sábado, 18 de agosto de 2012

TERESÓPOLIS: 1º TRILHÃO NOTURNO DE IMBIÚ DIA 01/09



Contato: Dione   21-9149-5302 e 21 9560-1064

2ª rodada do Campeonato Municipal de Futebol de Campo acontece no domingo


Neste domingo, 19, acontece a 2ª rodada do Campeonato Municipal de Futebol de Campo, competição que reúne 11 equipes 1º Quadro e 12 equipes 2º Quadro, divididas nas chaves A e B.
Vão se enfrentar na Chave A 1º Quadro, a partir das 15h: Pimentel x Vargem Grande e Jardim Serrano x Unidos do Espanhol. Na Chave B vão jogar Unidos do Alto/M. Verde x Operário e Beira Linha/ Granja Guarani x Pedreiros. 
Já na Chave A 2º Quadro, a partir das 13h, jogarão Ponta Negra x Vargem Grande, Posse x Unidos do Alto/M. Verde e Fonte Santa/Suspiro x Portela. Na Chave B, entrarão em campo Comary/Albuquerque x Várzea, Unidos do Alto/M. Verde x Operário e Beira linha/Granja Guarani x Pedreiros.
Com entrada franca, os jogos serão realizados nos campos do Várzea FC e do Barra FC – na cidade, e do Vargem Grande, Serrinha e Mixto – no interior.
Realização da Liga Teresopolitana de Desportos (LTD), o campeonato conta com o apoio da Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Teresópolis e arbitragem da Federação do Rio de Janeiro.
Mais informações podem ser obtidas na LTD pelo telefone 2643-5881.

TERESÓPOLIS: EDUCAÇÃO REUNIDA COMEMORA O TERCEIRO LUGAR NO ESTADO (clique nas fotos para aumentar)


 A Secretaria de Educação da Prefeitura de Teresópolis reuniu os educadores nesta quinta-feira, 16 de agosto, na Casa de Portugal, para apresentar e comemorar o resultado do Ideb - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. 

Divulgado pelo Ministério da Educação, o índice colocou Teresópolis como a terceira melhor Educação no Estado do Rio no primeiro segmento. Equipes diretivas das escolas que receberam destaque no Ideb e membros da equipe da Secretaria foram homenageados durante o evento.
Carmem Lucia Guarilha, Diretora do Departamento de Administração da Secretaria de Educação, abriu a festa falando sobre o orgulho em fazer parte de uma equipe que é hoje a terceira melhor do Estado. “Nosso grupo viveu, nos primeiros dias de janeiro de 2011, a maior tragédia climática que esse país já viu. Mas soube levantar escolas, trazer seus alunos, brigar por eles, mesmo enfrentando as adversidades. Esse grupo que está aqui, representando os funcionários, professores e diretores, é hoje o terceiro melhor do Estado. Mas daqui a dois anos, vai ser o primeiro”, comemorou Carmem Lucia.
O Ideb foi criado em 2005 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) e em taxas de aprovação. O índice utiliza escala de zero a dez pontos e é medido a cada dois anos. No indicador estão reunidos dois conceitos fundamentais para a qualidade da educação: o fluxo escolar (taxas de aprovação, reprovação e evasão obtidas no censo da educação básica) e as médias de desempenho nas avaliações Prova Brasil e Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
A professora Carla Rebello, Diretora do Departamento de Educação, apresentou os gráficos com os dados do Ideb e lembrou que toda a sociedade deve reconhecer a capacidade dos educadores de Teresópolis. “Por mais críticas que as pessoas tenham em relação a uma avaliação em larga escala, ela serve para mostrar o caminho que devemos seguir a partir daquele número. Então, o Ideb é uma nota que demonstra o nosso comprometimento, os caminhos e os projetos que realizamos dentro das escolas e que aponta uma meta para ser superada em um futuro próximo. Nós estamos de parabéns, precisamos ser reconhecidos e os números do Ideb comprovam isso”, parabenizou Carla.
Durante a comemoração, um artista performático prestou homenagem entregando flores aos educadores presentes, em especial aos representantes das escolas municipais que mais se destacaram na avaliação: Antônio Santiago (Agriões), Maria da Glória Gonçalves (Imbiú), Ginda Bloch (Alto), Irene Sant’Anna do Valle (Pimentel), Amaury Amaral dos Santos (Fonte Santa), Rotary (Pimenteiras) e Sylvio Amaral dos Santos (Granja Guarani). Todas superaram as médias estipuladas pelos indicadores do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.
Finalizando a cerimônia, o Secretário Municipal de Educação, Leonardo Vasconcellos, parabenizou a todos e destacou a união pela Educação Municipal, que prioriza a política pública em vez da partidária. 

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

RJ registra aumento de 26% nos latrocínios em 7 meses


O Estado do Rio de Janeiro registrou, nos sete primeiros meses do ano, aumento de 26,2% no número de latrocínios - que são os roubos seguidos de morte. Entre janeiro e julho de 2012, foram 82 casos no Estado, contra 65 no mesmo período do ano passado. Apenas no mês de julho, foram 14 ocorrências registradas. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) do governo estadual.
O ISP também verificou aumento nos casos de roubo de veículos. O total de incidências no Estado teve aumento de 23,9%. Nos primeiros sete meses deste ano foram 13.133 roubos, contra 10.597 em 2011.
O balanço também apontou redução no número de vítimas de homicídios dolosos. De acordo com o ISP, trata-se do menor índice desde 1991. No acumulado do ano, foram registados 2.405 homicídios, contra 2.583 no mesmo período do ano passado - uma redução de 6,9%. Apenas em julho deste ano, foram 306 vítimas de homicídios no Estado.
A apreensão de drogas pela polícia fluminense aumentou 37,7% entre janeiro e julho de 2012, em comparação com igual período de 2011. Nos sete primeiros meses deste ano, foram 8.105 apreensões de drogas no Estado. As prisões também tiveram aumento - passaram de 13.578 casos no ano passado, para 14.376 em 2012.

"Furacão da CPI" deve sair na Playboy de setembro em lugar de Leona Cavalli


A revista "Playboy" está em negociações avançadas com a ex-assessora parlamentar Denise Leitão Rocha. A loira ficou conhecida como Furacão da CPI depois que um vídeo de sexo protagonizado por ela caiu na internet.
Se tudo der certo, o ensaio com a advogada sai já na edição de setembro, segundo Edson Aran, diretor da publicação. Depois de ter sido exonerada, Denise pensou melhor na proposta, que havia recusado de início.
A atriz Leona Cavalli, que assinou com a revista em julho e já posou para as fotos, será mantida na gaveta. Nathália Rodrigues, que assim como Leona está na novela "Gabriela", posou para a edição de agosto.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Furacão da CPI: vídeos com cenas de sexo da assessora parlamentar Denise Leitão Rocha são retirados do YouTube


Com a mesma velocidade que invadiu as redes sociais e sites de vídeos, a filmagem que mostra cenas íntimas de Denise Leitão Rocha começam a desaparecer da internet. No site YouTube, o material que mostra as cenas de nudez da advogada e assessora parlamentar já estão saindo do ar. Os vídeos removidos ficam com a imagem cinza, como o circulado em vermelho, na foto.
O trabalho para remoção das imagens será grande. Às 20h desta quinta-feira, o site já registrava 128 vídeos relacionados ao nome “Denise Leitão Rocha”, sendo que seis haviam sido removidos. Muitos deles, no entanto, não são o vídeo que deu início à polêmica envolvendo a funcionária pública, mas sim montagens utilizando fotos dela capturados na internet.
Segundo o Google, responsável pelo site YouTube, as imagens que foram removidas violam os termos de serviço. O site não tolera cenas de nudez e filtros automáticos e até mesmo a denúncia de outros usuários são os caminhos para a retirada do material do acervo. A empresa não comenta casos isolados e não informou se Denise Leitão Rocha entrou com pedido para remoção dos vídeos.
Mesmo com o vídeo fora do ar, as fotos e montagens dela de biquini na praia continuarão ativas, a menos que a loura entre com pedido e justificativa para a retirada do material.

Segundo o IBOPE/RJ, Eduardo Paes tem quase 50% das intenções de voto


O Ibope divulgou, nesta quinta-feira, a segunda pesquisa de intenção de voto para a disputa pela prefeitura do Rio de Janeiro neste ano. A pesquisa, encomendada pela TV Globo, revela que o prefeito Eduardo Paes, candidato à reeleição pelo PMDB, continua com a preferência do eleitorado, com 47% das intenções de voto. Já o candidato Marcelo Freixo (PSOL) registrou alta em relação à pesquisa anterior. Dos 8% obtidos no dia 3 de agosto, Freixo pulou para 12% e diminuiu em seis pontos percentuais a diferença que o separa do prefeito Eduardo Paes.
Rodrigo Maia, candidato do DEM, fica em terceiro lugar, mantendo os 5% da primeira pesquisa. Otavio Leite, do PSDB, surge em quarto, com os mesmos 3% de intenções de voto do início do mês. Aspásia Camargo, do PV, variou de 2% para 1%. Cyro Garcia (PSTU), passou de 1% para 2%, Fernando Siqueira (PPL) manteve-se em 1%, e Antônio Carlos (PCO) não atingiu 1%.

Terê Fantasy: a festa à fantasia mais famosa do Brasil comemora 27 anos de tradição


Vem aí mais uma edição da mais famosa festa a fantasia do Brasil: a Terê Fantasy, que acontece no dia 15 de setembro, a partir das 22h, no Clube Comary (Av. Hercílio Ferreira dos Santos - Alto). A festa completa 27 anos e, para comemorar a data, 23 atrações, nacionais e internacionais, vão se revezar em cinco pistas de dança e animar milhares de pessoas ao som de ritmos variados.

O evento tem duração de sete horas e o valor do ingresso inclui comida e bebida durante toda a noite. Quem optar pelo camarote, terá à disposição serviço de bufê, que servirá jantar e café da manhã e uma pista de dança exclusiva. O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Teresópolis.

De acordo com dados da Secretaria Estadual de Turismo do Rio de Janeiro, a Tere Fantasy é a maior festa a fantasia do país e a mais tradicional do estado do Rio, depois do Carnaval.  Segundo os organizadores, a festa gera, em média, mil empregos temporários diretos e indiretos para a cidade durante o evento. A economia local e das cidades vizinhas como Petrópolis e Nova Friburgo também sentem os reflexos.

Os hotéis e restaurantes ganham um grande número de clientes no final de semana da festa, tendo em média 60% da ocupação devido ao evento. Calcula-se que são deixados na cidade mais de R$ 500 mil em gastos de supermercados, postos de gasolina, bares e restaurantes, hotéis, entre outros. O comércio também aumenta significativamente suas vendas, principalmente nos artigos relacionados às fantasias.

Atrações

Monobloco, MC Marcinho e João Gabriel fazem o show ao vivo para os jovens de todo país, que chegam à cidade para este dia. DJ Malboro e o DJ austríaco Michael Kutalek reforçam o time de 20 DJS.

Um espetáculo à parte são as fantasias do público. Nas pistas, os anônimos misturam-se às diversas celebridades que sempre prestigiam o evento. A segurança é outro ponto forte da festa. A Original Produções, produtora da Terê Fantasy, tem como objetivo oferecer o melhor em todas as áreas para que todos possam desfrutar de uma noite de sonhos e fantasia.

Segundo a organização, é expressamente proibida a entrada de menores de 18 anos, sendo obrigatória a apresentação do documento original de identidade.  Também fica proibida a entrada de objetos pontiagudos de metal, madeira ou plástico duro, além de correntes, algemas, fios, cordas, armas e similares.

Os ingressos já estão a venda em diversos postos autorizados. Esses ingressos dão direito a entrada no local, acesso a todos os ambientes, shows, comida e bebida. Mais informações sobre a festa é só acessar o site www.terefantasy.com.br.

Vendas pela internet

- Ingresso Certo (www.ingressocerto.com)

Pista: Homem: R$ 95,00 / Mulher: R$ 70,00 (preços promocionais, baseados em valores de meia-entrada e sujeitos à alteração)

Camarote: Homem R$ 190,00/ Mulher R$130,00 (preços promocionais, baseados em valores de meia-entrada e sujeitos à alteração)

Ônibus: R$ 30,00 (ida e volta)

Ida: 20h / Volta: 6h

Saídas: Barra (Av. Sernambetiba, na praça do Ó, próximo a churrascaria Tourão.)

             Lagoa (Pq dos Patins, em frente ao posto BR Piraquê, antigo Tivolli Parque.)

             Niterói (Saco de São Francisco, próximo ao Mc Donalds.)

* Os ônibus saem às 20 h do dia 10/09 e retornam às 6h do dia seguinte

PONTOS DE VENDA 

 Rio de Janeiro:

Lojas South

- Barra Shopping

- Búzios (Região dos Lagos)

- Carioca Shopping

- Plaza Niterói

- Shopping Grande Rio

- Shopping Nova América

- Top Shopping

- West Shopping

Lojas Banco de Areia

- Rio Sul

- Botafogo Praia Shopping

Centro

- 021 Turismo – Av. Rio Branco, 185, sl.1929

 Barra da Tijuca

- Posto BR Parque das Rosas (Av. das Américas, 3757)

Lagoa

- Posto BR Piraquê (Av. Borges de Medeiros, s/n)

Ramos

- Academia R2 (Rua Leopoldina Rego, 54, tel:2209-4070)

Rio das Ostras:

- Ponto do Celular – Tel: (22) 2764-1092, 9999-3304

Teresópolis

- Clube Comary (Rua Hercílio Ferreira dos Santos, 97)

Projeto Quadro Barroco é atração deste domingo no Música na Matriz


Neste domingo, dia 19 de agosto, será realizada mais uma edição do projeto Música na Matriz, desenvolvido pela Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura. Desta vez, o evento terá como atração o projeto Quadro Barroco, que se apresentará às 16h na Matriz de Santa Teresa, na Praça Balthasar da Silveira, no Centro.

O projeto, que possui apoio da Secretaria de Cultura do Estado do Rio, prevê palestra seguida de concerto, ambos apresentados pelo grupo Quadro Antiquo. O quarteto, formado por Sonia Leal Wegenast (canto e percussão), Kristina Augustin (gamba), Mario Orlando (gamba e flautas), Eduardo Antonello (espineta) apresenta-se com frequência nos palcos brasileiros, principalmente nas regiões nordeste e sudeste, e já realizou turnê por cidades como Lisboa, Praga e Porto. O grupo é especializado em performance histórica, utilizando réplicas de instrumentos originais, adicionando elementos lúdicos à apresentação.

O programa a ser apresentado em Teresópolis tem a produção exclusivamente brasileira de cunho profano e popular: são danças, modinhas e lundus do período colonial. O concerto terá ainda a participação da musicista paulista Rosimary Parra.

“O Música na Matriz é um projeto de sucesso, que recebe nosso incentivo e empenho para sua continuidade. Sua sobrevivência por todos estes anos deixa clara a vocação do teresopolitano para a boa música. E a maior prova do sucesso do projeto é a presença do público, que sempre prestigia os concertos, fator determinante para que a Secretaria de Cultura permaneça na busca constante de espetáculos de qualidade”, comenta o Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho.

Teresópolis: Secretaria de Cultura abre vagas para curso de Teoria Musical


A Secretaria de Cultura de Teresópolis está reabrindo o curso de Teoria Musical. As aulas acontecerão às quintas-feiras, das 16h às 17h, no Centro Cultural Bernardo Monteverde (Avenida Oliveira Botelho, 210 – sobreloja – Alto), sob o comando do professor Márcio Pombo, titular também do curso de piano. As inscrições para a nova turma já estão abertas e podem ser feitas no próprio Centro Cultural, de segunda a sexta, das 14h às 19h.
Para se inscrever, é necessário levar cópia de um comprovante de residência e da identidade e uma foto 3x4. No caso de estudantes, é necessária também a apresentação da declaração escolar. As vagas são limitadas e para ambos os sexos, sem limite de idade. Mais informações pelo telefone 3642-1061.
Atualmente, são oferecidos gratuitamente pela Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, 23 cursos diferentes, nas mais diversas modalidades artísticas, atendendo a quase mil alunos.

Impostos ficam com 1/3 da produção no Brasil


Carga tributária brasileira é igual à do Reino Unido e maior do que a dos Estados Unidos.
Um terço do que se produz no Brasil vai para o estado, na forma de pagamento de impostos. Em 2011, o País produziu mais de R$ 4,1 trilhões em riquezas, e pagou cerca de R$ 1,4 trilhão de impostos. Esse valor daria para comprar 50 milhões de carros populares.
Para alguns especialistas, o governo arrecada muito e gasta mal. A carga tributária brasileira é igual à do Reino Unido e maior do que a dos Estados Unidos. Nossos serviços públicos, no entanto, ainda são precários e a máquina pública é considerada ineficiente.Do total arrecadado pelo governo, cerca de 15% foi usado no pagamento de juros da dívida pública. Gastos com a previdência social somaram aproximadamente 40%. Já as despesas com os serviços públicos, tais como saúde, educação e segurança, além dos investimentos em infraestrutura, levaram cerca de 45% da arrecadação.
Economistas e empresários acreditam que a redução da carga tributária é essencial para que o Brasil se torne mais competitivo e possa garantir um crescimento sustentado por um período mais longo.
Na Câmara, a redução da carga tributária é sempre um tema polêmico. Enquanto, a reforma tributária não avança, os deputados analisam medidas provisórias que desoneram a produção e inúmeros projetos de lei que concedem isenção tributária e incentivos fiscais para os mais diversos ramos da economia. Além disso, o Congresso discute há 20 anos a possibilidade de tributar grandes fortunas, outro tema igualmente polêmico.

(Agencia Câmara)

Posto de Internet Comunitária na Praça Olímpica à disposição da população

O posto fica aberto diariamente em horário comercial.
Quem quiser experimentar os computadores do Posto de Internet Comunitária instalado na Praça Olímpia, pode ficar tranquilo. Os computadores doados pela Alterdata são modernos e a internet rápida. Segundo o atendente do posto com quem conversamos, a hora mais concorrida é a hora do almoço, quando é quase impossível conseguir uma vaga para utilizar um dos 11 comportadores disponibilizados para a população. O tempo de utilização destinado a cada usuário é de 30 minutos, podendo ser estendido nas horas de menor pico.

Ruas de Teresópolis estão sendo recuperadas. Asfaltamento na rua das Paineiras começou esta semana


A Prefeitura de Teresópolis iniciou esta semana o asfaltamento da rua das Paineiras. O asfaltamento vai se estender por mais de 1 quilômetro e atende ao pedido dos moradores que se disseram muito satisfeitos.  A ação é realizada graças a uma parceria com o Governo do Estado, através do Departamento de Estradas e Rodagens (DER-RJ). Serão recapeados pouco mais de mil metros de extensão da via. 
“Entendemos que alguns transtornos são causados durante a execução de grandes obras, como é o caso dos asfaltamentos que temos feito no bairro de São Pedro e agora este, nas Paineiras, mas é importante ressaltarmos que, ao final dos trabalhos, toda a população será beneficiada, transitando por vias com melhores condições”, destacou o Secretario Municipal de Obras e Serviços Públicos, Denílson Moraes.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Teresópolis - Secretaria de Educação faz palestra sobre Educação Inclusiva para futuras professoras"


Nesta terça, 14, a equipe da Divisão de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (SME) ministrou palestras sobre Educação Inclusiva para um grupo de 40 alunas do 2° e 4° anos do curso de Formação de Professores do Colégio Estadual Edmundo Bittencourt, na Várzea.
Além de entrar em contato com diversos aspectos da Educação Inclusiva no município, as alunas também tiveram a oportunidade de conhecer os materiais utilizados nos diversos processos de aprendizagem, e comparar o que aprenderam em sala de aula com a experiência prática de quem realiza o trabalho.
 Para Carla Rabello, Diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação, esta troca de experiências foi muito positiva para todos os envolvidos no processo. “A disciplina de Conhecimentos Didáticos e Pedagógicos de Educação Especial foi inserida há pouco tempo no currículo. Acredito que essa troca de informações tenha ajudado a sensibilizar as futuras professoras e fazer com que adquiram um novo olhar para a Educação Inclusiva, assim como permitiu que as profissionais da área revissem seus conceitos práticos ao compartilhar suas experiências”, disse Carla.




Posto de saúde da Granja Florestal funcionando com equipe completa


O Posto de Saúde da Granja Florestal está funcionando com equipe completa. As cerca de 30 pessoas que passam diariamente pelo local, têm médico à disposição nas terças e quartas em tempo integral e todas as sextas pela manhã. Uma enfermeira dá plantão, o dia inteiro, de segunda a sexta, no local.
O posto, além de atendimento médico aplica vacinas do calendário básico infantil, faz preventivo do câncer em mulheres, pré-natal, curativos e outros atendimentos de rotina. Também distribui medicamentos para portadores de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, antibióticos, antiinflamatórios e analgésicos, explica a médica Renata Ribeiro.

Vem ai o 12º Encontro de Veículos Antigos em Teresópolis


                            160 carros antigos poderão ser vistos na Praça Olímpica
Uma exposição de carros das décadas de 20, 30, 40 até 80, originais e modificados, vai agitar a Praça Olímpica Luiz de Camões entre os dias 24 e 26 (sexta a domingo) deste mês. Os melhores veículos de cada categoria vão receber troféus. Também será premiado o melhor carro antigo do encontro.
Será a 12ª versão do evento, realizado em parceria com a Prefeitura Municipal e apoio do Sincomércio, Aciat, Teresópolis Shopping e seguradora SAF. Segundo o organizador da exposição, Joel Seixas, são esperados cerca de 160 automóveis antigos, das mais variadas marcas e estilos.
Inicialmente os carros ocuparão a parte baixa da Praça Olímpica, mas dependendo das necessidades as ruas do entorno serão fechadas para que mais veículos possam participar da mostra. No domingo a exposição poderá ser estendida até a Avenida J.J. Regadas que, nesse caso, será fechada ao trânsito.
Além da participação no evento, os antigomobilistas, vão participar de um jantar dançante no Hotel Alpina e terão à disposição uma van que vai percorrer os pontos de maior interesse turístico de Teresópolis.
  abertura da exposição vai acontecer às 19h30min de sexta-feira (24) no teatro da Prefeitura. Estarão presentes o presidente da Federação Brasileira de Veículos Antigos, Henrique Thielmann e presidentes de clubes de todo o país.   

Ministério Público Estadual vai dar inicio a investigação sobre o Novo Fórum de Teresópolis


O Ministério Público Estadual vai dar início a investigação sobre as obras do Novo Fórum de Teresópolis, que esta sendo construído na Praça Governador Portela. Pretende investigar a forma como o terreno foi cedido e a rapidez com que a cessão foi aprovada na Câmara dos Vereadores,  sem que fosse realizada uma audiência pública. Entra na pauta, também, a arquitetura moderna do Novo Fórum em contraste com o estilo arquitetônico do entorno. Já foi solicitado a Câmara Municipal a entrega de uma cópia dos documentos referentes a cessão. 

O Presidente da Câmara, vereador Cleyton Valentim, explicou que foram levados em conta os benefício que, em contrapartida, a prefeitura de Teresópolis receberia. A OAB de Teresópolis é favorável a construção embora não concorde que o local escolhido tenha sido o melhor. 

O Presidente da Subseção Teresópolis da OAB, explicou que há mais de 10 anos a Ordem pede a construção de um Novo Forum na cidade, e que o antigo não tem mais condições de dar a população um atendimento de qualidade. "A população aumentou expressivamente, e o atual Fórum é de 1970", disse ele. A assessoria do TJ informou também que o processo licitatório não será alvo de investigação. 

A empresa que ganhou a concorrência foi a Delta, que já teve vários contratos encerrados por conta de denúncias de corrupção. 

Para ler na íntegra o resumo da reunião da Câmara dos vereadores do dia 02 de junho de 2011, clique AQUI.





terça-feira, 14 de agosto de 2012

Projeto prevê fim de salário para vereadores


O fim do pagamento de salário de vereador em municípios com até 50 mil habitantes é o objetivo de proposta de emenda à Constituição (PEC) 35/12, em análise na Comissão de Constituição e Justiça. O texto, de Cyro Miranda (PSDB-GO), foi subscrito por outros 30 parlamentares e, se aprovado, deverá atingir cerca de 90% das câmaras municipais do país. Além disso, a PEC limita o total da despesa dessas câmaras de vereadores a no máximo 3,5% da arrecadação municipal.
O senador prevê impacto positivo para os cofres públicos dos pequenos municípios. Ele lembra que o número de vereadores no país pode superar a marca de 59 mil nas eleições deste ano.

(Jornal do Senado)

Educação: Inglês e Alemão no CETEPRO. Diploma em dois anos e meio.


              O telefone do CETEPRO para maiores informações é 
                                         (21) 2743-1437

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Teresópolis: Granja Guarani vence o Várzea por 1X0 no Campeonato Municipal de Futebol de Campo

O Time da Granja Guarani considerado nas arquibancadas como azarão do Campeonato Municipal de Teresópolis, venceu na estreia o Time do  Várzea Futebol Clube que jogava em casa no domingo (12/08).
No primeiro tempo a equipe do  Várzea dominou a partida, e perdeu grandes chances de marcar. Aos 37 do 1º tempo o zagueiro Cesar chutou forte por cima do Goleiro do Granja Guarani outro lance de perigo para o Várzea, o camisa oito, Sementinha perdeu na cara do gol, graça a uma defesa do goleiro do Granja Guarani. E terminou empatado o primeiro tempo em 0 a 0.

Gol no 2º Tempo
No segundo tempo o Granja Guarani mostrou porque é chamado de time Implacável marcou aos 29 minutos , falta contra a equipe da Granja Guarani, o camisa 15 Vitor bateu forte sem chance para o Goleiro do time do Várzea marcando um belíssimo gol 1X0 para o Granja Guarani.

O técnico do  Granja Guarani  Zé Paraíba trocou o ataque, saiu o atleta Luizinho camisa 11 e Wallace e reforçou sua Zaga, destaque  para o Goleiro Leandro Trindade que  fechou o Gol do Granja Guarani .

O Time do Várzea não acreditava no resultado e com jogadores experientes não foi suficiente para tirar os três pontos conquistado pela equipe do Granja Guarani, com a vitória o time da Granja Guarani se torna o líder do Primeiro Quadro com três pontos.

domingo, 12 de agosto de 2012

Prefeito de Nova Friburgo reassume, mas é afastado do cargo 90 minutos depois

Demerval foi afastado da Prefeitura de Nova Friburgo em novembro de 2011 

O prefeito de Nova Friburgo, Demerval Barboza Moreira Neto, mal teve tempo para discursar no seu retorno à prefeitura do município da região serrana do Rio na quinta-feira (9). Uma liminar do STJ (Supremo Tribunal de Justiça) devolveu o cargo ao político por apenas 90 minutos. Isso porque duas outras decisões da Justiça Estadual o afastaram novamente do posto.
Depois disso, o presidente da Câmara dos Vereadores, Sérgio Xavier, voltou a assumir a Prefeitura de Nova Friburgo. Demerval, que estava à frente da prefeitura na época da tragédia das chuvas que deixou mais de 400 mortos na cidade, foi afastado por decisão da Justiça, em novembro do ano passado, sob a acusação de sonegar informações ao Ministério Público do Rio no inquérito que investiga a suspeita de desvio de verbas para a reconstrução do município.
Demerval assumiu a prefeitura em setembro de 2010, após o prefeito eleito, Heródoto Bento de Melo, se afastar por problemas de saúde. Na quinta-feira, o político chegou a fazer um discurso por volta das 16h. Mas, uma hora e meia depois, ele foi informado das novas liminares expedidas pela Justiça Estadual. As decisões resultaram de ações impetradas pela Câmara dos Vereadores.

Teresópolis: II Café da Manhã do Programa Mais Educação define metas e esclarece dúvidas




Visando a integração dos profissionais envolvidos no Programa Mais Educação na Rede Municipal de Ensino, bem como a troca de ideias para a continuidade das atividades no segundo semestre de 2012, a Secretaria de Educação realizou um Café da Manhã com membros das equipes diretivas, monitores e coordenadores do Programa. 

Segundo o Secretário Municipal de Educação, Leonardo Vasconcellos, foi mais um encontro direcionado para a melhoria da qualidade do ensino público em Teresópolis. “Reunimos profissionais que acreditam e trabalham pela Educação do Município. São pessoas que lutam pelo ensino em tempo integral, e isso é muito importante para traçarmos novas estratégias nesse sentido”, avaliou o Secretário. 

A reunião contou com apresentação de fotos e projetos, relembrando os melhores momentos do Programa no 1º semestre, servindo como ferramentas de avaliação e apontando discussões para o 2º semestre. A professora Marcia Maria, Coordenadora do Programa na Rede Municipal, também aproveitou o encontro para definir metas e esclarecer dúvidas. 

“Foi um momento de avaliação, conversa, convívio, integração entre todos os envolvidos no Programa Mais Educação. Mas, também, um momento de agradecimento e reconhecimento, especialmente aos monitores que realizam no dia-a-dia as oficinas Mais Educação em escolas municipais. O trabalho deles tem rendido muitos frutos, o que é importante ressaltar neste encontro”, enfatizou Marcia Maria. 

Atualmente, 16 escolas da rede municipal fazem parte do Programa Mais Educação. Nas unidades que participam do Programa são oferecidas oficinas de acompanhamento pedagógico como letramento, matemática e ciências; de música como canto, percussão e banda escolar; de dança; de horta escolar; de composição de jornal e rádio escolar; e de esportes com recreação, futsal e vôlei, entre outras. 

Teresópolis: Passarela do Soberbo esta quase pronta


Será inaugurada em breve a passarela da Avenida Rotariana, construída em frente à piscina Sloper, para proteger os mais de cinco mil moradores, caminhantes e praticantes de jogging que passam pelo local toda semana.

O local deverá se tornar mais um ponto de atração turística da cidade. Dali poderão ser observados sem riscos não só a piscina , como um viaduto que pertencia à antiga estrada de ferro Teresópolis-Rio, monumento histórico tombado pela prefeitura. 

Com cerca de 12 metros de extensão, acessos e guarda corpos, a passarela, construída pela prefeitura, em parceria com a iniciativa privada local, terá iluminação especial. 

A educadora Bianca Lande que vive em Teresópolis há 20 anos está feliz com a nova passarela. Bianca diz que já tomou vários sustos quando passava pela estreita – pouco mais de 30 cm – na ponte sobre o Rio Paquequer, porque os veículos passam pelo local em alta velocidade.

Apesar da queda na inadimplência, endividamento está crescendo 20% ao ano, diz economista


Embora a inadimplência tenha caído 5,68% em julho, conforme dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) Brasil, nos últimos cinco anos o endividamento dos brasileiros está crescendo a um ritmo de 20% ao ano, como avalia o professor de Varejo da Fundação Getulio Vargas, Daniel Plá.
Segundo o economista, a redução da inadimplência no mês passado, a segunda maior este ano (em março foi –11,95%), tem uma única razão. “Hoje, grande parte dos consumidores que surgiram nos últimos três anos é da nova classe média. E a nova classe média é boa pagadora. As pessoas de menor renda dão muito valor em manter o crédito e não querem ficar com o nome sujo. Já as pessoas de maior renda esgotaram praticamente a capacidade de endividamento e, quando estão inadimplentes, preferem discutir a dívida na Justiça.”
Daniel Plá disse que os bancos estão mais cautelosos na concessão de crédito. “Isso reduziu a inadimplência.” Segundo ele, o mesmo ocorre em relação a alguns consumidores. “Tem pessoas mais cautelosas, que não querem perder o seu crédito, nem ficar super endividadas. Isso também reduz (a inadimplência).”
Por outro lado, o economista destacou que os apelos do comércio são grandes e podem levar o consumidor a ficar endividado. Segundo ele, as pessoas devem ficar atentas, em especial às ofertas de eletroeletrônicos, cujos preços promocionais e aparentemente vantajosos têm uma duração limitada e podem embutir juros elevados. “O efeito é que os consumidores acabam se endividando porque as prestações não cabem no seu bolso.”

Olimpíadas: Brasil deixa Londres com 17 medalhas e dois ouros inéditos


Depois de 17 dias de competição, milhares de atletas que disputaram diferentes modalidades nas Olimpíadas de Londres participam da cerimônia de encerramento dos Jogos. Na festa, a pira olímpica será apagada e os organizadores do evento anunciam a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016, que serão realizados no Rio de Janeiro.
A cerimônia foi aberta com a apresentação de artistas da música inglesa e coreografias marcadas pelas cores vibrantes e por um show de luzes. O tema do encerramento é Uma Sinfônia de Música Britânica. O primeiroshow retratou a festa popular que marcou o Jubileu de Diamante da rainha Elizabeth II.
No encerramento dos Jogos de Londres, todas as delegações entraram juntas, sem formalidades, levando as bandeiras de cada país. Pelo Brasil, Esquiva Falcão, que conquistou a prata na categoria até 75 quilos, foi o porta-bandeira da delegação na cerimônia.
O Time Brasil deixa Londres com um total de 17 medalhas, ocupando a 22ª posição no ranking geral dos Jogos. O número supera a previsão do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que esperava alcançar o mesmo resultado de Pequim, em 2008. Entre as conquistas alcançadas por 57 brasileiros que disputaram sete modalidades, três vitórias representaram ouro, como a da seleção feminina de vôlei e as vitórias de Sarah Menezes, do judô feminino, e de Arthur Nabarrete Zanetti , da ginástica artística masculina.
Os brasileiros também conquistaram cinco medalhas de prata. Entre os segundos lugares, o pugilista Esquiva Falcão divide espaço com as equipes masculinas de futebol, vôlei de quadra, vôlei de praia e natação.
As nove medalhas de bronze foram alcançadas por Adriana Araujo (boxe feminino), Yamaguchi Falcão (boxe masculino), Felipe Kitadai e Mayra Aguiar (judô), César Cielo (natação), Robert Scheidt e Bruno Prada (vela) e Juliana e Larissa (vôlei de praia feminino).
A última medalha conquistada pelo Brasil foi mais um bronze no último dia de competições.  Depois de mais de dez horas de competição, a pernambucana Yane Marques conquistou a medalha inédita no pentatlo moderno. O esporte tradicional nas Olimpíadas, criado em 1912, é dividido em cinco modalidades: esgrima, natação, hipismo e combinado (alternância de corrida e tiro esportivo).
Entre as conquistas brasileiras que ficam marcadas na história do país, estão o primeiro ouro no judô feminino e na ginástica artística masculina, o recorde brasileiro de quatro medalhas no judô e no vôlei, e de três no box.

(Agencia Brasil)

Teresópolis: A Feport 2012 contará com shows, rodeios, parque de diversões, animação infantil e atrações circenses


A Prefeitura fechou a programação da Feira do Produtor de Teresópolis 2012, com a inclusão de algumas atrações e mudanças de alguns horários de apresentações. A 29ª Feport acontece de 23 a 26 de agosto, no Parque de Exposições, em Albuquerque, e contará com shows, rodeios, parque de diversões, animação infantil e atrações circenses.   

Além de cantores de sucesso da música brasileira: Thalles Roberto, na quinta, 23; Michel Teló, na sexta, 24; Alexandre Pires, no sábado, 25; e Cesar Menotti e Fabiano, no domingo, 26; foram incluídos shows com Val França e Banda Diferença, na quinta, e Aloísio Bruno e Banda na sexta. A apresentação do cantor gospel Thalles Roberto, na quinta, foi antecipada em duas horas e acontece às 22h. 

A Feport também terá exposição de produtos agrícolas, seis bandas locais, três ministérios de louvor, rodeios com a Cia Falcão, DJs Duda Ramalho e Léo Pudim, parque de diversões e atrações circenses, com bonecos de perna de pau e palhaços, além de animação infantil com a Trupe da Cultura. 

A Secretaria de Ciência e Tecnologia oferecerá internet gratuita aos visitantes e fará o monitoramento de toda a festa, através de câmeras de segurança. Vale ressaltar que os shows serão custeados através de parceria com empresas privadas e o restante das despesas será coberto com o aluguel dos estandes para empresas expositoras e praça de alimentação. A entrada para a feira é um quilo de alimento não perecível, cuja arrecadação será revertida para a clientela atendida pelos programas sociais da Prefeitura. 

Equipe Organizadora 

Com o objetivo de dar transparência ao processo de gestão da 29ª Feport, foi criada a Equipe Organizadora Deliberativa da festa, através do Decreto 4.251/2012. O estatuto da comissão, formada por representantes da Secretarias Municipais, da Aciat (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis), do Sindicato do Trabalhador Rural de Teresópolis, Emater, Conselho Municipal de Segurança e produtores rurais, define as obrigações e compromissos dos integrantes, assim como seus direitos e deveres, sendo que o trabalho é exercido sem remuneração. 

Conselho Fiscal   

A comissão possui um Conselho Fiscal, composto por três membros, e tem por objetivo fiscalizar e dar parecer sobre todos os atos da Equipe Organizadora, que deverá ser dissolvida no prazo máximo de 31 de dezembro de 2012, uma vez apresentados os relatórios financeiros e de ações. 

Programação Feport 2012

Quinta-Feira – 23 de agosto

19h – Ministério Quero Tocar-te - Igreja Batista Monte das Oliveiras

20h – Ministério Resgate – Pr. Eliseu Rezende
21h – Ministério Promessas - Igreja Filadélfia
22h – Thalles Roberto
23h30 – Cia de Rodeio Falcão

01h – Val França e Banda Diferença

02h - DJ Duda Ramalho e DJ Léo Pudim



Sexta-Feira – 24 de agosto

20h30 - Wenderson Rosa

22h – Cia de Rodeio Falcão

24h – Michel Teló

01h30 – Aloísio Bruno e Banda

02h30 – DJ Duda Ramalho e DJ Léo Pudim

 Sábado – 25 de agosto

20h30 – Quintal do Céu

22h - Cia de Rodeio Falcão

24h – Alexandre Pires

01h30 – Frank e Banda Fruto Carioca

02h30 – DJ Duda Ramalho e DJ Léo Pudim

Domingo – 26 de agosto

14h/18h – Atrações circenses - Malabares, bonecos de pernas de pau e palhaços.

18h – Animação infantil – Trupe da Cultura

20h30 – Marquinho Barbosa e Banda 5 Estações

22h – Cia de Rodeio Falcão

24h – Cesar Menotti e Fabiano

01h30 – DJ Duda Ramalho e DJ Léo Pudim 

Crime ambiental em Teresópolis: INEA descobre uma comporta particular para controlar vazão do Rio Príncipe

O aparelho estava encoberto por vegetação
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) denunciou um crime ambiental gravíssimo que põe em risco a vida de pessoas em Teresópolis. Um cidadão identificado pelo Inea como Isidoro Weiss teria construído, sem autorização, uma  comporta para controlar a vazão do Rio Príncipe e não inundar sua propriedade, no bairro da Posse. 

A engenhoca foi instalada pouco abaixo do local onde houve dezenas de vítimas da tragédia da Região Serrana, com seus mais de 900 mortos, em janeiro de 2011. A presidente do Inea, Marilene Ramos, mandou notificar o dono da propriedade: “Uma vergonha. Só descobrimos a infração quando retiramos a vegetação para fazer as obras de dragagem do rio.” 

Pela infração à lei estadual 3467, de 2000, o dono da comporta vai pagar multa de até R$ 80 mil e terá de retirar tudo em sete dias. Se não obedecer, terá a propriedade ocupada por fiscais do Inea, que vão demolir a comporta. 

(Blog do Anselmo Gois)