sábado, 14 de julho de 2012

Prefeitura inscreve mulheres para curso gratuito de pintura e texturização de paredes


Texturização

Tendo em vista o aumento crescente do trabalho feminino na área de construção civil, a Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher da Prefeitura de Teresópolis abre inscrições nesta segunda-feira, 16, para mulheres interessadas em participar do curso gratuito de pintura, pátina e texturização de paredes.
Resultado da parceria firmada com o Sistema Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), o objetivo é preparar mão de obra feminina para um segmento historicamente dominado pelos homens.
São oferecidas 16 vagas. As interessadas devem ter Ensino Fundamental completo. As inscrições podem ser feitas na Secretaria dos Direitos da Mulher (Rua Heitor de Moura Estevão, 279 – Várzea), de segunda a sexta, das 9h30 às 17h. É preciso apresentar original e cópia da carteira de identidade, do CPF e de comprovantes de escolaridade e de residência. Mais informações pelo telefone (21) 2643-4237.
Com duração de dois meses, o curso terá início no dia 23 de julho e as aulas serão ministradas das 13h às 17h, na Unidade Sesi-Senai Teresópolis, localizada na Rua Jorge Lóssio, 207, no Alto.

SESC Teresópolis - Oficina de Mímica Corporal Dramática. Saiba como participar.


PT e PMDB têm o maior número de parcerias nas eleições municipais deste ano


PT e PMDB conseguiram replicar sua aliança nacional em boa parte dos municípios brasileiros e se tornaram, em números absolutos, os maiores parceiros destas eleições municipais. Quando um dos dois partidos está na cabeça de chapa na disputa por uma prefeitura, é apoiado pelo outro em mais de mil das 5.566 cidades do País, segundo dados disponíveis até agora na Justiça Eleitoral - cerca de 90% das informações sobre os acordos locais estão consolidadas.
O PMDB é o partido com a maior base municipal do Brasil e tenta sustentar sua posição. Se mantiver o resultado obtido em 2008, quando elegeu 44% dos candidatos, manterá o posto de legenda com o maior número de prefeituras. O peso da presença nos municípios também deve contribuir para que o PMDB mantenha sua força política no Congresso e nas eleições de 2014.
Enquanto o PT apoia 35% dos candidatos peemedebistas, o contrário só é verdadeiro para 23% das chapas encabeçadas pelos candidatos petistas.
Em números absolutos, o contraste é ainda maior. Os petistas estão presentes nas coligações de 736 candidatos do PMDB, que faz parte de 382 coligações que apoiam petistas.
O PT é o partido que mais apresenta candidatos com a chamada chapa pura: 273, equivalentes a 17% dos nomes em disputa. O PSOL vem logo em seguida, com 261 candidatos sem alianças com outros partidos, 83% do total.

Escola Municipal Sebastião Branco encerra atividades com mostra do Programa mais Educação. Diretora fala sobre o programa e avalia a Educação no município.

Pais assistem a um número de canto
 A Escola Municipal Sebastião Branco, no bairro de São Pedro, Teresópolis, encerrou neste sábado, 14, as atividades para as férias de julho. As aulas recomeçam no dia 30, segunda-feira. 


Durante o encontro, os pais puderam saber mais sobre os benefícios alcançados através do programa Mais Educação, que vem contribuindo para  acabar com a inibição das crianças, através de atividades lúdicas, educativas, teatrais e  esportivas. 


Dando sequencia ao programa Faces do Brasil, uma sugestão da Secretaria de Educação, os alunos fizeram apresentações de Hip Hop, teatro, dança e canto. Aproveitamos para ouvir a palavra da Diretora da Escola, Patricia Marques, que nos  falou sobre o Mais Educação e sobre a Educação no Município como consta no vídeo ao final da matéria. Clique nas fotos para aumentar.




Diretora Patricia Marques dá início ao evento





                                     ENTREVISTA COM A DIRETORA DA ESCOLA,
                                             PROFESSORA PATRÍCIA MARQUES.

                                                    VÍDEO


      

sexta-feira, 13 de julho de 2012

"Operação São Pedro" inicia com a recuperação da Vila Olímpica

Recuperação da Vila Olímpica foi a primeira etapa da
"Operação São Pedro"
As ações da secretaria de Obras e Serviços Públicos foram intensificadas na quarta-feira no bairro de São Pedro. Ao mesmo tempo cerca de 80 profissionais, 13 caminhões, oito retroescavadeiras, um rolo compressor, uma escavadeira e uma patrol trabalhavam na recuperação e melhoria de diversos pontos da zona urbana do município.

Segundo Denílson Moraes, secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, as ações trarão melhor qualidade de vida para a população. “Estamos melhorando os acessos, o ir e vir de moradores, motoristas e pedestres. Outra preocupação que temos é com relação à saúde pública. Por isso, também estamos fazendo um trabalho de limpeza de ralos, bueiros e a ligação de redes de esgotos, com o objetivo de evitar a proliferação de doenças e  mau cheiro”, detalhou.

Na área do bairro de São Pedro, já vistoriada pela secretaria, todas as ruas e servidões do Rosário, Perpétuo e Pimentel receberão, nos próximos dias,  as obras e serviços que necessitarem. No momento estão sendo reparos em galerias na rua Fileuterpe e na servidão Bom Pastor; operação tapa buracos na rua Zenóbio da Costa e capina e limpeza na rua Acre e na Servidão Daniele.

Equipe de Projeto Social conquista ouro e prata em torneio de Jiu-Jítsu‏

Equipe Barão Jiu-Jitsu
Participando da 4ª Copa Grande Mestre Helio Gracie de Jiu-Jítsu, realizada nos dias 7 e 8 no Grajaú Country Clube, no Rio de Janeiro, os atletas do projeto social “Não Desista dos Seus Sonhos” conquistaram cinco medalhas de ouro e uma de prata.

Com coordenação do professor Paulo Cesar Cotrin Chaves, o Barão, da equipe Barão Jiu-Jítsu, as crianças do projeto social representaram Teresópolis junto com a equipe Esporte e Ação Comary Gracie, supervisionada pelo professor Pretinho. A participação dos jovens atletas teresopolitanos das duas equipes contou com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

“Levar sete atletas para a competição e trazer para nossa cidade cinco ouros e uma prata é um resultado excelente. Junto com o professor Beto Costa estamos formando campões para o esporte e para a vida”, comemorou Barão. “Agradeço ao grande mestre Geny Rebello, um dos precursores do jiu-jítsu em Teresópolis, pelo seu incentivo, e a todos os patrocinadores do nosso projeto social”, concluiu, se referindo às empresas SAF Assistencial, União Central Teresópolis, Nova Teresópolis, A Carrapeta, Clênio Imóveis, Catão Imóveis, Val Festas, Photo Santa Tereza, Studio Itália e Papelaria Globo.   

Conquistaram medalhas de ouro, representando o projeto social “Não Desista dos Seus Sonhos”, os atletas Juan Gabriel Resende e Rômulo Santos, na categoria Pena; Carlos Eduardo Silva, na categoria Leve; Gustavo Souza e Alice Rafaela da Conceição, na categoria Médio. Já o atleta Conrado Soares da Silva conquistou medalha de prata na categoria Leve. Também compôs a equipe o atleta Klesian Resende, na categoria Leve.


Inauguração do Centro de Internet Comunitária‏ dia 17

Acontece na próxima terça-feira, 17, às 14h, a inauguração do Centro de Internet Comunitária (CIC), uma parceria da Secretaria de Ciência e Tecnologia da Prefeitura de Teresópolis com o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj) e a empresa Alterdata Software.

Para o Secretário de Ciência e Tecnologia, Luiz Ribeiro, a iniciativa vai contribuir com a inclusão digital da população. “Para facilitar o acesso do público, a Prefeitura cedeu um espaço bem no centro da cidade, recebeu o mobiliário da Alterdata e equipamentos do Proderj. É um presente para a cidade”, comemora Luiz Ribeiro.

O CIC está sendo instalado em sala anexa ao Centro de Informações Turísticas na Praça Olímpica, na Várzea, conta com 12 computadores, sendo um adaptado para deficientes físicos, impressora e acesso à internet.

O telecentro oferecerá acesso livre e gratuito à Internet para pesquisas escolares, uso de redes sociais e emissão de segundas vias de documentos, entre outros serviços. Para ajudar a população no atendimento, haverá um agente de inclusão digital do Proderj no local. O horário de funcionamento da estação está sendo definido. A ideia é que sejam oferecidos cursos de alfabetização digital, realizados pelo Proderj, que serão gratuitos e para todas as idades.

Escola municipal faz exposição temática sobre brinquedos e brincadeiras‏

"Liberdade de escolha e pesquisa de temas do próprio interesse"
Dentro da proposta da Secretaria de Educação “Faces do Brasil”, a Escola Municipal Professora Acliméa de Oliveira Nascimento, no Complexo do Tiro de Guerra, no bairro São Pedro, desenvolveu, a partir do interesse dos alunos, um projeto que abordou o tema “Brinquedos e Brincadeiras, a arte de brincar”. O trabalho, desenvolvido durante todo o semestre, atende a proposta pedagógica da unidade escolar de oferecer às crianças a liberdade de escolher e pesquisar os assuntos de seu próprio interesse.

De acordo com a diretora da escola, Ana Paula Pimentel, “brincar é fundamental na vida de uma criança porque promove comunicação, socialização e o desenvolvimento integral. 
A pequena Maria Luisa Abelha, 7 anos, que pesquisou sobre a boneca Barbie disse que sempre quis saber como surgiu a boneca.  
Bárbara da Silva Soares, 7 anos, também gostou da tarefa desenvolvida e mostrou com orgulho seu trabalho exposto. “Minha turma pesquisou o trabalho infantil e chegamos a conclusão que criança precisa brincar para se desenvolver de forma saudável”, concluiu.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Projeto do novo Código Penal descriminaliza plantio e porte de maconha para consumo.


O anteprojeto do Código Penal, elaborado por Comissão Especial de Juristas ao longo de mais de sete meses de trabalho, foi apresentado nesta segunda-feira (9) pela Mesa como PLS 236/2012, com justificação assinada pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).
A proposta prevê mudanças polêmicas: transforma a exploração dos jogos de azar em crime; descriminaliza o plantio e o porte de maconha para consumo; amplia possibilidades do aborto legal; e reforça a punição a motoristas embriagados, traz avanços notáveis ao endurecer o tratamento penal em relação à tortura, ao conferir maior proteção aos animais e ao enfrentar a questão do bullyingO trabalho dos juristas foi presidido pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Gilson Dipp.
Uma comissão temporária de 11 senadores será responsável por discutir o projeto e propor mudanças antes de sua votação pelo Plenário. A indicação de nomes para a comissão será feita pelos líderes partidários segundo o critério da proporcionalidade.
Se aprovado, o novo código segue para a Câmara dos Deputados. O último passo é a sanção presidencial.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Circuito Teresópolis em Movimento reúne corredores no centro da cidade


Realizado na manhã deste domingo, 8, no centro da cidade, o Circuito Teresópolis em Movimento reuniu cerca de cem corredores. Organizada pela professora Amanda Gomes, com consultoria da Academia Dolphin e apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, a prova totalizou um percurso de cinco quilômetros.
Os atletas saíram da Praça Olímpica Luís de Camões, na Várzea, e percorreram as avenidas Feliciano Sodré e Lúcio Meira, no trecho entre a entrada do bairro Agriões até o entroncamento da Rua Manoel José Lebrão, retornando ao ponto de partida. Para a segurança dos competidores, todo o trajeto foi acompanhado pela Guarda Municipal; ambulância disponibilizada pela Secretaria Municipal de Saúde permaneceu de prontidão para eventuais atendimentos.
“O Circuito foi um sucesso. É mais uma iniciativa que conta com o apoio da Prefeitura com o objetivo de incentivar a prática esportiva”, avaliou o Secretário de Esportes, Alexandre da Trindade, que entregou as medalhas aos atletas vencedores, acompanhado do Subsecretário, Marcelo Bernardo Quintanilha.

Resultado do Circuito Teresópolis em Movimento
Masculino
1º lugar, José Marcelo (Associação dos Corredores de Teresópolis)
2º lugar, Márcio Santos (Associação dos Corredores de Teresópolis)
3º lugar, Luiz Henrique Bandeira (Academia New Limit)
4º lugar, Gilson Paim (Associação dos Corredores de Teresópolis)

Feminino
1º lugar, Ana Claudia dos Santos (Associação dos Corredores de Teresópolis)
2º lugar, Mariana Laporte (Equipe ARCA/RJ)
3º lugar, Karine Soares da Silva (Academia Body Fitness)


Primeira capacitação Turística de 2012 em Teresópolis


Cleber Mello - Coach comportamental
 A Secretaria de Turismo realizou em sua sede, em parceria com a Subscretaria de Estado do Interior, a primeira Capacitação Turística de 2012. O objetivo foi elencar as necessidades do novo consumidor do Turismo e formatar padrões de receptividade.


Este primeiro encontro contou com a participação do Coach Comportamental, Cleber Mello, que tem em seu currículo a expertise de adaptação de perspectiva em realidade de consumo. A atividade turística passa por este viés de encantamento e manutenção de visitação.


A capacitação é uma abordagem conceitual para o desenvolvimento que se concentra em entender os obstáculos e transformá-los em oportunidades. Se não avaliados tornam-se “gargalos” para pessoas, governos e organizações para realizar seus objetivos de desenvolvimento e simultaneamente reforçar as capacidades que lhes permitam alcançar resultados mensuráveis e sustentáveis.


Capacitação é um processo contínuo que segue as seguintes premissas:
Desenvolvimento de recursos humanos, o processo de qualificar as pessoas com a compreensão, habilidades e acesso ao conhecimento, informação e formação que lhes permite realizar de forma eficaz. 


Desenvolvimento organizacional, a elaboração de estruturas de gestão, processos e procedimentos, não só dentro das organizações, mas também a gestão das relações entre as setores.


Institucional e desenvolvimento da estrutura legal, fazer as alterações legais e regulamentares para que as organizações, instituições em todos os níveis e em todos os setores para melhorar as suas capacidades.


A Secretaria de Turismo tem um Calendário de Capacitações que segue até o final ano e conta com: Visitas Técnicas; História; Atrativos; Técnicas de Atendimento para aprimorar a receptividade em Teresópolis.


Telefone da Secretaria de Turismo para maiores informações:  Secretário Flávio Gueiros
Av. Rotariana, s/n - Vista Soberba. 
(21) 2644-4095
(21) 2644-418

21 vagas de emprego no SINE/Teresópolis


O Sine (Sistema Nacional de Emprego) de Teresópolis está com 21 vagas disponíveis para diversas funções, entre elas, vendedor, frentista, cozinheiro e operador de caixa. Vale ressaltar que as vagas podem ser preenchidas a qualquer momento, dependendo da procura.
Para se inscrever, basta comparecer ao Sine, na Travessa Ranulfo Féo, 36, loja 42, Centro, portando a carteira de trabalho, identidade, CPF e titulo de eleitor. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h30 às 16h30. O telefone para informações é (21) 2641-0031.
O Sine é um órgão do Governo Federal com gestão compartilhada com a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária. 

Vaga disponível
Quantidade oferecida pela empresa
Vendedor
01
Frentista
01
Ajudante de Cozinha
02
Cozinheiro
02
Doméstica
01
Promotor de vendas (c/carro)
01
Encanador
01
Gesseiro
01
Balconista de Lanchonete
03
Montador de Móveis
01
Oficial de Serviços Gerais
03
Marketeiro
01
Auxiliar de Açougueiro
01
Operador deCaixa
01
Repositor
01

Lei Municipal 3.104 institui o Dia do Repórter Teresopolitano

Foi sancionada pelo Prefeito Arlei a Lei Municipal 3.104, que institui o dia 19 de fevereiro como Dia do Repórter Teresopolitano. 

A iniciativa presta uma homenagem a Eliane Almeida, repórter policial e apresentadora de TV, falecida no último dia 28 de abril. Eliane, que fazia aniversário no dia 19 de fevereiro, também era funcionária pública municipal.

No mês de junho, a Secretaria de Esportes e Lazer realizou um torneio de futsal com o nome de Eliane Almeida.

Senado aprova projeto que transforma dívidas das universidades em bolsas de estudo


Proposta foi apresentada pelo senador Delcidio do Amaral(PT). 

O Senado aprovou Projeto de Lei 13/2012 cria o Proies (Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento das Instituições de Ensino Superior) que autoriza as universidades particulares e fundações sem fins lucrativos a quitarem 90% dos débitos com a União através de bolsas para alunos carentes.
A proposta, transformada em projeto de lei a partir de uma medida provisória, encaminha pelo Executivo ao Congresso, nasceu em Mato Grosso do Sul, com um pedido da direção da Funlec ( Fundação Lowtons de Educação e Cultura) ao senador Delcídio do Amaral (PT).
A instituição tem dívidas com o Governo Federal que chegam a R$30 milhões e com a medida poderá oferecer 2 mil bolsas nos próximos anos. 
De acordo com o governo, os débitos das instituições de ensino superior com a União chegam a R$ 18 bilhões, incluindo IR (Imposto de Renda) e INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Uma vez aprovado o pedido de inclusão no programa, a universidade ou fundação deverá ofertar as bolsas integrais em sistema eletrônico de informações mantido pelo MEC a cada semestre do parcelamento.

Cardeal e arcebispo emérito Dom Eugenio Sales morre aos 91 anos no Rio


Após voto, Dom Eugênio deixa sessão eleitoral no bairro da Glória,
zona sul do Rio, em 2010"

Morreu na noite desta segunda-feira, 9, aos 91 anos, na capital fluminense, o cardeal Dom Eugenio de Araujo Sales, arcebispo emérito da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Dom Eugenio morreu na Residência Assunção, onde morava, na Estrada do Sumaré, na zona norte do Rio.
Segundo a Arquidiocese, o mais antigo cardeal da Igreja Católica morreu por volta das 23 horas por causas naturais. O corpo do religioso é velado na Catedral São Sebastião, no centro do Rio, onde será sepultado. Segundo a Arquidiocese, nos últimos dias, a rotina de Dom Eugênio, que não possuía nenhuma enfermidade grave, limitava-se entre o quarto e o gabinete, onde lia jornais e assistia TV. Natural de Acari, no Rio Grande do Norte, Dom Eugenio chegou a ter o nome cogitado entre os candidatos a Papa, depois da morte de João Paulo I.

(Estadão)

Calendário de eventos da Secretaria de Esportes e Lazer até 29 de julho


Calendário de eventos da Secretaria de Esportes e Lazer de Teresópolis

20 a 22 DE JULHO • SEXTA A DOMINGO
• 19h • 2ª COPA CATÓLICA DE FUTSAL JOÃO PAULO II
Ginásio Pedrão
Realização: Igreja Católica, apoio Secretaria de Esportes

22 DE JULHO • DOMINGO
• 9h • CORRIDA E CAMINHADA “BOTE FÉ NA VIDA”
JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE – RIO 2013
Parque Regadas
Realização: CNBB, Governo do Estado, Secretaria de Esportes

29 DE JULHO • DOMINGO
• 8h21 • MEIA MARATONA FAZ UM 21 – ETAPA TERESÓPOLIS
Parque Regadas
Realização: Embratel, Governo do Estado, Comitê Rio 2-16, Secretaria de Esportes

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Prefeitura de Teresópolis realiza 1ª Oficina de Capacitação Turística

A Secretaria Municipal de Turismo, em parceria com a Subsecretaria de Estado do Interior, realizou, na última semana, a primeira capacitação turística de 2012. A ação teve o objetivo de traçar as necessidades do novo consumidor do turismo e formatar padrões de receptividade para o município. O encontro contou com a participação do consultor Cleber Mello, especialista em realidades de consumo.

Para o Secretário Municipal de Turismo, Flávio Gueiros, um dos principais focos da capacitação é enfrentar os desafios e transformá-los em oportunidades. “Se não avaliarmos os obstáculos eles se transformam em gargalos e impedem o nosso desenvolvimento. Com este treinamento reforçamos as nossas capacidades e traçamos metas que nos permitam alcançar resultados mensuráveis e sustentáveis”, afirmou Gueiros.

A Secretaria Municipal de Turismo elaborou um calendário de capacitações com atividades programadas até o final de 2012. Entre elas estão visitas técnicas, técnicas de atendimento, oficinas de história e estudos sobre os atrativos do município.

 

30ª Exposição de Carros Antigos no Parque Regadas


Centenas de pessoas estiveram neste domingo, 8 de julho, no Parque Regadas, para conferir de perto a XXX Exposição de Automóveis Antigos de Teresópolis. Promovido pelo Clube Amigos do Antigo, em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, o evento reuniu quase 300 raridades automotivas.


Ao longo de toda a extensão da Avenida J.J. de Araújo Regadas foram expostos centenas de automóveis antigos, dos mais variados modelos e fabricantes. Exemplares de MP Lafer, Chevrolet, Ford, Maverick, Puma, Dodge, Impala, Fusca, Opala e Brasília foram alguns dos modelos que puderam ser encontrados no evento. 
 O evento reuniu frequentadores de longa data, como o Secretário de Governo de Teresópolis, José Carlos Cunha. “Participo da exposição há muitos anos, desde a minha época dos Fords 1929. Sempre fui um apreciador e hoje estou aqui novamente, ainda mais envolvido, como expositor e como secretário, oferecendo todo o nosso apoio. 
Sem dúvida, este ano, a Exposição de Automóveis Antigos superou todas as expectativas, com um número ainda maior de participantes. O Parque Regadas e a Praça Olímpica ficaram lotados. Um verdadeiro sucesso. Os organizadores estão de parabéns”, comentou.
 A XXIX Exposição de Automóveis Antigos teve ainda feira de peças, estandes com vendas de miniaturas e acessórios, além de estandes montados pelos patrocinadores. Todos os expositores receberam troféu e certificado de participação e foram realizados sorteios de bicicletas e passes com direito a 10 litros de combustível.

PMT - CERIMÔNIA DE POSSE DA AGENDA 21

PMT - ASFALTAMENTO NA ESTRADA DO PALMITAL

PMT - NOTÍCIAS DO FUTSAL. VÍDEO.

Alunos do curso de hotelaria do CEFOP visitam Hotel Le Canton

Alunos do curso de Hotelaria do CEFOP - Centro de Formação Profissional
Com o objetivo de aprofundar seus conhecimentos e ter uma visão mais ampla do turismo na Região Serrana, os alunos do curso de Agente de Informações Turísticas do Programa de Integração e Orientação Jovem do Cefop (Centro de Formação Profissional) visitaram as instalações do Hotel Le Canton, em Vargem Grande, acompanhados de professores e do guia turístico da Secretaria Municipal de Turismo, Henrique Silva.

O Cefop oferece aos alunos da Rede Municipal de Ensino diversos cursos empreendedores visando à absorção imediata pelo mercado de trabalho local. Os cursos oferecidos gratuitamente para alunos com idade a partir de 15 anos são de Artesanato, Agente de Informações Turísticas, Informática, Garçom, Padeiro, Doceiro, Corte e Costura, Organização de Eventos, Raciocínio Lógico e Marketing Pessoal, tendo como conteúdos básicos o Inglês, Relação Interpessoal e Língua Portuguesa.

domingo, 8 de julho de 2012

MPF denuncia Incra na Justiça como responsável por um terço do desmatamento na Amazônia


O Ministério Público Federal (MPF) está denunciando na Justiça Federal o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) como responsável por um terço do desmatamento da Amazônia. Procuradores da República ingressaram com ações civis públicas (ACPs) contra o órgão em seis estados por desmatamento ilegal em assentamentos da reforma agrária, nas quais apresentam, entre outros pedidos, o fim imediato das derrubadas.
As ações foram ajuizadas essa semana no Pará, Amazonas, Acre, em Rondônia, Roraima e Mato Grosso. Segundo o MPF, há um expressivo crescimento das derrubadas ilegais na Amazônia em assentamentos do Incra. Em 2004, o corte ilegal  nessas áreas representava 18% de todo o desmatamento do bioma, e em 2010 somaram 31,1% da derrubada anual.
Nas ações, além do fim imediato das derrubadas em áreas de reforma agrária, os procuradores pedem a proibição de novos assentamentos sem licença ambiental e a exigência desse licenciamento para as áreas já criadas.
O MPF também exige a averbação de reserva legal (percentual mínimo de vegetação nativa que deve ser mantido em uma propriedade rural, que na Amazônia é 80%) e a recuperação de áreas degradadas em prazos que vão de 90 dias a um ano.
No acumulado até 2010, segundo os dados do MPF, os 2.163 assentamentos do Incra na Amazônia foram responsáveis pela derrubada de 133,6 mil quilômetros quadrados de floresta, área equivalente a 100 vezes a cidade de São Paulo.
Além disso, os danos ambientais das derrubadas em áreas da reforma agrária chegam a R$ 38,5 bilhões, segundo cálculos do MPF, com base em valores de mercado de produtos madeireiros.

Biblioteca do Congresso americano vai premiar o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso


O ex-presidente brasileiro Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) recebe terça-feira (10), em Washington, o Prêmio John W. Kluge, da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos. O prêmio, cuja escolha é feita após consulta a 3 mil intelectuais e personalidades públicas em todo o mundo, foi anunciado em maio e tem o valor de US$ 1 milhão.
Fernando Henrique é o oitavo ganhador do prêmio, concedido desde 2003 a pensadores da área de humanidades. Sociólogo, ele é o primeiro intelectual latino-americano a ser homenageado.
Segundo o site da Biblioteca do Congresso americano, em sua carreira, Fernando Henrique envolveu-se com questões variadas desde as relações raciais (como no livro de 1962, Capitalismo e Escravidão no Brasil Meridional: o Negro na Sociedade Escravocrata do Rio Grande do Sul) até a dependência econômica e integração da economia global (como em seu livro mais conhecido, Dependência e Desenvolvimento na América Latina, escrito em 1969 com Enzo Faletto).
No comunicado sobre o prêmio, a Biblioteca do Congresso traça uma linha entre a trajetória acadêmica e a carreira política de Fernando Henrique: “Talvez a maior prova de sua realização intelectual é que seus sucessores continuaram muitas das suas políticas e asseguraram seu legado como um dos maiores líderes do Brasil”.
Autor de mais de 20 livros e uma centena de artigos, Fernando Henrique Cardoso tem hoje 81 anos e escreve periodicamente em jornais de circulação nacional no Brasil. Ele é integrante do Conselho Curador da Fundação Instituto Fernando Henrique Cardoso e presidente de honra do Diretório Nacional do PSDB, partido que ajudou a fundar na década de 1980, na época da Constituinte.

Prefeitura monta Centro de Internet Comunitária na Várzea


Encontra-se em fase final de montagem o Centro de Internet Comunitária (CIC), uma parceria da Secretaria de Ciência e Tecnologia da Prefeitura de Teresópolis com o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj) e a empresa Alterdata Software. A inauguração está marcada para o dia 11 de julho, às 16h.
Equipamentos de primeira linha
O CIC está sendo instalado em sala anexa ao Centro de Informações Turísticas na Praça Olímpica, na Várzea, contará com 12 computadores, sendo um adaptado para deficientes físicos, impressora e acesso à internet.
“É uma excelente iniciativa para facilitar a inclusão digital da população. A Prefeitura cedeu um espaço bem no centro da cidade, recebeu o mobiliário da Alterdata e equipamentos de primeira linha do Proderj. É um presente para a cidade”, comemora o Secretário de Ciência e Tecnologia, Luiz Ribeiro.
O telecentro oferecerá acesso livre e gratuito à Internet para pesquisas escolares, uso de redes sociais e emissão de segundas vias de documentos, entre outros serviços. Para ajudar a população no atendimento, haverá um agente de inclusão digital do Proderj no local. O horário de funcionamento da estação está sendo definido. A ideia é que sejam oferecidos cursos de alfabetização digital, realizados pelo Proderj, que serão gratuitos e para todas as idades.