sábado, 13 de abril de 2013

Atenção: Carreta odontológica do SESC estará aqui a partir de amanhã. O tratamento é gratuito.



Os Moradores de Teresópolis vão receber na próxima semana os serviços do OdontoSesc. 
O programa de saúde bucal vai atender aos moradores da cidade sempre a partir das 8h, de segunda a sexta. Para usar os serviços do OdontoSesc, os interessados devem fazer a inscrição na própria carreta, que estará estacionada na Praça Olímpica entre os dias 15 e 17 de abril. Serão 500 vagas no total. É preciso levar CPF e carteira de identidade. Os menores de idade devem estar acompanhados por um responsável legal.

Serão quatro consultórios odontológicos completos para tratamentos de clínica geral. Os serviços oferecidos são: REMOÇÃO DE TÁRTARO, POLIMENTO, RADIOGRAFIAS DENTÁRIAS, ESCOVAÇÃO E FLUORETAÇÃO, OBTURAÇÃO E EXTRAÇÃO (as duas últimas, após avaliação e apenas quando necessárias).

HIDROGINÁSTICA NA FISIMED - PISCINA TÉRMICA. VEJA O VÍDEO.



FISIMED - Centro Integrado de Medicina Desportiva. Natação para crianças (piscina térmica), Hidroginástica, Musculação, Localizada, Fisioterapia, Consultas populares. Convênios. Rua Nilza Chiapeta Fadigas, 550 - Várzea, Teresópolis, RJ.. Informações:  2742-0595. Site: http://fisimed.com.br/

Inauguração da Unidrinks - Grupo de Teresópolis investe 30 milhões para consolidar fábrica de bebidas em Campos

 


Governador do Rio, Sergio Cabral e o empresário Mozart Rodrigues ( Centro)
Com a presença do governador Sérgio Cabral foi realizado a reinauguração no final da tarde desta sexta-feira (12/04), da fábrica de sucos do Grupo Arbor Brasil, agora Unidrinks, que comprou do Grupo MPE a sede da antiga Bela Joana, de quem já haviam arrendado o empreendimento há um ano e meio.
A Unidrinks já opera em dois turnos com três linhas de envase, sendo que mais duas novas linhas entrarão em operação nos próximos 90 dias, aumentando a capacidade produtiva para sucos e chás para 80 milhões de litros / ano.


INVESTIMENTO DO GRUPO DE TERESÓPOLIS

Com o investimento na ordem de R$ 30 milhões o Grupo Arbor adquiriu a unidade produtora de sucos planejando atuar na produção de vinhos, energéticos, chás e cervejas especiais, o que já realiza em outros empreendimentos. O Grupo tem cerca de 40 anos de mercado e começou com aguardente até a especialização em vinho.
Segundo o empresário Mozart, a empresa que iniciou com 40 funcionários tem 120 e perspectiva de chegar a 200 até o final deste ano, além dos cerca de 3 mil empregos indiretos que são gerados, com tendência também de elevação.A família Mozart recebeu nas remodeladas e modernas instalações além do governador, várias autoridades políticas, como o vice-governador Luiz Fernando Pezão; o secretário de Agricultura, Christino Áureo.
Também estiveram presentes prefeitos de municípios vizinhos como de Cardoso Moreira, Gegê Cantarino; de São Fidélis, Fenemê; de São Francisco de Itabapoana, Pedrinho Cherene; de Italva, Leozinho; de Santo Antônio de Pádua, Josias Quintal e o vice-prefeito de Campos, Doutor Chicão representando a prefeita Rosinha Garotinho. O presidente do Grupo MPE, Renato Abreu, que lançou o projeto Bela Joana há 12 anos, também esteve ao lado do governador.


Estudo estima que 11,7 milhões de brasileiros são dependentes de álcool


Mais da metade das bebidas alcoólicas comercializadas no país (54%) são consumidas por 20% das pessoas que bebem. O dado consta do 2° Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad) divulgado dia (10) pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Em termos gerais, o estudo estima que 11,7 milhões de brasileiros são dependentes de álcool.

Para o professor Ronaldo Laranjeira, organizador da pesquisa, essa proporção demonstra o padrão de consumo de álcool no Brasil. "Apesar de 50% da população brasileira não consumir bebida alcoólica, os que bebem, bebem de maneira abusiva", disse.

Mais mulheres

A pesquisa destaca o aumento do consumo de álcool abusivo entre as mulheres. A proporção das que passaram a beber uma vez ou mais por semana cresceu 34,5% em seis anos, passando de 29% para 39%.

Outro indicador que demonstra esse comportamento nocivo é o que avalia o consumo de álcool em relação ao tempo. As que ingerem quatro doses em até duas horas passaram de 36%, em 2006, para 49% no ano passado.

Falta política pública

Laranjeira destaca ainda, como explicação para o aumento do consumo abusivo, a falta de política pública que desincentivem a ingestão de bebidas alcoólicas. "O mercado do álcool permanece intocado.

Temos 1 milhão de pontos de venda que são estimulados a aumentar cada vez mais o consumo. Além do baixo preço de bebidas e as propagandas que estimulam os mais jovens a beber", ressaltou.

O estudo traz ainda dados que relacionam violência ao consumo de bebidas alcoólicas. Em relação à violência na infância, por exemplo, das pessoas que foram agredidas fisicamente quando crianças, 20% delas apontaram que o agressor estava alcoolizado.

Nos casos de violência doméstica, a presença do álcool foi apontada em 50% das respostas. Em termos estatísticos, isso representa 3,4 milhões de pessoas agredidas em casa por alguém alcoolizado. 


(Com informações da Agência Brasil)

Papa Francisco criou grupo de 8 cardeais para estudar reforma da Igreja


Para quer sanear áreas da igreja atingidas por escândalos

O papa Francisco criou um grupo de oito cardeais de todos os continentes para «o aconselharem no governo da Igreja» e estudarem um projeto de reforma da Constituição da Curia, anunciou hoje o Vaticano. A decisão é divulgada após um mês da eleição e tem por objetivo combater escândalos e  acentuar o sistema colegial.

Os cardeais nomeados são dois europeus, dois latino-americanos (um do Chile e outro das Honduras), um cardeal norte-americano, um arcediago da Índia, o arcediago de Kinshasa (República Democrática do Congo), e um arcediago da Austrália.
Vários destes cardeais estavam no grupo dos indicados como possíveis papas antes do conclave que elegeu o sucessor do papa Bento XVI.
Os cardeais vão trabalhar na revisão da Constituição apostólica "Pastor Bonus" na Curia Romana.

Prefeitura esta retirando toneladas de pedra do rio e construindo muro de contenção na rua Jorge Lóssio, no Alto.


A Prefeitura de Teresópolis está construindo um muro na Rua Jorge Lóssio, no Alto, para conter as margens do rio que passa pela região. Há anos, moradores vêm sofrendo com o problema de enchentes e alagamentos causados pela queda do muro que encheu o leito do rio com toneladas de pedras, dificultando o fluxo da água. Com uma escavadeira hidráulica e caminhões para a execução da muralha e reconstrução de parte da rua que cedeu, funcionários estão retirando do rio os blocos de pedra do muro anterior e reconstituindo o novo paredão com o próprio material.  Por ser uma obra de grande porte, a secretaria não tem uma data definida para a conclusão dos trabalhos que prosseguirão sem interrupções. Sem prejuízo aos moradores, trecho da rua está interditado para que a Prefeitura possa executar a tarefa. Um morador disse que o muro que segurava a margem do rio caiu há mais ou menos a 6 anos, provocando infiltração e causando o desmoronamento da rua".

Projeto Cultura nos Bairros, neste domingo, 14, na Beira Linha


Neste domingo, 14 de abril, o projeto Cultura nos Bairros visitará a Beira Linha. As atividades serão realizadas na chamada 'pracinha', no entroncamento entre as ruas Beira Linha e Paraná, próximo à Escola Municipal Chiquinha Rolla, com início às 15h. Desenvolvido pela Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, o projeto levará à comunidade atrações envolvendo música, teatro e dança.
“Como um dos carros-chefes da Secretaria de Cultura, o Cultura nos Bairros tem sido importante não apenas por levar arte e entretenimento às comunidades, mas também na tarefa de localização dos valores artísticos de Teresópolis. Levamos atrativos aos bairros, apresentamos cultura e diversão aos moradores nas tardes de domingo e ainda encontramos artistas que passam a interagir com a secretaria em outros projetos. Tudo isso tem sido muito positivo”, comenta o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.
Com coordenação do Subsecretário de Cultura, Arnaldo Almeida, o Cultura nos Bairros levará diversos atrativos à Beira Linha. Na programação, estão previstas contação de histórias e apresentações musicais, incluindo a performance em homenagem ao mestre Luiz Gonzaga, executada por Fernando Mello, Pedro Cavalcante, Ayrton Rebello e o próprio Arnaldo Almeida. Também está confirmada a participação do grupo Top Street Dance, comandado pelo professor Marcelo Cruz, titular do curso de dança de rua oferecido pela Secretaria de Cultura.
Lançado em 2009, o projeto Cultura nos Bairros tem como objetivo levar atrações artísticas e culturais às comunidades, sempre nas tardes de domingo, identificando ainda os artistas populares espalhados pela cidade e promovendo o mapeamento cultural do município. Mais de 40 comunidades já foram visitadas pelo projeto.

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Campeonato Mundial de Judô será no Maracanãzinho, em agosto.


Depois de três dias de reunião e vistorias, uma comissão formada por representantes das áreas técnica, administrativa, de produção e de planejamento está finalizando um documento a ser entregue para o Governo do Estado, com detalhamento de todas as operações para a realização do Campeonato Mundial de Judô, marcado para os dias 26 de agosto a 1º de setembro, no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro.
"Essa semana marcou a implantação de uma ideologia de trabalho que queremos desenvolver durante toda a organização do Mundial: a importância da troca de informações. Todo mundo tem que trocar informações não somente nessa reunião mas durante todo o período do evento", afirmou o diretor executivo do Mundial, Maurício Santos.
Além disso, membros da Confederação querem mostrar a boa imagem receptiva do povo carioca para os dirigentes dos países que participarão do evento.
"O nosso objetivo é criar uma atmosfera positiva para os presidentes das Federações Internacionais e demais dirigentes que estão vindo para o Brasil. O povo brasileiro é conhecido mundialmente por sua hospitalidade e a cidade do Rio de Janeiro mais ainda. Estamos trabalhando junto com todas as áreas para não fugirmos a esse perfil. Não tenho dúvidas de que essa será uma das marcas desse Mundial", afirmou Sandro Teixeira, gerente de relações internacionais da CBJ.


Arlei vai ao Rio negociar a vinda de novas indústrias para Teresópolis


Em reunião realizada no Rio de Janeiro esta semana, o Prefeito Arlei foi recebido pelo presidente do PMDB-RJ, Jorge Picciani. Em pauta, a necessidade de trazer novas indústrias para Teresópolis,  conforme ficou estabelecido no seu Plano de Governo antes das eleições. O objetivo, é fomentar o turismo e a economia, aumentando a oferta de empregos e mehorando o nível dos salários com mais ampla especialização de funções. Para isso, o prefeito segue a estratégia de manter sempre um bom relacionamento entre o Executivo Municipal e o Governo Estadual, e também a Assembléia Legislativa. A visão provinciana e acanhada que se tinha antes da cidade, tende a desaparecer àos poucos com essa postura. Daqui para a frente, a idéia é sonhar alto, e projetar Teresópolis no cenário político estadual de forma mais efetiva, conquistando credibilidade e por consequencia maiores e melhores investimentos. Dentre as condições para que essas indústrias venham se nstalar em Teresópolis, estão a geração de uma gama significativa de empregos e a  condição de não poluir o meio-ambiente.

presidente do PMDB, Jorge Picciani, lembrou do carinho que sempre teve com a cidade de Teresópolis e disse: “Estou à disposição do município para ajudar nesta interlocução da cidade com a Assembléia Legislativa e também com o Governo do Estado. Sabemos das necessidades urgentes do município e queremos ajudar no que for possível”, destacou Picciani.
Participaram também do encontro o Deputado Estadual Dionísio Lins, o Secretário Municipal de Ciência e Tecnologia, Dr. Luiz Ribeiro, Dr. Sávio Mafra e os empresários Rodrigo, Filipe Picciani e Wanderley Junior, além de assessores e outros partidários.

Secretaria de Cultura abre exposição de fotografias de Rubens Paiva na Casa de Cultura


A partir desta sexta-feira, 12, estará aberta à visitação, na galeria da Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek, 2/º - Araras), a mostra de fotografias 'Eu e minha Kodak C182... por aí'. 
Promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, a exposição reúne 35 imagens do fotógrafo Rubens Paiva. A mostra pode ser visitada até o dia 27 de abril, de segunda a sábado, das 9h às 18h, na galeria da Casa de Cultura Adolpho Bloch.

Auditoria conclui que dívida do Flamengo é de 750 milhões de reais.


Após três meses de trabalho, a auditoria Ernst & Young finalizou o parecer sobre a atualização das dívidas do Flamengo. Agora, o clube rubro-negro deve R$ 750,7 milhões, número 300% superior ao apontado pela antiga gestão. A informação é do site da revista Veja e foi confirmada pelo departamento de comunicação do clube. 

Nesta quinta-feira, às 19h, na Gávea, o presidente Eduardo Bandeira de Mello concederá uma entrevista coletiva para abordar os detalhes da auditoria e, também, seus 100 dias de gestão.
A grande parte da dívida rubro-negro vem do fisco - R$ 394 mihões, sendo R$ 86,7 milhões da última gestão do clube, de Patricia Amorim. R$ 184 milhões são contabilizados como dívidas trabalhistas e pagamentos judiciais. Há também R$ 172 milhões previstos para despesas com possíveis condenações. Apenas neste ano, o Flamengo já gastou cerca de R$ 40 milhões em dívidas para conseguir as sonhadas certidões negativas débitos (CND). A previsão é de que sejam necessários outros R$ 40 milhões até o fim da temporada para que o clube mantenha as CNDs. Diante disso, o clube espera conseguir patrocínio estatal. 
Nos bastidores da Gávea, um acordo com a Caixa Econômica Federal  de valor anual superior a R$ 30 milhões é visto com otimismo. O clube já conta com a Peugeot como patrocinadora, em acordo de valores progressivo de R$ 8,4 milhões a R$ 10 milhões. Além disso, a partir de maio entra em vigor o contrato do clube com a Adidas, que renderá cerca de R$ 360 milhões ao clube em dez anos. 

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Canteiros da Reta vão receber 20 mil mudas de roseiras

“Essa é a melhor época do ano para a poda de roseiras”, diz o subsecretário de Obras e Serviços Públicos, Tião Correa, que podou as roseiras dos canteiros ao lado da entrada da Prefeitura.

 Segundo ele as roseiras voltam a florescer em cerca de 40 dias. “Caso a poda não seja feita no início de abril, a tendência é que as roseiras comecem a definhar. É também nesse início de outono que as gemas, começam a aparecer nas hastes, dando origem ao desenvolvimento de novas plantas”, explica. 

As hastes, cortadas com pouco mais de 15 centímetros, vão ser transplantadas para recipientes especiais, recolhidas pelo próprio subsecretário, e dentro de 90 dias vão ser replantadas nos canteiros entre as pistas das Avenidas Feliciano Sodré e Lúcio Meira. Durante esse período ficarão se desenvolvendo no Horto Municipal. 

Cerca de 20 mil mudas de roseiras já fazem parte do acervo do Horto, que também está reproduzindo outras plantas decorativas, entre elas grupos de hortênsias, que junto com as rosas, vão compor a paisagem de ruas, praças, colégios e até do cemitério da cidade.

(Matéria Teresópolis Jornal)

Tiroteio no bairro de São Pedro nessa madrugada. Polícia chegou rápido.

No bairro de São Pedro, nesta madrugada, por volta de 01:00, ouviram-se tiros e logo após violenta colisão entre dois veículos em frente a Droga Center.  A Polícia chegou rápido, mas os condutores dos veículos já tinham se evadido em direção a Rua São Pedro, onde ouviu-se mais um tiro. A Polícia fez incursão no local mas não encontrou ninguém. Os policiais vão tentar localizar os responsáveis investigando a origem dos carros.




Brasil esta comprando carros de combate anti-aéreos da Alemanha para atender exigências da FIFA

Os carros não são novos. Foram reformados com validade até 2030

O Brasil acertou a compra de um sistema de artilharia antiaérea vindo da Alemanha e composto por 34 carros de combate Gepard, que são capazes de abater aviões, helicópteros, mísseis e drones (aviões sem tripulação) a até 3km de altitude e 15km de distância. A compra visa a renovação da frota de defesa brasileira e também a segurança dos grandes eventos que serão sediados no país nos próximos anos.

"O contrato será assinado ainda nesta semana ou, no máximo, na próxima. Pretendo estar com toda a tropa preparada e treinada para atuar com o novo sistema na abertura e no encerramento da Copa das Confederações e na visita do Papa, para garantir a segurança de quem estiver nos estádios", afirmou o comandante da Brigada de Artilharia Antiaérea, general Marcio Roland Heise, ao portal G1.

Os blindados comprados são usados, pertecem ao Exército da Alemanha e sofreram remodelação em 2010, ficando aptos a operar até 2030. Os valores dos carros, que pesam 47,5 toneladas e são equipados com dois canhões do tipo Oerlikon, não foram divulgados pelo Exército, que em nota oficial apenas confimou que o contrato com o Ministério da Defesa da Alemanha será assinado "nos próximos dias".

Mesmo com a compra encaminhada, o Brasil ainda precisará negociar com outros países para ter aparato de defesa que supra as necessidades impostas pela Fifa. A entidade máxima do futebol prevê que o país-sede deverá ter um sistema de artilharia antiaérea com capacidade para atingir alvos a 15km de distância. Em fevereiro o país assinou, por meio do vice-presidente Michel Temer, uma intenção de compra desse sistema vindo da Rússia.

Sinais de trânsito instalados no Bom Retiro já estão em funcionamento



Já estão funcionando desde a tarde desta quarta-feira, 10, os quatro sinais luminosos de trânsito, instalados pela Prefeitura, em trecho da Rua Tenente Luiz Meirelles, no entroncamento com as ruas Dona Mariana e Paquequer, no Bom Retiro. 
A instalação e manutenção dos equipamentos são de responsabilidade da Coordenadoria de Engenharia de Tráfego e da Divisão de Trânsito, da Secretaria Municipal de Segurança Pública.
A implantação dos dispositivos cumpre a política de sinalização de trânsito executada pela Prefeitura e atende a reivindicação da população, visando a ordenar o fluxo de veículos e reduzir os riscos de acidentes para quem trafega pelo local, bem como garantir a segurança dos pedestres. 
“Os novos sinais luminosos funcionam em caráter experimental, a fim de que os condutores de veículos se habituem à existência dos equipamentos. O local foi escolhido após avaliação de risco feita pela Secretaria, que confirmou aquele cruzamento como perigoso tanto para a circulação de veículos quanto para a travessia de pedestres”, informou o Secretário de Segurança, Marcos Antonio da Luz.
Moradores do Bom Retiro, José Luís Martinez Júnior e José Tauk aprovaram a iniciativa. “Já presenciamos muitos acidentes por aqui, inclusive com vítimas fatais. Acredito que, daqui pra frente, vamos nos ver livres desse problema”, disse Martinez, que é presidente da associação de moradores do bairro. “Isso é fundamental, porque esse cruzamento é muito perigoso. Os moradores e a associação agradecem”, completou José Tauk.

Secretários de Cultura da Região Serrana debatem Plano Estadual de Cultura com Governo do Estado

Nara Zeitune e Adriana Rattes, no momento da entrega do projeto
Circuito Serrano das Artes à Secretária de Estado de Cultura

 Na última segunda-feira, 8 de abril, uma comitiva representando Teresópolis, comandada pelo Secretário de Cultura, Wanderley Peres, saiu do município com destino a Bom Jardim para participar do Encontro Regional de Cultura. O objetivo da reunião, que teve a presença da Secretária de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, Adriana Rattes, foi discutir o texto base para construção do Plano Estadual de Cultura. Além de Adriana Rattes e dos gestores teresopolitanos, a reunião contou com a participação de secretários de cultura e agentes culturais representantes dos 15 municípios que compõem o Fórum Serrano de Gestores Públicos de Cultura, do qual Teresópolis é presidente.

“Foi um encontro bastante produtivo. A atuação organizada do Fórum Serrano e a facilidade de relacionamento que temos com a Secretaria de Cultura do Estado permite não só uma discussão democrática a respeito da construção do Plano Estadual de Cultura, como também a nossa participação efetiva no processo, possibilitando assim que as futuras políticas públicas de cultura atendam às necessidades de nossa região”, comentou o Secretário Wanderley Peres.

Durante a reunião, a Secretária de Cultura do Estado, Adriana Rattes, destacou a importância da participação dos segmentos da cultura na construção do plano, enfatizando que “o documento está sendo elaborado a seis mãos, através do poder público executivo, do poder legislativo e representantes de todo o setor cultural da sociedade civil no estado”. Em seguida, foi aberta a etapa de debate das propostas do documento, onde os secretários de cultura da região deram sua contribuição para o plano, através de sugestões.

Além da discussão do documento em si, o evento também marcou a oficialização do Fórum Serrano de Gestores Públicos de Cultura, que vem atuando desde 2010 em busca de soluções para o desenvolvimento da cultura na região. “A criação do Fórum Serrano é positiva. Afinal, é muito mais fácil nos relacionarmos com uma região inteiramente organizada do que com cada município em separado”, avaliou Adriana Rattes.

Ao fim do encontro, a Coordenação do Fórum Serrano entregou à Secretária Estadual de Cultura o projeto do Circuito Serrano das Artes, que prevê ações de intercâmbio entre as cidades da Região Serrana, levando atrativos e projetos culturais de cada município a toda a região.

A Reunião Regional Serrana foi promovida pela Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, em parceria com Fórum Serrano Público de Cultura e a Prefeitura de Bom Jardim, como parte do processo de construção do Plano Estadual de Cultura. Em todas as regiões do estado, encontros semelhantes estão sendo realizados.

A comitiva representante de Teresópolis na reunião foi formada pelo Secretário Wanderley Peres, o Subsecretário, Arnaldo Almeida, e a coordenadora de Projetos, Nara Zeitune; além do Subsecretário de Esportes, Alexandre Trindade; dos agentes culturais Ivo Bernardo, Mestre Sorriso, Jussara Trindade, da produtora Aldeia Cultural Casa Viva, Regina Furtado, diretora do Sobrado José Francisco Lippi, e Marcelo Campos, representante do Grêmio Musical Paquequer; e ainda, Adalgisa de Carvalho, Neuma Campos Rosa, Ana Carolina Generoso, Adriana Marques da Silva e Carlos Artur Esteves, todos membros do Conselho Municipal de Cultura.

Alerta: Epidemia de dengue se espalha por cidades da região serrana


A Secretaria Estadual de Saúde divulgou nesta terça-feira (9) os novos números da dengue no estado. Dos 92 municípios, 44 estão em epidemia.
Na região Serrana do Rio, apenas uma morte foi registrada em Petrópolis. Os municípios de CantagaloSão Sebastião do Alto e São José do Vale do Rio PretoCarmo e Macuco estão em epidemia. Cordeiro, que aparecia na penúltima relação, não foi relacionada nesta última lista de epidemia divulgada pela secretaria.
(G1)

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Prefeitura leiloa veículos e móveis inservíveis no dia 18 de abril


Será realizado no dia 18 de abril, às 14h, no Teatro Municipal, localizado no 2º piso da Prefeitura (Av. Feliciano Sodré, 675 – Várzea), leilão público para venda, através de maior lance, de viaturas e sucatas, móveis e equipamentos de informática considerados sem utilidade para a administração municipal.  
A visitação pública aos lotes poderá ser feita nos dias 16 e 17, das 9h às 12h e das 14h às 16h em quatro locais: Parque Municipal de Exposições (Estrada Teresópolis-Friburgo, km 7,5 – Albuquerque), Horto Municipal (Av. Tobias Barreto, 21 – Quarenta Casas), Galpão da Prefeitura (R. José do Patrocínio, 25 – Perpétuo) e na Oficina da Prefeitura (R. Magarino Torres, 400 – Vale do Paraíso). No dia 18, a visitação será das 9h às 12h.
O leilão será conduzido por funcionário designado pela Secretaria Municipal de Administração, conforme determina a Lei Geral de Licitações 8.666/1993. Por isso, não será emitida nota fiscal de serviço, mas será entregue a documentação necessária para a transferência dos bens adquiridos.
“Os leilões são feitos periodicamente para dar destinação aos bens considerados inservíveis e também para reorganizar os espaços nos prédios públicos. Por falta de local de armazenamento, a Prefeitura havia alugado um galpão para este fim e, com o leilão, será possível entregar esse imóvel ao proprietário. Com isso, haverá uma economia aos cofres públicos de aproximadamente R$ 3.200 mensais. Os valores arrecadados serão direcionados para a aquisição de bens móveis”, explica o Secretário de Administração, Carlos Tucunduva.
Condições
Pode participar do leilão público qualquer pessoa interessada, maior de idade e portadora de documentação pessoal. O valor do lance será pago no ato. No caso de cheque sustado ou devolvido, a venda será desfeita e o arrematante pagará multa de 20% sobre o valor da arrematação. Correrá por conta do arrematante o pagamento de tributos de qualquer natureza incidente sobre o bem.
Os bens serão vendidos no estado e condição de conservação em que se encontram, pressupondo-se que tenham sido previamente examinados pelos interessados, não cabendo qualquer reclamação posterior. As multas e seguro DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre) incidentes sobre o veículo, ainda que lançadas anteriormente à data do leilão, correrão por conta do arrematante.
Os veículos arrematados poderão ser retirados a partir do dia 19 de abril, após a compensação dos valores recebidos e mediante comprovação do pagamento. Bens não retirados quatro dias úteis após o leilão implicará no pagamento de multa no valor de R$ 50 para os lotes de sucatas e de R$ 100 para máquinas e veículos.
Mais informações podem ser obtidas no Departamento de Suprimento e Licitações/Comissão Municipal de Licitação, localizada no 2º piso da Prefeitura, de segunda a sexta, das 12h às 18h, ou pelos telefones (21) 2742-8788 e 2742-8988.

Resumo da Sessão Legislativa da Câmara Municipal de Teresópolis desta terça-feira, 09.04.



Na Sessão Legislativa da Câmara Municipal de Teresópolis desta terça-feira, 09.04, os vereadores aprovaram:
Moções:
O Vereador Dr. Antônio Francisco pediu à Secretaria Municipal de Turismo a organização do Encontro Nacional de Motociclistas. Para o vereador, um evento deste porte iria impulsionar o turismo e, consequentemente, o comércio, além de movimentar hotéis e pousadas.
Os vereadores Antônio Francisco, Dede e Luciano Ferreira solicitaram a realização da obra de revisão e reforço na rede de energia elétrica do condomínio Retiro da Serra, em Santa Rita, e a instalação de braços de luz. Os vereadores solicitaram, também, a colocação de uma caçamba estacionária de lixo na localidade de Santa Rita, Segundo Distrito. De acordo com os vereadores, a localidade ainda não foi beneficiada com o serviço de coleta de lixo domiciliar, o que deixa consequências desagradáveis já que não há um local apropriado para depositar os resíduos.
O Vereador Dr. Carlão solicitou a obra de reforma do Cemusa bem como da sala de atendimento odontológico. Segundo o vereador, o posto de saúde precisa urgentemente de reparos imediatos, pois está em péssimo estado de conservação, com estrutura bastante danificada. A obra irá atender os pacientes com segurança e conforto.
O vereador Cláudio Mello solicitou que seja encaminhado ao Congresso Nacional o repúdio da Câmara Municipal de Teresópolis ao Projeto de Emenda Constitucional 37/2011, que está tramitando no Congresso Nacional e pretende retirar poderes investigatórios do Ministério Público e estabelece que a investigação criminal seja prerrogativa exclusiva das Polícias Civil e Federal. Para o vereador, a PEC representa um retrocesso e verdadeiro atentado ao Estado Democrático de Direito, além de igualar, caso seja aprovado, aos três países que admitem este modelo: Quênia, Uganda e Indonésia.
O Vereador Da Ponte solicitou uma parceria entre o Executivo Municipal e o Inea para fiscalizar o despejo irregular dos detritos no leito dos rios da cidade. O vereador sente falta de uma fiscalização e conservação regulares nesses locais.
O Vereador Fabinho Filé solicitou melhor atendimento aos produtores rurais no Pavilhão 21, da Ceasa-RJ Irajá. De acordo com o vereador a situação já está melhor, mas os produtores agrícolas reclamam de ações dos seguranças da Central de Abastecimento quando há comercialização de produtos no Pavilhão 21. Para evitar medo e insegurança o vereador solicitou o pedido.
O vereador Habib Tauk solicitou ao Executivo a viabilidade de interceder junto à direção das Viações Dedo de Deus e 1º de Março a fim de fornecer o cronograma das linhas de ônibus e seus respectivos horários. O vereador foi motivado pelas constantes reclamações dos usuários em relação à retirada de vários horários em determinadas linhas, principalmente na hora da entrada e saída das escolas, quando os usuários ficam muito tempo à espera do coletivo.
Requerimentos:
O vereador Serginho Pimentel apresentou requerimentos para Pedido de Informação acerca dos contratos entre a Prefeitura e o Teresópolis Jornal, a Terê TV canal 11 e a Rádio Teresópolis. O vereador requisita a composição jurídica de cada empresa; cópia dos contratos e pagamentos dos últimos 72 meses (6 anos); cópia das certidões obrigatórias para o município contratualizar com as empresas, além do CNPJ dos referidos meios de comunicação.
Projetos de Lei:
O vereador Cláudio Mello propôs o Projeto de Lei que regulamenta a apresentação de artistas de rua no espaço público aberto, tais como praças, anfiteatros e largos. As manifestações culturais de artistas de rua nestes locais, independem de prévia autorização dos órgãos públicos, mas deverão preencher requisitos, como gratuidade para os espectadores, permitidas doações espontâneas; não interferir no trânsito e na passagem e circulação de pedestres, bem como o acesso a instalações públicas ou privadas. As apresentações devem prescindir de palco ou de qualquer outra estrutura de prévia instalação no local; utilizar fonte de energia para alimentação de som com potência máxima de 30 kVas; ter duração máxima de até quatro horas e terminar às 22h e não ter patrocínio privado que caracterize a apresentação como um evento de marketing, salvo projetos apoiados por leis municipal, estadual ou federal de incentivo à cultura.
Segundo o vereador, “este projeto traz em si o reconhecimento que existe um sentimento público de produção artística, que é anterior ao conceito de arte privada conforme nós a conhecemos, e que novamente se manifesta. A este movimento podemos chamar de ‘Arte Pública’, uma arte que se faz e se produz para todos, sem distinção de classe ou nenhuma outra forma de discriminação.”
Os Vereadores Dede e Cláudio Mello apresentaram o Projeto de Lei que considera de utilidade pública o Grupo Amor Exigente.
O Vereador José Carlos da Estufa apresentou o Projeto de Lei que autoriza o Executivo a celebrar convênio com o Banco do Brasil e com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Teresópolis visando fornecimento de mão de obra para a construção de moradias do Programa Nacional de Habitação Rural
O Vereador Serginho Pimentel apresentou o Projeto de Lei que considera de utilidade pública a Igreja Batista Serrana de Teresópolis.

Festa na comemoração dos quatro anos do Cultura de Raiz‏ em Teresópolis




Uma manhã de festa completa, com direito a muita animação, alegria, música, homenagens e, é claro, um belo bolo de aniversário. Foi neste clima que o Encontro de Cultura de Raiz comemorou neste domingo, 7 de abril, seus quatro anos de criação. A festa foi realizada na Casa de Cultura Adolpho Bloch e contou com quase 30 apresentações, envolvendo mais de 40 artistas. O evento teve ainda entrega de diplomas aos artistas populares e de um voto de congratulações ao Secretário de Cultura, Wanderley Peres, pela iniciativa. 

Relação de participantes

Participaram do 4º Cultura de Raiz – temporada 2013 os seguintes artistas: Beto Selig, Paulinho Soares, Adão Curió da Viola, Roninho, Paulo Medeiros, Clotilde Soares, Zé Lopes, Genaro da Zabumba, Arnaldo Almeida, Ayrton Rebello, Andréa Sant'Anna, Edmar Santos, Amado Rodrigues, Moacir e Edson Rosa, Zé Rodrigues, 'Seu' Timbira, Wesley Muniz, Regina Dinn, Álvaro Pio, Coral Cantar é Viver (Univerti/FESO), Geremias Cruz, Carmem Bartoly, Luiz Fernando, Írio Lima, Paulo Carminatti, Rogério Barros, Juju Carvalho, Fernando Mello, Vidocq Casas, Cândido Neto, Jorge Viajante, Mário do Violão, Vera Borcard, Daniel Vieira, Zé Futrica, Crésio da Vila, Banda Mocotó de Frango, Felipe Rodrigues, Tião do Triângulo, Jacaré, Jucelei Raimundo, Marcelo Cruz e grupo Top Street Dance e Seu Claro.

Madrigal da Primeira Igreja Batista de Teresópolis se apresentou na Matriz de Santa Teresa no último domingo


No último domingo, 7 de abril, foi realizada a segunda edição de 2013 do Projeto Música na Matriz. Desenvolvido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, desta vez o projeto teve como atração o Madrigal da Primeira Igreja Batista de Teresópolis, que surpreendeu o público presente na Matriz de Santa Teresa, localizada na Praça Balthasar da Silveira.
Fundado em 2004 e composto por 22 componentes, o Madrigal da Primeira Igreja Batista de Teresópolis apresentou concerto com repertório eclético, indo do sacro tradicional ao contemporâneo, sob a regência de Jane Barbosa e acompanhamento do pianista Douglas Clemente.

O recital foi dividido em três etapas. Na primeira, o grupo apresentou a música sacra tradicional, com destaque para as canções 'Dá-me teu poder', de Claire Cloninger, e 'O nosso Cantar', de Dick e Melodie Tunney.  A segunda etapa foi composta por músicas apresentadas à capella, a exemplo de 'Jesus, sempre Te amo', de William Featherston e Richard E. Kingsmore, e 'Caminhando com o Espírito', de Walter Stillmann Martin e Salomão Ginsburg. Por último, foram apresentadas peças sacras contemporâneas, em ritmos brasileiros, com arranjos de músicos brasileiros e estrangeiros, como 'Preciosa Graça', de Virginia Harmony, 'Castelo Forte', de Martinho Lutero, e 'Chorinho ao Meu Senhor', de Hélio Júnior.
Ao fim da apresentação, o coro misto foi aplaudido de pé e, a pedidos, fez um pequeno bis. “Maravilhoso. Um grupo muito afinado e muito bem ensaiado”, comentou a dona de casa Vilma Ferreira.
Acompanhado da família, e do Subsecretário Arnaldo Almeida, o Secretário de Cultura, Wanderley Peres, prestigiou a apresentação. “O Música na Matriz é um projeto que surgiu há quase duas décadas, tendo alcançado a maioridade graças ao entendimento da Secretaria de Cultura que vem compreendendo, ao longo dos anos, a sua relevância e necessidade. Como resultado dessa persistência, conquistamos um público fiel, que prestigia as diversas atrações escolhidas, e se encanta ainda mais quando a produção musical é do município”.
Regular entre os meses de abril a novembro, o Música na Matriz tem a coordenação da professora Célia Seabra e conta com concertos mensais, realizados sempre no primeiro domingo de cada mês, na Matriz de Santa Teresa.

Defesa Civil realizou hoje mais um teste nas sirenes de alerta


Das 24 sirenes do Sistema de Alerta e Alarme implantado em Teresópolis pelo Governo do Estado, apenas a do Fischer precisou ser acionada manualmente durante o teste mensal realizado na manhã desta quarta-feira, 10, pela Defesa Civil Municipal. Os equipamentos estão distribuídos pelos seguintes bairros e comunidades: Santa Cecília (1), Fischer (1), Caxangá (1), Corta Vento (1), Pimentel (2), Rosário (2), Perpétuo (2), Vale da Revolta (2), Coreia (2), Fonte Santa (2), Caleme (2), Granja Florestal (3) e Quinta Lebrão (3).
Em relação às sirenes instaladas pela Prefeitura nas escolas municipais Nadir Veiga Castanheira, em Três Córregos, e Maria Mendes, na localidade de Cruzeiro, no 2º Distrito, a de Cruzeiro passará por manutenção. Elas têm a função de disparar quando o nível de água dos rios vizinhos aos prédios escolares atinge um nível crítico, indicando a possibilidade de transbordamento.
Como acontece todos os meses desde 2011, o teste foi realizado e supervisionado da Sala de Operações da Defesa Civil Municipal, na Tijuca, com acionamento por sistema remoto, através da internet. O objetivo da verificação é checar o funcionamento e corrigir possíveis problemas.
Os equipamentos têm como função alertar os moradores de áreas de risco durante a ocorrência de chuvas fortes. As famílias são orientadas a deixar as suas casas quando as sirenes forem acionadas indicando o risco de deslizamento de terra ou de alagamento. Nesses casos, os moradores devem se deslocar temporariamente até um ponto de apoio na própria comunidade, definido pela Defesa Civil, onde deverão permanecer até que a situação se estabilize e o órgão avalie os imóveis e libere a área.
A verificação foi acompanhada por equipe da Secretaria Estadual de Defesa Civil, por integrantes da Cruz Vermelha Brasileira em Teresópolis e da Rede Nacional de Emergência de Radioamadores. Nas comunidades onde as sirenes estão instaladas, o teste foi monitorado por agentes de Defesa Civil, voluntários dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil e radioamadores, que inspecionaram os equipamentos. 


Palestra alerta para os riscos da capina química


“O uso da capina química, ou seja, a utilização de herbicidas para impedir o crescimento de mato em áreas urbanas, pode provocar doenças graves em pessoas que transitam próximo ao local da aplicação e deve ser coibido”. A afirmação é do biólogo Leandro Coutinho, coordenador de Meio Ambiente da Prefeitura, durante palestra destinada a funcionários da Secretaria de Obras e Serviços Públicos nessa terça-feira, 9.
Embora a Prefeitura não utilize herbicida na área urbana, o Ministério Público solicitou que a administração municipal promovesse palestra para funcionários que trabalham diariamente nas ruas, alertando para os perigos desse tipo de prática.
Segundo Coutinho, a aplicação de herbicidas em áreas de produção agrícola de Teresópolis, apesar de estar sendo reduzida nos últimos anos, ainda é prática comum. “E nem sempre quem aplica o veneno usa o equipamento recomendado”, lembrou. “Pessoas que entram em contato direto com os herbicidas - através da inalação ou mesmo através da pele - estão sujeitas a doenças cardíacas e do sistema nervoso”, explicou o biólogo, acrescentando que mulheres grávidas expostas ao veneno podem ser vítimas de alterações dos fetos, e que anencefalia e defeitos de formação, como lábio leporino e outras alterações, já foram constatados após esse tipo de exposição.
“Isso sem falar nos prejuízos causados à natureza”, prosseguiu o biólogo. “O herbicida se acumula em poças e ‘bocas de lobo’ e, com as chuvas, corre pelos esgotamentos de águas pluviais, chegando aos rios, onde pode destruir todo o tipo de vida existente no local.”, ensinou.
Apesar de a Prefeitura não utilizar capina química e nem possuir equipamento para tal, em condomínios particulares na cidade os herbicidas ainda são utilizados, embora a proibição conste da Lei Federal nº 7.802, de 11 de julho de 1989, que regula o uso de agrotóxicos no Brasil.
O uso do herbicida só é permitido em áreas segregadas e longe das ocupações humanas, e deve ser feito por aplicador vestido com todos os EPI - Equipamentos de Proteção Individual. A área deve ser isolada por um período mínimo de 24 horas.


Prefeitura do Rio vai multar, à partir de julho, quem jogar lixo nas ruas


A partir do mês de julho, quem for flagrado jogando lixo na rua, na cidade do Rio de Janeiro, será multado pela prefeitura. O valor mínimo das penalizações é de R$ 157 e aumenta de acordo com o espaço ocupado pelo dejeto. O registro da multa será feito  por uma equipe composta de um agente da guarda municipal, um fiscal da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) e um policial militar. Ela abordará o infrator anotando o CPF. A multa será aplicada independentemente do tamanho do resíduo largado nas vias públicas.
Os agentes estarão equipados com palmtop (microcomputador de mão) e uma pequena impressora portátil para emissão do documento. Se a pessoa flagrada se recusar a fornecer o número do CPF, ela será encaminhada à delegacia mais próxima. De acordo com o presidente da Comlurb, Vinícius Roriz, aqueles que se sentirem lesados poderão recorrer da multa pela internet. O não pagamento acarretará em protesto de título pela prefeitura, que poderá gerar restrições a créditos, como empréstimos ou compras parceladas.