sábado, 25 de agosto de 2012

CNI firma acordo com governo para reduzir emissões de carbono na indústria


AB - A Confederação Nacional da Indústria (CNI) fecha hoje (21) parceria com o governo federal para a elaboração de um plano de redução de emissões de gases de efeito estufa. O acordo de cooperação será assinado  às 15h, na sede da CNI, pelo presidente da instituição, Robson Andrade, e pelos ministros Fernando Pimentel, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, e Izabella Teixeira, do Meio Ambiente.
A parceria prevê a criação de uma comissão técnica para a elaboração e implementação do Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas do Setor Industrial, cujas diretrizes foram elaboradas pelo governo federal. O plano prevê meta de redução de 5% das emissões até 2020 para sete setores da indústria: alumínio, cimento, papel e celulose, químico, cal, vidro e ferro-gusa. A iniciativa integra a Política Nacional sobre Mudança do Clima.

Deputada Federal Jandira Feghali visita Teresópolis


A Deputada Federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) esteve em Teresópolis nesta quinta-feira, 23, para fazer uma visita à Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher, ouvir demandas de outras pastas e acompanhar o andamento dos projetos relacionados às emendas que a parlamentar conseguiu direcionar para a cidade, no valor total de R$ 1 milhão.

“Conseguimos aprovar duas emendas para a Secretaria dos Direitos da Mulher e a Joselice está investindo em dois projetos importantes para a cidade que são a capacitação de mulheres no segmento hoteleiro e o reforço dos equipamentos do Centro de Referência de Atendimento à Mulher e da Casa de Passagem. Como relatora da Lei Maria da Penha, não poderia deixar de reforçar as iniciativas em prol das mulheres”, ressaltou Jandira Feghali.
A Deputada falou também sobre a emenda para a Saúde. “Além disso, fizemos uma emenda para a reforma das unidades básicas de saúde do município, que é uma preocupação de fato. Depois de todos os problemas enfrentados recentemente pela cidade, a questão da saúde tem prioridade e eu, como militante há 30 anos dessa área, não poderia deixar de contribuir”.
Jandira Feghali foi recebida pelos Secretários Joselice Cerqueira (Direitos da Mulher), Graça Granito (Desenvolvimento Social), Ronaldo Fialho (Cultura) e pela Procuradora do Município, Rosilda de Carvalho, que passaram para a parlamentar as demandas de suas pastas, entre elas, a habitação e o incentivo à cultura local. A Deputada vai verificar a possibilidade de inserir as prospotas em emendas do orçamento de 2013.
A Secretária Joselice Cerqueira falou sobre a importância da visita da Deputada. “A visita da Jandira representa um ganho para a cidade porque ela é uma pessoa comprometida com as questões sociais e se mostrou preocupada em saber as necessidades de Teresópolis”, frisou Joselice Cerqueira, acrescentando que a Capacitação e Inserção da Mulher no Mercado de Trabalho tem previsão de início para o mês de outubro e que o projeto da aquisição de equipamentos para o CRAM e para a Casa de Passagem está em andamento. A reforma de 14 Unidades Básicas de Saúde (UBS) no município está em fase de elaboração de projetos. Em seguida, a proposta será submetida à aprovação e encaminhada para licitação.

Anatel determina gratuidade nas ligações de orelhões da Oi


 A partir do dia 30 deste mês, as ligações locais para telefones fixos feitas em orelhões da operadora Oi em 2.020 municípios não poderão ser cobradas. A medida, determinada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), faz parte do Plano de Revitalização de Telefonia de Uso Público, que começou em agosto de 2011.
A Anatel exigiu de cada uma das concessionárias um plano de vistoria e reparo dos orelhões e melhoria nos sistemas de supervisão. Como a Oi não atingiu integralmente os objetivos do plano, especialmente em relação à densidade de orelhões por número de habitantes e aos reparos nos telefones, foi feito um acordo com a agência para isentar a cobrança da ligação. A gratuidade vale até outubro ou dezembro, de acordo com o problema apresentado pela operadora em cada cidade. A Oi tem atualmente 760 mil orelhões no país.
Desde abril, a mesma proibição de cobrança foi determinada para a Embratel, nas chamadas nacionais de longa distância feitas por meio do código 21 nos 1,5 mil orelhões sob responsabilidade da concessionária. A medida, que vale até 31 de dezembro, foi decidida pela Anatel por causa do desempenho insatisfatório da concessionária na execução do plano de revitalização da telefonia de uso público.

(Agencia Brasil)

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Cartório reconhece união de duas mulheres e um homem em SP

A tabeliã de notas e protestos da cidade de Tupã, interior de São Paulo, Cláudia do Nascimento Rodrigues, reconheceu em Escritura Pública uma união entre duas mulheres e um homem nesta semana. Segunda Cláudia, pode ser considerada a primeira que trata sobre uniões poliafetivas no Brasil.

"Quando eles entraram em contato comigo, eu fui averiguar se existia algum impedimento legal e verifiquei que não havia. Eu não poderia me recusar a lavrar a declaração. O tabelião tem a função pública de dar garantia jurídica ao conhecimento de fato", afirma a tabeliã.
De acordo com Cláudia, se trata de pessoas capazes, sem envolvimento de nenhum menor de 18 anos e sem litígio. "Internamente não havia dúvida de que as três pessoas consideravam viver como entidade familiar e desejavam garantir alguns direitos. Minha dúvida é com as questões externas à relação. Não há legislação que trate sobre o assunto. A aceitação envolve a maturação do direito."

Para a vice-presidente do Instituto Brasileiro de Família (Ibdfam), Maria Berenice Dias, é preciso reconhecer os diversos tipos de relacionamentos que fazem parte da nossa sociedade atual. "Temos que respeitar a natureza privada dos relacionamentos e aprender a viver nessa sociedade plural reconhecendo os diferentes desejos. O código civil proíbe apenas casamento entre pessoas casadas, o que não é o caso. Essas pessoas trabalham, contribuem e, por isso, devem ter seus direitos garantidos. A justiça não pode chancelar a injustiça", explica.

(Terra)

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Curso de Pedagogia do UNIFESO promove II Momento Cultural dia 29 de agosto


O curso de Pedagogia promove no dia 29 de agosto, às 19h, o II Momento Cultural, com o tema “A interculturalidade no folclore”. 

O projeto visa ampliar a formação dos estudantes, tanto na perspectiva teórica pelo aprofundamento nos aspectos da cultura e da interculturalidade, quanto pela experiência de realização de atividades práticas em diversas formas manifestações culturais, além da integração de estudantes, docentes e funcionários que atuam no curso de Pedagogia por meio de atividades artístico-culturais. 

O encontro será no Auditório Omar Magalhães, Campus Sede. O III Momento Cultural será no dia 28 de novembro, com o tema “A criança nossa de cada dia”.

Prefeitura faz reparos na Feirinha de Teresópolis

 Prefeitura atua na Feirinha, com a recomposição do piso intertravado, fazendo
o nivelamento do solo, e na colocação de um novo revestimento no banheiro masculino
 

A quadra de esportes da Feirinha de Teresópolis, no Alto, está ganhando novo visual. No local, uma equipe da Prefeitura, de Obras e Serviços Públicos, comandada pelo Secretário Denílson Moraes e pelo Subsecretário Tião Correia, trabalha na recomposição do piso intertravado, fazendo o nivelamento do solo, e na colocação de um novo revestimento no banheiro masculino. Além disso, o pessoal faz também a limpeza das árvores, retirando as ervas de passarinho, uma vegetação parasita que suga a água e os sais minerais das plantas.

Negado pelo TRE o registro de candidatura de Rosinha garotinho


O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) negou o registro de candidatura da prefeita de Campos dos Goytacazes, Rosinha Garotinho, que tenta a reeleição pelo PR. A decisão foi baseada na Lei da Ficha Limpa e deixa a ex-governadora inelegível para as eleições desse ano.
A candidatura de Rosinha havia sido aprovada em primeira instância, mas o Ministério Público Eleitoral recorreu. Agora, é ela quem pretende entrar com recurso, informa sua defesa.
Resposta - Logo após o anúncio do TRE-RJ, o marido de Rosinha, o deputado Anthony Garotinho, publicou em seu blog pessoal um post em que define a decisão como "absurda". "Já conversei com meus advogados em Brasília que vão recorrer ao TSE e não têm dúvidas de que a decisão será revogada", escreveu.

Supremo decidiu que Lei da Ficha limpa vai retroagir porque inelegibilidade não é pena, diz promotor de Justiça.

Prefeitura faz recomposição de paralelos no Alto

Dentre as inúmeras frentes de trabalho da Prefeitura de Teresópolis nesse momento, uma delas é a  recomposição de paralelos ao longo da R. Alfredo Rebello Filho, no Alto.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Uma imagem do Dedo de Deus. Foto.

Esse é o nosso Dedo de Deus. Essa é a nossa Teresópolis amada!



Visita do Governador Sergio Cabral a Teresópolis - Patrulhas Mecanizadas

Edição e Filmagem Sergio Garcia

Secretario de Cultura Ronaldo Fialho, fala sobre a Feport

Luta entre St. Pierre e Anderson Silva deve sair do papel


A superluta entre Anderson Silva e Georges St. Pierre deve realmente sair do papel. O presidente do UFC, Dana White, revelou ao site "MMA Weekly" o combate entre o campeão dos médios e o dos meio-médios irá acontecer caso o canadense vença Carlos Condit no UFC 154, que será disputado em novembro.
“Acredito que se nós realizarmos uma luta entre Anderson e Georges. Seria em um peso combinado, provavelmente em 178 pounds (80,9kg) ou algo tipo isso. St. Pierre já me disse que quer essa luta, disse sim", afirmou Dana.
Anderson Silva também já deixou claro que esse é o confronto que interessa para ele. Aos 37 anos, o brasileiro busca lutas que tenham grande apelo midiático e entre os fãs de MMA. A organização do evento chegou a lhe oferecer uma luta contra o jovem Chris Weidman, mas ele negou. Um combate contra St. Pierre seria o ideal para o Spider, que já pediu para não lutar até 2013.
St. Pierre e Anderson são considerados dois dos melhores lutadores peso-por-peso da atualidade. O brasileiro está com o cinturão dos médios desde 2006. Já o canadense detém o título desde 2007.

Teresópolis: Campanha de atualização da caderneta de vacinação continua até sexta, 24


Iniciada no último sábado, 18, a campanha nacional de atualização da caderneta de vacinação infantil continua nos postos de saúde até esta sexta-feira, 24, com atendimento das 8h às 17h. A ação segue determinação do Ministério da Saúde e visa avaliar os casos de atraso na situação vacinal de rotina, de acordo com o novo calendário básico infantil. Isso porque passam a constar no calendário duas novas vacinas: a pentavalente (que protege contra difteria, tétano, coqueluche, meningite e hepatite B) e a da poliomielite injetável. Por isso, é indispensável a apresentação do cartão de vacina.
No último sábado, Dia D da campanha, foram imunizadas em Teresópolis 3.535 crianças de zero a quatro anos, onze meses e 29 dias. Desse total, 648 não estavam com a caderneta em dia. “Consideramos esse resultado muito bom, visto que a maioria das crianças levadas aos postos estava com o esquema vacinal completo. Isso comprova o empenho dos profissionais de saúde e o compromisso dos pais, que reconhecem a importância da imunização”, destaca Daurema Docasar, chefe do Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde.
Estão disponíveis para a ação todas as vacinas do calendário básico da criança. São elas: BCG (contra a tuberculose), hepatite B, rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), tríplice bacteriana (difteria, tétano e coqueluche), pentavalente, a vacina oral e a vacina injetável contra poliomielite.

Festival de Artes de Teresópolis acontece em setembro


De 11 a 16 de setembro de 2012 acontecerá na Feirinha de Teresópolis, que funciona na Praça Higino da Silveira, no Alto, o Festival de Artes de Teresópolis. Realizado pela Água Grande Projetos e Realizações, em parceria com a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, e patrocínio do Governo do Estado do Rio, o evento vai reunir diversas atrações culturais, todas gratuitas, ao longo de seis dias.
Com a proposta de ser um festival de artes em torno da leitura, o evento trará a Teresópolis renomados criadores e pensadores do cenário cultural nacional, a exemplo do cantor Moraes Moreira e da cantora e escritora Bia Bedran, entre outros. Artistas locais também participarão do festival, através da Mostra de Teatro de Teresópolis, que inclui a apresentação de peças de sete grupos teatrais, a serem encenadas nos dias 14, 15 e 16.
Entre os artistas convidados para as atividades de pensamento estão Bia Bedran, Moraes Moreira, Fátima Guedes e Lúcia Fidalgo. Para realizar as oficinas de criação artística, estão convidados os artistasDeneir, Domi Junior, Lúcia Fidalgo e Lucas Ciavatta. Para realizar espetáculos, Bia Bedran, Cristina Braga, Lúcia Fidalgo e Baú que Conta e Canta, além dos artistas selecionados para a Mostra de Teatro deTeresópolis: grupos Pirueta, Riso da Serra, Pick Cola, Fantasia, Brômios, Hocus Pocus e Cena Perdida.
Além de oferecer atrações culturais de altíssimo nível, o festival ainda vai abrir espaço para os artistas locais, possibilitando que os nossos grupos teatrais apresentem seu trabalho", comenta o Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho.
O Festival de Artes de Teresópolis é destinado a todas as faixas-etárias e diversas áreas do conhecimento. O acesso a todas as atividades será gratuito. Confira abaixo a programação.

11/09 - terça-feira
14h - Encontro com a arte e o pensamento de Bia Bedran
A arte de cantar e contar histórias
Narrativas orais e processos criativos

12/09 - quarta-feira
19h - Encontro com a arte e o pensamento de Moraes Moreira
De História dos Novos Baianos a Sonhos Elétricos

13/09 - quinta-feira
19h - Encontro com a arte e o pensamento de Fátima Guedes
A poética musicada

14/09 - sexta-feira
14h - Encontro com a arte e o pensamento de Lúcia Fidalgo
A infância com criatividade tem mais perspectivas

* Mostra de Teatro de Teresópolis
17h - Hocus Pocus apresenta a peça: O gato de botas
19h - Cena Perdida apresenta a peça: Um edifício chamado 200

15/09 - sábado
10h, 13h e 15h - Benita Prieto Conta histórias
16h - Bia Bedran com show Cabeça de Vento

* Mostra de Teatro de Teresópolis
11h - Grupo Pirueta apresenta a peça: E a palhaça, o que é?
19h - Grupo Brômios apresenta a peça: Moral da história

16/09 - domingo
10h, 13h e 15h - Baú que Conta e Canta - Histórias
11h - Cristina Braga e Quarteto Moderno de Samba - show

* Mostra de Teatro de Teresópolis
14h - Cia Teatral Fantasia na peça: Emília em “O soluçar do planeta
16h - Grupo Pick Cola
17h - Grupo Riso da Serra

Dias 12 e 13/09
Oficinas de criação
* A Arte de Criar, Contar Histórias e Dinamizar Leitura
Das 9h às 12h
Lúcia Fidalgo
* A Arte de Colar
Das 9h às 12h e das 14h às 17h
Domi Junior
* A Arte de Criar Brinquedos com Sucatas
Das 14h às 17h
Deneir

Dias 15 e 16/09
Oficinas de criação
* A Arte de Pintar
Das 9h às 12h e das 14h às 17h
Domi Junior e A. Cassia
* Para criar é preciso brincar
Das 9h às 12h e das 14h às 17h
Deneir