiro.



Dragagem dos Rios: Rio Cruzeiro em Santa Rita esta sendo dragado. Logo após, a draga volta ao Paquequer para finalizar o serviço..

Após dragagem,  Paquequer aumenta sua capacidade de vazão

A dragagem do Rio Paquequer ainda esta em andamento. A Draga está percorrendo todos os pontos do rio onde é necessário ou possível dragar. Nesse momento, ela se encontra no Rio Cruzeiro, em Santa Rita, onde a necessidade de dragagem se fazia urgente. Após completar o trabalho no rio Cruzeiro, a máquina volta ao Paquequer para finalizar o serviço. Com essa dragagem, o Rio Paquequer e o Cruzeiro aumentam muito a sua capacidade de vazão, trazendo mais tranquilidade aos teresopolitanos em relação as chuvas.

Defesa Civil: teste mensal avalia 26 sirenes em Teresópolis

Das 24 sirenes do Sistema de Alerta e Alarme implantado em Teresópolis pelo Governo do Estado, duas necessitaram de verificação mecânica: a da Ilha do Caxangá e uma no bairro Quinta Lebrão. A constatação foi feita durante o teste mensal dos equipamentos realizado na manhã desta segunda-feira, 10 de junho.
Em relação às sirenes instaladas pela Prefeitura no 2º Distrito, a da Escola Municipal Nadir Veiga Castanheira, em Três Córregos, precisou de ajuste mecânico. Já a sirene implantada na Escola Municipal Maria Mendes, na localidade de Cruzeiro, funcionou perfeitamente. Os equipamentos têm a função de disparar quando o nível de água dos rios vizinhos aos prédios escolares atinge um nível crítico, indicando a possibilidade de transbordamento.
Como acontece todos os meses desde 2011, o teste foi realizado e supervisionado da Sala de Operações da Defesa Civil Municipal, na Tijuca, com acionamento por sistema remoto, através da internet. O objetivo da verificação é checar o funcionamento e corrigir possíveis problemas.
 A verificação foi acompanhada por equipe da Secretaria Estadual de Defesa Civil, por integrantes da Cruz Vermelha Brasileira em Teresópolis e da Rede Nacional de Emergência de Radioamadores. Nas comunidades onde as sirenes estão instaladas, o teste foi monitorado por agentes de Defesa Civil, voluntários dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil e radioamadores. 
As 24 sirenes do Sistema de Alerta e Alarme estão distribuídas pelos seguintes bairros e comunidades: Santa Cecília (1), Fischer (1), Caxangá (1), Corta Vento (1), Pimentel (2), Rosário (2), Perpétuo (2), Vale da Revolta (2), Coreia (2), Fonte Santa (2), Caleme (2), Granja Florestal (3) e Quinta Lebrão (3).

Grupo de História da Medicina do UNIFESO comemora 50ª reunião

Professores João Zerillo Adell, Daniel Hernandez e Mário Manoel Fortes 
O Grupo de História da Medicina (GHM) do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) realizou no auditório Omar Magalhães, em comemoração à sua 50ª reunião, uma mesa redonda intitulada “Primórdios da Faculdade de Medicina de Teresópolis (FMT)” no dia 5 de junho. O evento contou com a participação do professor João Zerillo de Andrade Adell, primeiro professor a ser contratado para trabalhar na então FMT, e do professor Mário Manoel Parreira Fortes que começou sua carreira na FMT em 1970, lecionando as disciplinas Anatomia Descritiva e Anatomia Topográfica. O evento, dirigido pelo professor Daniel Pinheiro Hernandez, do curso de Medicina e coordenador do GHM, contou ainda com a participação da professora Mariana Arcuri, diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS).
O professor Daniel Hernandez diz que “o grupo foi criado para estudantes que gostam de história, de pesquisar a história da Medicina, resgatar a história da Faculdade de Medicina de Teresópolis e resgatar também imagens de professores antigos, homenageando essas pessoas. Para isso eles pesquisam, elaboram e apresentam trabalhos. Muitos desses trabalhos foram apresentados em congressos pelo Brasil”. Para o coordenador, a participação dos convidados no evento foi um marco para o GHM, pois "os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer testemunhas da trajetória do curso de Medicina desde os seus primórdios".

Sob coordenação do Secretário de Governo, Jose Carlos Cunha, foi realizada nesta segunda -feira, mais uma reunião com Associações de Moradores do município.

Por determinação do Prefeito Arlei, estão sendo realizadas inúmeras reuniões de trabalho com as diversas associações de moradores da cidade. Para aumentar a efetividade dessas reuniões, elas estão sendo compostas com representantes de várias secretarias, a fim de que as reivindicações das associações possam ser entregues diretamente a eles. 


Sob a coordenação do secretário de governo Jose Carlos Cunha, a reunião transcorreu em clima de tranquilidade, sendo todas as necessidades dos diversos bairros elencadas sob o olhar atento das autoridades presentes, que faziam anotações e recebiam ofícios consignando cada uma das reivindicações. 

Na abertura, o Secretário de Governo, José Carlos Cunha, deixou claro que essas reuniões de hoje em diante serão frequentes, e que a nova metodologia adotada - apenas 5 associações por reunião - tem por objetivo evitar a confusão que se estabelecia quando a reuniões eram feitas com todas as associações ao mesmo tempo, e abrir espaço para que cada associação possa relatar suas necessidades com mais clareza e sem pressa.  

O resultado da reunião foi considerado muito bom pelos representantes da AMAAG, que se demonstravam muito felizes com a nova postura do governo.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Começa a reforma do Centro Administrativo Celso Dalmaso. Parte do prédio será demolida.

Com o objetivo de reativar o Centro Administrativo Celso Dalmaso, localizado ao lado da Câmara Municipal, na Várzea, a Prefeitura contratou a empresa Prosan Engenharia, especializada em demolição, para derrubar parte do prédio. O trabalho começou nesta quinta-feira, 6, quando técnicos e engenheiros da empresa começaram as obras de demolição do prédio, que está interditado desde 1999. A ideia é recuperar o centro administrativo para instalar secretarias municipais que atualmente funcionam em espaços alugados, o que vai gerar economia para os cofres públicos.
De acordo com o engenheiro responsável, Antônio Hermínio de Oliveira, o edifício foi construído com um tipo de fundação segura, com estacamento, porém posteriormente o imóvel ganhou um anexo nos fundos. Este complemento foi feito com sapatas, sistema de fundação não apropriado para o terreno, causando fissuras e inclinação de parte da estrutura. “O prédio tem cerca de 50 metros de extensão e 25m serão demolidos, correspondente ao prédio que foi construído sobre as sapatas e que está arriando; os outros 25, a parte da frente do edifício, continuará de pé para reforma e utilização”, explicou.
O trabalho de demolição será feito manualmente, utilizando equipamentos mecanizados apenas na terceira laje, correspondente ao primeiro andar. Os andares superiores serão quebrados com marretas e martelo rompedor. Para evitar transtornos e acidentes, estão sendo colocadas proteções em torno do Centro Administrativo, bem como tela de retenção. A obra tem um prazo de 30 dias para ser finalizada.
Centro Administrativo Celso Dalmaso
O Centro Administrativo Celso Dalmaso foi projetado em abril de 1983, no início da administração do então prefeito Celso Dalmaso, para abrigar secretarias municipais. Com 1.896 m² de área construída em três pavimentos, o prédio foi inaugurado em 1985 e interditado pela primeira vez no final dos anos 80. Foi liberado pela administração seguinte e fechado novamente em 1999. Em 2007, ocorreram dois incêndios no edifício, que também abalaram a estrutura.

domingo, 9 de junho de 2013

Música: Taylor Swift e Paula Fernandes - Long Live - Mais de 5 milhões de visualizações no Youtube.

Música: Taylor Swift - "Everything Has Changed" - Mais de 7 milhões de visualizações no Youtube.

Prefeitura amplia número de equipes e mantém funcionários em acordo com a FESO

Em reunião na manhã desta quinta-feira, 6, na Secretaria Municipal de Saúde, o Prefeito Arlei e o Secretário Carlos Otávio Sant’Anna anunciaram uma série de medidas para garantir a permanência de um grupo de funcionários municipais na Estratégia de Saúde da Família, sem a redução dos salários. Os servidores estavam preocupados em função das mudanças que vão ocorrer por conta da licitação vencida pela FESO (Fundação Educacional Serra dos Órgãos), e que garante à entidade o direito de gerir, de forma terceirizada, as unidades de Saúde da Família no município.

Acompanharam a reunião os vereadores Maurício Lopes – presidente da Câmara Municipal, Fábio Branco e Da Ponte, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Valdir Paulino, o Subsecretário Municipal de Saúde, Hamilton Galdino, e a coordenadora da Atenção Básica, Betania Faraco.

A criação de duas novas equipes de saúde da família, a implantação do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), a instalação do PAD (Programa de Atendimento Domiciliar) – voltado para a assistência de pacientes acamados devidamente cadastrados – e a reativação da Unidade Móvel nos próximos 60 dias, quando a FESO assumirá a gestão, foram as novidades anunciadas e que vão resultar na realocação dos funcionários e na melhoria do atendimento de saúde à população.

Para o Prefeito Arlei, foi buscada a melhor alternativa para não prejudicar os servidores e ainda aprimorar os serviços oferecidos aos usuários da saúde pública no município. “Além de implantar outros serviços na Saúde, vamos manter os salários dos funcionários. A FESO vai assumir as 14 equipes e nós criamos mais duas para contemplar esses servidores, e eles não terão perda nenhuma. Vai ser bom para a Saúde, para os servidores e a nossa cidade”, pontuou Arlei.

O Presidente da Câmara Municipal, vereador Maurício Lopes, aprovou a alternativa apontada pela Prefeitura. “Fizemos diversas reuniões e finalizamos encontrando uma saída, sem prejuízo salarial para os funcionários, que vão permanecer na Estratégia de Saúde da Família”.


Revanche entre Werdum e Minotauro termina com finalização e vitória de Fabrício

Fabrício conseguiu aplicar uma chave e ganhar a luta
Sete anos depois, Rodrigo "Minotauro" Nogueira e Fabrício Werdum voltaram a se encontrar em uma luta. Se em 2006, pelo extinto Pride, o baiano conseguiu uma vitória por decisão unânime, nesta noite, pelo UFC Fortaleza, o gaúcho venceu o duelo dos treinadores do reality show The Ultimate Fighter Brasil 2 por finalização no segundo round no Ginásio Paulo Sarasate.

Werdum ainda seguiu a "tendência" da noite, que viu o jiu jitsu decidir cinco das seis lutas do card principal. No caso do evento principal, uma chave de braço assegurou o triunfo para o gaúcho

.