quinta-feira, 25 de julho de 2013

Prefeitura vai construir 120 casas populares no Rosário. Terreno já foi desapropriado.

Terreno já esta desapropriado.
go.
A Prefeitura de Teresópolis vai construir 120 moradias populares para as famílias que vivem em área de risco na comunidade do Rosário, e que vêm sendo removidas pela Defesa Civil Municipal. Localizado no final da Rua Alagoas, entre os bairros de Araras e Barroso, próximo ao Ciep Sebastião Mello, um terreno de 4.056,50 metros quadrados já foi desapropriado para a criação do conjunto habitacional. As unidades serão construídas com recursos do município, que já estão parcialmente disponíveis.

Segundo Arlei, que já está de posse da planta das unidades, a construção é uma resposta importante do Governo Municipal à população. “O Governo do Estado vai fazer as 1.650 casas populares na Ermitage, além de outras na zona rural. No entanto, vamos construir moradias populares, com recursos próprios da Prefeitura, para atender a famílias que estão instaladas em áreas de risco”.

As moradias são destinadas aos moradores do Rosário, que nos últimos anos vem sofrendo seriamente com deslizamentos de encosta. O objetivo é atender prioritariamente as famílias da comunidade que vivem em área de risco de desmoronamento de terra e de pedra. Desde o mês de janeiro, a Defesa Civil vem removendo os moradores que têm laudo de interdição, e incluindo esse pessoal no programa de aluguel social. Após entendimento com os proprietários, as casas interditadas e desocupadas são demolidas para evitar nova ocupação.

A ação segue recomendação do Núcleo Teresópolis do Ministério Público Estadual, visto que o Rosário é considerado área de alto risco geológico pelo DRM (Departamento de Recursos Minerais), serviço geológico do Estado do Rio de Janeiro. Segundo o órgão, a comunidade está sujeita a rolamento iminente de pedras e escorregamento de terra, inclusive em período de pouca chuva, devido à instabilidade do maciço da Serra dos Cavalos, onde se encontra localizada.

O prefeito Arlei apresentou o projeto dos imóveis que pretende construir com recursos próprios ao vice-governador, Luiz Fernando Pezão, há algumas semanas, quando se reuniu com ele em busca de melhorias para Teresópolis. Na ocasião, apesar de ainda não ter sido falado em previsão para o início da construção dos apartamentos na Fazenda Emirtage, foram anunciados pelo Governo Estadual mais imóveis populares para os moradores da zona rural que perderam sua residência em janeiro de 2011.


Nenhum comentário :

Postar um comentário