quarta-feira, 17 de julho de 2013

Aberto oficialmente o II Encontro de Turismo de Teresópolis. O Evento segue até sexta.


Foto: Marcos Esteves
Na abertura do II Encontro de Turismo: Subsecretário de Turismo,
Eduardo Mielke, professores Amanda Danelli, Aureanice Corrêa de Mello,
Rafael Fortunato e Michelle Bronstein (de pé). 
Aberto oficialmente nesta quarta, 17, no Teatro Municipal, localizado no 2º piso da Prefeitura, o ‘II Encontro de Turismo de Teresópolis - O valor do Turismo na cidade’, promovido pelo curso superior de Turismo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), prossegue até esta sexta, 19.  Por se tratar de um evento acadêmico, a programação acontece em forma de palestras, mesas redondas e grupos de trabalho, com entrada franca.
A solenidade reuniu estudantes, professores e convidados, além do subsecretário Municipal de Turismo, Eduardo Mielke, e a diretora do Instituto de Geografia da UERJ, professora Aureanice Corrêa de Mello. O tema da conferência de abertura do encontro, ‘Turismo, identidade local e meio ambiente’, foi abordado pelo coordenador do curso de Turismo, Rafael Fortunato.
O evento é a culminância da disciplina Planejamento e Organização de Eventos, em que os alunos do 5º período colocam em prática todo o conhecimento adquirido em sala de aula. “É uma oportunidade para os estudantes exercitarem o que aprenderam na teoria em relação à organização de eventos. É a vivência que dá experiência e segurança para os futuros turismólogos trabalharem profissionalmente nesta área no futuro”, destacou Michele Bronstein, professora de Relações Públicas e Organização de Eventos.
De acordo com o coordenador do Curso de Turismo, professor Rafael Fortunato, qualquer pessoa pode participar do encontro, e não só os empresários e profissionais do setor turístico. “O turismo tem um potencial enorme a ser desenvolvido, e as pessoas podem se inserir nessa cadeia produtiva. Já trabalhamos com a proposta de consultoria solidária com as comunidades do entorno dos parques municipal e estadual que queiram começar a trabalhar com o turismo. O nosso foco também é informar quem tem interesse em trabalhar nesse mercado”.
A chefe de Departamento do Curso de Turismo, professora Amanda Danelli Costa, reforçou esse princípio. “O nosso objetivo é formar alunos, mas também ter o compromisso de, alguma forma, estabelecer contato com as pessoas que têm interesse em trabalhar com turismo. Esse encontro é mais um momento para que essa relação entre a universidade e a sociedade se concretize”.
Segundo o subsecretário Eduardo Mielke, Teresópolis está investindo na profissionalização do setor, iniciativa que vem sendo intensificada desde o início do ano. Inclusive, com a realização, em maio, do I Seminário Teresopolitano de Turismo, iniciativa da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Turismo.
“Todo o processo, que começou em janeiro desse ano, está em evolução, não somente para a profissionalização do setor, que é um processo natural, mas para colocar Teresópolis em destaque mo mercado. Tanto é verdade que Teresópolis foi eleita recentemente como a terceira melhor cidade para se passar o inverno. Saiu agora na mídia, e isso já reflete no trabalho que estamos desenvolvendo de colocar a cidade na prateleira das agências e operadoras do estado do Rio de Janeiro”.
O curso superior de Turismo da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) está instalado em Teresópolis desde o segundo semestre de 2010, e funciona em prédio adaptado e cedido pela Prefeitura no centro da cidade.  A primeira turma conta com 120 alunos e a formatura está prevista para 2014.
 PROGRAMAÇÂO
Quinta-feira, dia 18 de julho
Local: Campus UERJ Teresópolis (Av. Lúcio Meira, 233 – Várzea)
Das 14h às 17hs – Grupos de Trabalho (GTs - 1 a 3)
1) Contribuições do planejamento turístico no espaço urbano - GT
Docente UERJ – Moderadora: Profª. Clara Lemos
2) Interdisciplinaridades e interfaces do turismo na cidade e na região – GT
Docente UERJ – Moderador: Prof. Alberto dos Santos
3) Turismo: cultura e gastronomia – GT
Docente UERJ – Moderadora: Profª. Amanda Danelli
18h – Mesa 1: Casos de sucesso em turismo no Brasil e no mundo
Docente UERJ: Prof. Eduardo Mielke e Thiago Pereira
Docente UERJ – Moderador: Prof. Marcelo Sotratti
Convidado Externo: Vinícius Claussen (proprietário da Cervejaria Sankt Gallen) 
Sexta-feira, dia 19 de julho – Teatro Municipal
Local: Teatro Municipal, no 2º piso da Prefeitura (Av. Feliciano Sodré, 675 – Várzea)
14h – Mesa 2: Benefícios do turismo para a cidade (nos aspectos financeiros e simbólicos)
Docente UERJ: Profª. Carolina Cavalcanti
Docente UERJ – Moderador: Prof. Leandro Moura.
Convidado Externo: Leonardo Rodrigues (Presidente do Conselho Municipal de Turismo, proprietário da chocolataria Bombom e apresentador do programa de TV Chef em Casa)
15h – Mesa 3: Potencialidades para a realização de eventos na cidade
Docente UERJ: Ricardo Benevides (Departamento Relações Públicas)
Docente UERJ – Moderadora: Profª. Michelle Bronstein
Convidado externo: Nauro Grehs (Vice-Presidente da TurisRio e gestor nos Hotéis São Moritz e Alpina)
16hs – Intervalo
17h – Encerramento com ideias: O valor do Turismo na Cidade
Docentes UERJ: Profª. Clara Lemos, Prof. Alberto dos Santos, Profª. Amanda Danelli
Docente UERJ – Moderador: Prof. Cleber Marques de Castro

Nenhum comentário :

Postar um comentário