quarta-feira, 17 de julho de 2013

Prefeitura revitaliza sinalização de solo e instala obstáculos para inibir estacionamento irregular em esquinas



Logo após os trabalhos de recapeamento asfáltico, que aconteceu nas principais ruas do centro urbano da cidade, através do programa estadual Asfalto na Porta, a Secretaria de Segurança Pública do município deu início a mais uma etapa do trabalho de revitalização da pintura de sinalização do trânsito. Além das sinalizações de solo, a ação contou com a colocação de mobiliário urbano para coibir o estacionamento irregular, como os obstáculos de ferro instalados na Rua Fernando Martins, na Várzea. 
Desde janeiro, a Guarda Municipal vem intensificando a fiscalização contra o estacionamento irregular em esquinas do Centro e em locais onde a parada de veículos atrapalha a locomoção de viaturas de socorro, como ambulâncias e carros oficiais de combate a incêndio. O objetivo é liberar a passagem desses veículos, evitando retenções no trânsito, e facilitando a travessia de pedestres. As áreas em torno dos obstáculos são sinalizadas nas cores preta e amarela, para dar mais visibilidade e alertar os motoristas quanto à proibição de estacionar naquele espaço. 
A operação ainda inclui pintura de faixas contínuas e seccionadas, símbolos e legendas, placas informando limites e redutores de velocidade.  Além das faixas de pedestres zebradas e paralelas, são pintadas no asfalto palavras como “Atenção”, “Devagar” e “Pare”, alertando os motoristas para que diminuam a velocidade nestes locais. A prioridade são os pontos de cruzamentos perigosos e com grande fluxo de pedestres. Tudo está sendo feito dentro das normas de engenharia de tráfego e das especificações do Código de Trânsito Brasileiro e do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).
Segundo o Secretário de Segurança Pública, Marcos Antônio da Luz, agentes da secretaria também começaram a pintura das faixas de pedestres em frente às unidades escolares, para garantir mais segurança aos alunos. “Estamos realizando a pintura agora no período das férias para adiantar e evitar transtornos quando as aulas começarem. Tudo já estará pronto quando os alunos voltarem a estudar”, comentou.
Nesta quarta-feira, 17, as equipes se encontram no bairro da Fonte Santa realizando as intervenções. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário