sábado, 21 de abril de 2012

EROTIZAÇÃO PRECOCE É UM AVANÇO, SINAL DE MATURIDADE OU UM PREJUIZO PARA AS NOSSAS CRIANÇAS?



Já passamos do tempo de iniciar uma discussão mais séria sobre o problema da erotização infanti. A apresentadora Xuxa tornou-se, nos últimos tempos, uma das grandes representantes dessa prática, incentivando crianças a se vestirem como adultos e fazendo programas para esse público com mensagens de erotismo sub-reptício.


Muitas pessoas não percebem as conseqüências finais dessa prática porque não entendem que a sexualidade tem raízes profundas na mente, e não pode ser vista apenas como uma brincadeira ou diversão. Ela tem uma correspondência biológica forte, para a qual uma criança não esta preparada, física e psicologicamente. Sexualidade mexe com hormônios, e hormônios tem seu tempo. 



Levar o erotismo para a vida de uma criança, é como exigir de uma máquina que funcione antes de estar pronta. Ela não vai funcionar bem. A diferença é que uma máquina pode ser consertada com reposição de peças, mas um ser humano deformado pode nunca chegar a ser totalmente recuperado. Certamente, essa será a geratriz de inúmeros distúrbios emocionais que acarretarão enormes problemas futuros. Uma criança que tenha sido erotizada precocemente, tem grandes possibilidades de se tornar mais tarde uma pessoa frustrada ou confusa em relação a sua própria sexualidade, supervalorizar seu corpo ou ter uma visão depressiva do sexo e da sua imagem. Pode também formar uma concepção em que o sexo seja visto como uma coisa banal ou mecânica, pois seus conceitos a esse respeito foram desenvolvidos em uma época em que seus sentimentos ainda eram vulneráveis demais, e sua capacidade de elaborar raciocínios insuficiente.

Os adultos são responsáveis por essa agressão, na medida em que ignoram as necessidades de desenvolvimento natural das crianças, para dar vazão as suas próprias vontades, vaidades e desejos. Eles vestem as crianças com roupas de adultos, muitas vezes sensuais, incentivam a vaidade fútil, ensinam danças de conteúdo erótico, permitem que elas vejam filmes com cenas de sexo explícito, inscrevem elas em concursos de beleza que chegam a recrutar crianças com até 4 anos de idade. 


Os pequenos acabam tomando como exemplo o comportamento adulto, com todas as suas torpezas, e abandonando a espontaneidade e a pureza que as caracteriza, para iniciarem uma jornada através de absorventes processos de sofisticação de imagem que podem chegar a ser muito destrutivos. Eles não tem, definitivamente, a experiência e a malícia de um adulto para lidar com essa qualidade de valores, que envolvem uma visão física da beleza, além de padrões competitivos não lúdicos, capazes de abalar a auto-estima de forma imprevisível. Se elas não tem juízo crítico para estabelecer raciocínios e avaliar os prós e contras dessas atividades, nada mais são do que vítimas de seus pais e de uma sociedade que se torna, a cada dia, mais insensível e exploratória, centrada apenas em interesses mercantis e sentimentos como ambição, vaidade, posse e poder. 


Meninas começam a se pintar e se preocupar excessivamente com a aparência, passam a ter despertados sentimentos em relação ao sexo oposto, e como não poderia deixar de ser, os seus instintos sexuais. Saem precocemente do imaginário infantil, quando a inteligencia e a sensibilidade ainda careciam de formatação e complementação. Meninos fazem a mesma coisa, começam a cobrar de si mesmos uma postura mais sedutora e a medir o seu valor através de critérios de beleza corporal. Quando aparecem as decepções naturais, que um adulto sabe - pelo menos teoricamente - como superar, eles ficam depressivos, tensos, e desenvolvem processos de auto-rejeição que não estão preparados para suportar.

Por outro lado, o acesso a informações inapropriadas à idade dessas crianças é cada vez maior. Nas bancas de revista, onde se encontram revistas pornográficas ou de nudez expostas à luz do dia; nas novelas, onde casais protagonizam cenas de sexo livremente em horários indevidos, e em programas como Big Brother Brasil, que prima pelo conteúdo erótico. O capitalismo selvagem já esta com as suas ávidas garras cravadas na carne dos nossos pequenos. As empresas querem vender roupas, sapatos, bijuterias, perfumes, jogos, cds, bebidas alcoólicas, cigarros, além de seduzir as crianças para influir na decisão dos pais até quando vão ao supermercado. Nosso filhos estão sendo criminosamente bombardeados por essa máquina exploratória e consumista, e parece não haver por parte das famílias uma consciência plena sobre a gravidade desse fato.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Desmatamento na Amazônia Legal cai mas ainda é alto

De agosto de 2011 a março de 2012, 760 km² de floresta foram desmatados

O desmatamento da Amazônia Legal apresentou aumentou em março de 2012. O SAD - Sistema de Alerta de Desmatamento da Amazônia Legal, detectou 53 km² de floresta desmatada na região, sobretudo no Estado do Mato Grosso. Um aumento de cerca de 15%, em relação ao mesmo mês do ano passado, quando o boletim do Imazon registrou 46 km² de desmatamento.
No entanto, no período acumulativo, de agosto de 2011 a março de 2012, o fenômeno se inverteu. 760 km² de floresta foram desmatados, o que representa uma redução de 22%, em comparação com o período anterior.
O Imazon alertou que os dados do SAD, referentes a março de 2012, podem estar subestimados por conta da cobertura de nuvens na Amazônia Legal. O fenômeno impediu o monitoramento emcerca de 74% da área florestal da região.

Rihanna anuncia na internet que terá encontro romântico e é vista na noite com uma mulher

A popstar Rihanna, que anunciou na internet que teria seu primeiro encontro romântico depois de dois anos, foi vista na noite de mãos dadas com uma mulher. O fato não é surpreendente, já que relações homossexuais são comuns entre popstars norte-americanos.Como não poderia deixar de ser, os paparazzi de plantão tiraram a foto. Não se sabe ainda quem é a mulher que desfilou com Rihanna. Veja:



Depois de anunciar que teria um encontro romântico...

Ginásio do Pedrão liberado novamente para esportes

Secretário de Esportes e Lazer, Alexandre Trindade diz que
"voltamos a normalidade".

Após dez dias sem realizar as atividades esportivas, o Ginásio Pedrão volta à rotina. A quadra e as arquibancadas estavam sendo utilizadas para alocar os donativos e na próxima terça-feira, 24, o local receberá o jogo entre Teresópolis e Botafogo, válido pelo Campeonato Estadual de Futsal, às 20h. Com relação às doações, elas estão sendo colocadas em salas no próprio ginásio, que continua atuando como principal ponto de recebimento e distribuição de donativos.
Atividades esportivas
Nesta quinta-feira, 19, a equipe sub-15 da escolinha de futsal da SMEL foi a primeira a retornar as atividades no local. “Ficamos um tempo sem utilizar a quadra nesse período pós-chuvas. Agora voltamos à normalidade com todos os projetos e atividades”, explicou Alexandre Trindade, Secretário de Esportes e Lazer.
Na próxima terça-feira, 24, o Ginásio Pedrão receberá o jogo entre Teresópolis e Botafogo, válido pelo Campeonato Estadual de Futsal 2012. E, na quinta-feira, 26, acontecerá a disputa da Copa Gospel. Voltam a funcionar no Pedrão as escolhinhas de futsal sub-9, sub-11, sub-13, sub-15 e sub-17; os treinos do Teresópolis/Comary - que está disputando o Campeonato Estadual de Futsal; as escolhinhas de vôlei e basquete; e as atividades da melhor idade.

Professor do UNIFESO lança livro sobre Psicologia Médica

O professor Eugenio Paes Campos, do curso de Medicina do UNIFESO, lançou no dia 10 de abril o seu livro “Psicologia Médica: a dimensão psicossocial da prática médica”. 

No evento, o professor conversou com os presentes sobre o livro e sua trajetória. A publicação retrata a experiência de um grupo de profissionais renomados atuantes na área de Psicologia Médica e expõe diversos casos clínicos que irão ajudar o leitor a por em prática a teoria contida no texto. 

O professor Eugenio é graduado em Medicina pela Universidade do Estado da Guanabara e em Psicologia pela Universidade Católica de Petrópolis. Tem formação em Psicoterapia Analítica de grupo pela SPAG-RIO, especialização em Psicologia Médica pelo Instituto de Pós-Graduação Médica Carlos Chagas, mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) e doutorado em Psicologia Clínica pela PUC-RIO.

Ocupação hoteleira em Teresópolis esta em 50% para esse feriado prolongado

Hotel Vila Nova

De acordo com pesquisa divulgada às 14h desta sexta-feira, 20, pela Secretaria Municipal de Turismo, é de 50% a taxa de ocupação hoteleira em Teresópolis para este feriado prolongado (21/4, sábado - feriado nacional pelo Dia de Tiradentes, e 23/4, segunda-feira - feriado estadual pelo Dia de São Jorge). 

Piscina do Hotel Alpina
Redação: Teresópolis já atravessou fases em que a taxa ficava em praticamente 100%, mas depois da tragédia de 2011 isso mudou. Hoje, as pessoas tem medo de vir a Teresópolis. Muitos teresopolitanos não perceberam ainda que a grande mídia tem nos prejudicado bastante e tem golpeado duramente os nossos comerciantes. A chamada "grande mídia", só nos visita quando sente o cheiro da notícia sensacionalista, e acaba disseminando todo o Brasil uma péssima imagem da cidade. Essa busca pelo sensacionalismo tem causado grandes muitos prejuízos a nossa economia e, infelizmente, tem contado com o apoio de pessoas que não enxergam isso. Se não mudarmos nossas forma de ver esse problema, acabaremos destruídos por essa mídia nociva que na verdade não se importa conosco mas com os números do IBOPE.

Máquinas do INEA estão em Campo Grande para desimpedir o Rio Príncipe

A máquina conhecida como rompedor de pedras é fundamental
nesse trabalho

Máquinas do Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea) estão no rio Príncipe dando início às primeiras ações de desimpedimento de fluxo do rio. Engenheiros técnicos do órgão estadual ressaltam que a prioridade das equipes é a limpeza e a ampliação da calha do rio em suas cabeceiras.
A ação vem acontecendo desde fevereiro de 2012 e, neste momento, o trabalho incide na quebra e retirada das pedras e entulho do leito do rio. Ao longo deste trabalho, com a ajuda de uma escavadeira hidráulica e um rompedor hidráulico (maquina usada para quebrar pedras), 4 mil metros cúbicos de rochas já foram removidas.  O material extraído está sendo armazenado no próprio canteiro central de obras do Inea, na Posse, formando um grande estoque provisório.
O material que esta sendo armazenado vai ser
reaproveitado.
Os trabalhos no Rio Príncipe irão desde a foz até a nascente, ou seja, seguirão desde a Cascata do Imbuí, onde desemboca o Rio Paquequer, até o final do Campo Grande, numa extensão de cinco quilômetros. Por não afetar a rotina dos moradores, os serviços começaram pela retirada das pedras, na altura do Campo Grande. O objetivo da tarefa é aumentar a capacidade de vazão do rio reduzindo o risco de inundações. Trabalhos de contenção e reflorestamento das margens, também serão feitos. A ideia inicial é manter o rio em seu curso original.

O que é a CNV - Comunicação não violenta ganha espaço nas empresas

Treinamentos em CNV vem se multiplicando em todo o país
Fundada pelo psicólogo Marshall Rosenberg e ensinada há quase 50 anos por uma rede mundial de mediadores e facilitadores, a Comunicação Não-Violenta (CNV) é um processo que tem a capacidade de inspirar ação compassiva e solidária. A CNV está sendo utilizada por um crescente número de pessoas que desejam intervir e agir com meios práticos e eficazes em favor da paz. A metodologia é reconhecida internacionalmente por entidades como Unesco e Unicef. 

A rede funciona como um caminho de mediação para conflitos de diversas naturezas e pode contribuir para estabelecer canais de diálogo em contextos conflituosos. À base de princípios universais tais como a paz, a justiça, a dignidade, a segurança, a liberdade e o amor, a CNV tem como proposta incentivar as pessoas a agirem e se relacionarem de forma clara e empática, mesmo diante de comportamentos desafiantes.



Uma presunção básica da comunicação não-violenta é que atrás de tudo que uma pessoa diga existe uma razão, uma necessidade com a qual poderíamos até raciocinar sobre se a entendêssemos (apesar de isto não significar que precisemos gostar do que foi dito). Aprender a alinhar as necessidades de cada um e compartilhar as nossas quando estamos nos expressando são elementos que auxiliam a comunicação não-violenta a alcançar seu propósito.

Com a imagem abalada, Delta deixa o Consórcio responsável pelas obras do Maracanã

A empresa Delta vai deixar - até o dia 1º de maio - o consórcio "Maracanã 2014". A empresa detinha 30% de participação no grupo, enquanto a Odebrecht Infraestrutura tinha 49% e Andrade Gutierrez outros 21%. 
Depois da divulgação de conversas telefônicas do contraventor Carlinhos cachoeira citarem a Delta e seu proprietário Fernando Cavendish, este mostra-se como um grande golpe sofrido pela construtora. A Delta Construtora era líder de projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Fontes do Consórcio, afirmam que não haverá atraso na finalização das obras por conta da saída da Delta.

Denúncia: Planalto gastou 51 milhões com festas regadas a uísque e salgadinhos em 2011.

Em pronunciamento em Plenário nesta terça-feira (28), o senador Mário Couto (PSDB-PA) reprovou o valor gasto pelo governo federal com festividades no Palácio do Planalto. O senador informou que, em 2011, as despesas com festas foram de R$ 54 milhões, de acordo com cálculos da ONG Contas Abertas. Dinheiro que, para ele, poderia ter sido gastos com saúde ou educação.
- O governo gastou ano passado R$ 54 milhões em festa, tomando uísque, comendo salgadinhos, a custa do seu dinheiro; a custa do nosso dinheiro, do dinheiro do povo brasileiro E o gasto com festas vem aumentando mês a mês. Se somarmos os cinco últimos anos, nós já temos um aumento de mais de 300% nos gastos com festividades. É muita festa no palácio - protestou.
Mário Couto destacou que o país bateu recorde de arrecadação de impostos. Já no primeiro mês de 2012 foram arrecadados R$ 100 bilhões. Em 12 meses, calculou ele, a arrecadação passará de R$ 1 trilhão. Mesmo assim, pacientes estariam morrendo na porta dos hospitais da rede pública de saúde e os hospitais privados sequer estariam sendo fiscalizados. Diante disso, saber que as festas promovidas pelo governo custaram R$ 54 milhões "dói muito".
- Esse é o país chamado Brasil, que gasta R$ 54 milhões em festas no palácio e o povo brasileiro passa sem saúde, sem educação, com os aposentados morrendo à míngua - reclamou.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Projeto Estrela da Manhã – ponto de apoio às vítimas das chuvas na Quinta Lebrão

Emerson é o presidente-fundador do Projeto Estrela da manhã

O Projeto Estrela da Manhã, na Quinta Lebrão, que realiza um trabalho de acompanhamento familiar, atividades lúdicas e reforço escolar para as crianças entre 05 e 16 que moram na comunidade, neste momento pós-chuvas, está funcionando como ponto de apoio no bairro, recebendo doações e cadastrando as famílias atingidas. 


Segundo o presidente-fundador da associação Emerson da Silva, foi necessário o empenho de toda a equipe do Estrela da Manhã para levar ajuda às vítimas do temporal. “Nossa meta principal é ajudar o próximo, e nesta ocasião não seria diferente. Desde os primeiros momentos, buscamos o apoio da Prefeitura, da Cruz Vermelha e de alguns comerciantes para ajudar a comunidade, e fomos atendidos”, disse Emerson da Silva. 


O Projeto Estrela da Manhã iniciou seu trabalho com as vítimas ainda nas primeiras horas após as fortes chuvas que caíram em Teresópolis no último dia 6. “Entramos em contato com o Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Coronel Roberto Silva, os responsáveis pela distribuição dos mantimentos no Ginásio Pedrão e com os comerciantes que conhecem nosso trabalho dentro da comunidade. Com isso, conseguimos colchonetes, cestas básicas, roupas, materiais de higiene pessoal e de limpeza para atender as primeiras famílias que chegaram à sede do Projeto”, explicou Emerson, ressaltando a importância da intervenção da Prefeitura e entidades parceiras da associação para que a ajuda chegasse às vítimas nos bairros de Quinta Lebrão e Fonte Santa. 


O Projeto Estrela da Manhã está fazendo o cadastro das famílias atingidas pelas fortes chuvas do início do mês em parceria com a Igreja Metodista, na Quinta Lebrão, e a Paróquia de São Cristóvão, na Fonte Santa. Através desse cadastro, os mantimentos enviados para a associação e as igrejas por meio da Secretaria de Orçamento Participativo e Relações Comunitárias, responsável pelo Ginásio Pedrão, principal ponto de recebimento e distribuição de donativos, são entregues às famílias necessitadas. 

Senador Lindberg Farias diz que vai lutar, "com a presidente Dilma" pela "obra" da Igreja Mundial do Poder de Deus

O senador Lindberg Farias, insatisfeito com as perseguições contra o apóstolo Valdemiro Santiago, bem como com a Igreja Mundial do Poder de Deus, esteve na sede nacional da igreja para mostrar que apoia a mensagem defendida, de acordo com a reportagem publicada no site da instituição.
Em seu discurso para a multidão que ocupava as dependências do local, além dos telespectadores e ouvintes da Rádio Mundial, o senador declarou que o ministério tem seu apoio, assim como de todo o Estado do Rio de Janeiro.
"Venho também lhe trazer solidariedade, em meu nome e em nome da minha esposa, Maria Antônia, e dos meus filhos, Luiz e Beatriz, sendo que em julho vem aí mais uma menininha, a Marina. Eu sei o quanto é difícil suportar quando atingem a nossa família com difamações. O senhor saiba que eu e o deputado federal Francisco Floriano estaremos em Brasília com a presidente Dilma, lutando por esta obra", disse.
Além do apoio de Lindeberg, o deputado federal Francisco Floriano mostrou ao apóstolo uma lista com 126 deputados que também apoiam a Igreja Mundial do Poder de Deus.

(Fonte: SRZD)

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Modelo alemã se mata por ter sido criticada na internet

Uma situação que poderia ser pequena ontem, hoje em dia ganha proporções enormes por causa das redes sociais. E nem todo mundo aguenta quando a galera resolve criticar, como fizeram com a modelo alemã Claudia Boener, de 32 anos. A pressão foi tanta que ela acabou se matando.
Depois da participação ela em um programa de culinária chamado ‘O Jantar Perfeito’, muitas pessoas usaram as redes sociais para cornetar a aparência da modelo, principalmente o seu peito falso.
- Não sabemos se a internet influenciou este caso. Enviamos nossos pêsames aos amigos e familiares de Claudia - disse a porta-voz do canal televisivo que transmitiu o programa.
De acordo com o site “Jornal de Noticias”, o corpo foi encontrado pelos vizinhos, que foram até a casa dela depois de sentirem um forte cheiro de gás vindo da casa onde ela morava, em Vellmar, na Alemanha.

Pesquisa revela que 99 milhões de computadores estão em uso no Brasil

Há no Brasil 99 milhões de computadores em uso, somados os utilizados no ambiente corporativo e no doméstico, o que representa cerca de um equipamento para cada dois habitantes. Os dados são da 23ª Pesquisa Anual de Tecnologia da Informação (TI), divulgada hoje (18) pelo Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getulio Vargas (FGV).   
O levantamento mostra que o total de computadores em uso no país dobrou nos últimos quatro anos e que, em 2012, devem ser vendidos mais 17,9 milhões de unidades. A pesquisa estima que, em seis anos, o Brasil passará a ter um computador por habitante.   
O percentual de computadores por habitante no Brasil (cerca de 51%) coloca o país acima da média mundial (42%). Nos Estados Unidos, há cerca de 354 milhões de computadores, ou 114% da população.    
Já o número de telefones em uso no Brasil é 300 milhões, ou 153% da população, mesmo percentual encontrado nos Estados Unidos. No mundo, a média é 108%.

Nesta quinta, mais uma edição do café criativo as 19 horas

Nesta quinta-feira, 19 de abril, será realizada em Teresópolis mais uma edição do Café Criativo, promovido pelo Instituto Serrano da Economia Criativa (Isec) e pela Lausanne. Desta vez, o evento será realizado no auditório da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis (Aciat), localizado na Av. José de Araújo Regadas, 142, salas 1 a 4 - Centro, a partir das 19 horas.
Assim como na primeira edição, realizada no último dia 10 de abril na Casa de Cultura Adolpho Bloch, o evento tem como objetivo a divulgação do Seminário Serrano de Economia Criativa, que será realizado nos dias 10 e 11 de maio, em Nova Friburgo. O Café Criativo, que tem apoio da Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, e da Aciat, será aberto ao público e tem entrada franca.

Mercado Popular vai ser inaugurado neste sábado,21

Os ambulantes aguardam com ansiedade a mudança, que vai dar a
eles melhor localização e condição de trabalho.
A Prefeitura de Teresópolis vai inaugurar neste sábado, 21, as 10:00, o Mercado Popular  Elian Jorge Lauand. O espaço fica anexo a Praça de Esportes Radicais, na Rua Dr. Waldir Barbosa Moreira, 136, Várzea (ao lado da Rodoviária). Para lá serão transferidos os antigos camelôs, que terão legalizada a sua situação profissional.

Atleta teresopolitano conquista ouro no tênis de mesa

O atleta teresopolitano Helio Yuri Versiani Travessa, atleta do Fluminense F.C-RJ,  conquistou nessa sexta-feira o título do Rating H masculino da segunda edição da temporada do circuito Copa Brasil, realizada no Ginásio de Esportes Constâncio Vieira, no bairro Treze de Julho, em Aracajú, Sergipe.
Helio derrotou na final Victor Matheus Oliveira Lourenço, da NCM Nagib Matni/Belém-PA, por 3 a 0, com parciais de 11-7, 11-6, 11-5.
Em terceiro lugar ficaram Luan Cantuaria Morai, da ACTM Itaim Keiko/Macapá-AP, e Lucas Carneiro Valencio, da Amex-BA.
A Copa Brasil Centro-Norte-Nordeste I foi organizada pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes de Aracajú e a Secretaria Estadual de Esportes de Sergipe.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Defesa Civil monta Postos Itinerantes nas comunidades afetadas pela chuva‏ para atender a população

Com o objetivo de orientar a população atingida pela forte chuva de 6 de abril e fornecer toda a documentação referente ao desastre, a Defesa Civil de Teresópolis está montando, a partir desta segunda-feira, dia 16, até a terça-feira da próxima semana, dia 24, postos itiberantes para atendimento dos moradores afetados. Para ser atendido, é necessário apresentar o termo de interdição da residência. Já os moradores que não possuírem este documento poderão fazer, no local, a solicitação das vistorias.
Os atendimentos acontecerão das 10h às 17h, nos bairros mais afetados, de acordo com o seguinte cronograma:
16/04 – CIEP – Fonte Santa
17/04 – Igreja Católica (em frente à Escola Marília Porto) – Santa Cecília
18/04 – Igreja Assembleia de Deus – Pimentel
19/04 – CIEP – Rosário
20/04 – Cedal – Perpétuo
23/04 – Igreja Metodista – Quinta Lebrão
24/04 – Associações de Moradores – Vale da Revolta

Promotora Anaiza Malhardes, diz que responsabilidade por construção em áreas de risco é uma "via de mão dupla".

Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Coronel Roberto Silva (à dir.)
e os promotores de Justiça Fabrício Bastos e Anaiza Malhardes visitam
o ponto de apoio na Escola Municipal Marília Porto, em Santa Cecília
 
Durante uma vistoria realizada pelo Ministério Público e a Defesa Civil de Teresópolis, as áreas mais afetadas pelo temporal do dia 6, a promotora de Justiça, Anaiza Malhardes, disse que além da intensificação da fiscalização do Poder Público para impedir construções irregulares e invasões, a comunidade deve ter consciência de que ao construir em locais de risco, a pessoa fica sujeita a se tornar vítima de desastres naturais. “Não é só o órgão público que tem que dizer ao morador que ele não pode construir em determinado lugar. O cidadão tem que se informar, porque quem vai ser a maior vítima é o próprio morador. Cidadania é uma via de mão dupla: direitos do cidadão, mas responsabilidade cidadã também”, alertou.


As palavras da Promotora numa hora em que ainda amargamos os efeitos das altas precipitações do dia 6, e porque não dizer amargamos ainda os efeitos da incontrolável intempérie que se abateu sobre a cidade em  janeiro de 2011, remetem-nos a profundas e inadiáveis reflexões. Elas nos levam a uma reavaliação compulsória de nossos conceitos de culpa e omissão. Quem são os responsáveis pelas tragédias que se seguem a violência dos fenômenos naturais?  Os governantes? A população? Será que existe uma resposta tão simples assim?
Os "garis alpinistas" retirando lixo
das encostas


Quando a palavra cidadania é evocada nessa questão, não se esta falando apenas de direitos ou exigências , mas também de deveres a serem cumpridos, e um deles, é o de compartilhar responsabilidades adotando um comportamento cidadão pró-ativo de respeito ao meio-ambiente. A cidadania, na hora da tragédia, não pode ser vista apenas como um processo de apontar culpados. A visão unilateral dos fatos, distorce a realidade e favorece a omissão. Direta ou indiretamente, somos todos, de alguma forma, responsáveis pela sociedade em que vivemos e por tudo o que a ela vier a acontecer. A sociedade teresopolitana se manifestou de forma efetiva quando era notório  o crescimento das construções em áreas de risco há anos atrás? A chamada "omissão do poder público" não reflete também a omissão dos segmentos sociais? Não faz parte, também, dos nossos direitos enquanto cidadãos, a iniciativa de interferir junto as ações do poder para estabelecer elos de colaboração que ajudem a aprimorar as ações públicas? Afinal, a sociedade da qual fazemos parte, é uma extensão de cada um de nós, e o poder público numa democracia não dispensa a co-participação dos cidadãos. É importante que cada um faça a sua parte.

Educação: Projeto de incentivo à leitura esta sendo desenvolvido por professores

Professoras assistiram ao filme "A festa
de Babette" 

A Secretaria Municipal de Educação lançou nesta quinta-feira, 12 de abril, o projeto de incentivo à leitura e a pesquisa “Encontro Literário – Boas idéias movem o mundo”. 


O programa tem o objetivo de sensibilizar os professores das salas de leitura e os coordenadores de Língua Portuguesa da Rede de Ensino Municipal em relação a temas importantes. 

O Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, destacou que projetos como esses, que visam a formação total do ser humano, sempre serão priorizados pela Secretaria. “Precisamos nos preocupar em formar o cidadão por inteiro e as práticas culturais incentivadas nas escolas ganham destaque na formação do ser humano completo, capaz de posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais”, disse o Secretário. 

No primeiro encontro do projeto, que foi divido inicialmente em duas reuniões, realizado na Biblioteca Municipal, professoras das salas de leituras e Coordenadores de Língua Portuguesa assistiram ao filme “A festa de Babette” e receberam “temperos” literários visando uma reflexão sobre o tema. Ainda nesta tarde, foram oportunizados momentos de troca de experiências e, segundo a idealizadora do projeto, professora Sonia Regina Oliveira, “partilhas de sensibilidades”. 


domingo, 15 de abril de 2012

Arthur Zanetti fatura ouro na ginástica com nota expressiva

Apontado como o grande favorito brasileiro para conquistar medalha na ginástica artística nos Jogos Olímpicos de Londres, Arthur Zanetti, de 22 anos, conquistou neste domingo a medalha de ouro na prova das argolas no Meeting Internacional de Ginástica Artística, em São Bernardo do Campo.
E Zanetti obteve o feito em grande estilo ao obter a nota final de 15.825 pontos, superando o argentino Frederico Molinari (14.550) e o canadense Hugh Smith (14.375). A pontuação do brasileiro foi até mesmo superior à obtida pelo chinês Ybing Chen ao se sagrar campeão mundial em Tóquio, no ano passado, com o total de 15.800. Na ocasião, Zanetti ficou com a prata ao somar, na final, 15.600 pontos.
Para completar, Zanetti ainda garantiu o ouro no solo em São Bernardo do Campo ao atingir 14.875 pontos. Já Daniele Hypólito teve de se contentar com bronze também no solo, com 13.325 pontos. A canadense Talia Chiarelli ficou com o ouro (14.225) e a parat foi obtida pela sua compatriota Dominique Pegg (14.050).

Jovem britânico morre após jogar 12 horas seguidas

De acordo como jornal ‘The Sun’, um jovem britânico chamado Chris Stanoforth, de 20 anos, teria morrido após jogar Xbox 360 por 12 horas seguidas, o que teria gerado uma trombose venosa profunda ocasionando um bloqueio pulmonar.
“Como pai, você acha que ficar nesses jogos não pode fazer mal algum aos seus filhos, porque sabe exatamente o que eles estão fazendo. Crianças de todo pais ficam jogando esses jogos por horas e não percebem que isso pode matá-los”, disse o pai do jovem em entrevista ao jornal.
Para quem não conhece, a TVP (Trombose Venosa Profunda) é um coagulo que nasce normalmente nas pernas ou na parte inferior do tronco e é causado por longos períodos de inatividade nesses locais.

BOLETIM ATUALIZADO DA DEFESA CIVIL DE TERESÓPOLIS EM 13/04


Boletim divulgado pela Defesa Civil de Teresópolis nesta sexta-feira, 13, informa que desde a última sexta-feira, dia 06 de abril, quando ocorreu forte chuva no município, foram feitas 720 vistorias técnicas e 541 interdições em imóveis nas localidades de Santa Cecília, Coréia, Fonte Santa, Granja Primor, Vale da Revolta, Pimentel, Rosário, Perpétuo, Fátima, Quinta Lebrão, Meudon, São Pedro, Tijuca, Morro dos Pinheiros e Alto. A fatalidade deixou 24 feridos e 5 óbitos. Permanecem abrigadas em pontos de apoio 274 pessoas. Com base no número de vistorias realizadas, a estimativa é que existam 1.890 pessoas desalojadas (população em casas de parentes ou amigos). De acordo com o que orienta a Secretaria Nacional de Defesa Civil, este cálculo é feito com base em um número de quatro pessoas por família / residência.  

Gang de mulheres ataca homens para roubar sêmen

As três indiciadas estão sendo julgadas

A polícia do Zimbábue acredita que uma quadrilha nacional de mulheres esteja atacando homens sexualmente para retirar seu sêmen.
Nesta segunda-feira, três mulheres supostamente ligadas à gangue começam a ser julgadas na capital do Zimbábue, Harare. Uma suposta vítima, que pediu anonimato, relatou sua experiência à TV do país em julho. Ele disse ter sido atacado após aceitar uma carona de um grupo de três mulheres em Harare.
"Uma das mulheres jogou água na minha cara e elas me injetaram algo que me deu um forte desejo sexual", contou. "Elas pararam o carro e me forçaram a manter relações sexuais com cada uma delas diversas vezes, usando preservativos", disse. "Quando elas terminaram, me deixaram totalmente nu no meio do mato. Algumas pessoas me ajudaram a chamar a polícia, que me levou ao hospital para tratar dos efeitos dessa droga que elas haviam dado para mim, porque o forte desejo sexual continuava", afirmou.
As mulheres presas foram indiciadas por 17 acusações de ataque indecente agravado - já que a lei do Zimbábue (assim como a do Brasil) não considera estupro uma mulher forçar um homem a manter relações sexuais. Elas foram detidas com 31 preservativos usados no carro em que elas viajavam.
O porta-voz da polícia Andrew Phiri disse à BBC acreditar que as mulheres pertencem a uma gangue que atua em todo o país. Acredita-se que o sêmen seja usado em rituais para trazer sucesso nos negócios e há até mesmo rumores de que o sêmen tem sido vendido para outros países. Mas o professor universitário Claude Mararikei, especialista em sociologia e cultura, afirmou à BBC que o uso do sêmen "está na área de rituais e magia, que é quase uma sociedade secreta".

Jovem da periferia de SP passa em Harvard e outras 5 universidades dos EUA

Mais de 30 medalhas em olimpíadas
escolares

Uma medalhista olímpica brasileira, vinda da rede pública de ensino, está prestes a trocar o Brasil pelos Estados Unidos. 
Tábata Amaral de Pontes, de 18 anos, tem mais de 30 medalhas no currículo, entre competições nacionais e internacionais de física, matemática, química e astronomia. À época, a notícia era a aprovação dela na Universidade de São Paulo.
Agora, o leque de opções aumentou. Filha de um cobrador de ônibus e de uma vendedora de flores, moradores da periferia de São Paulo, no extremo da zona sul, Tábata foi aprovada em seis universidades norte-americanas: Harvard, Caltech, Columbia, Princeton, Yale e Pennsylvania. Ela concluiu o ensino médio no Etapa, como bolsista.
Tábata é fundadora do programa Vontade Olímpica de Aprender, (VOA) que dá aulas de matemática para alunos de colégios públicos. À época das provas, chegou a comentar: “parece impossível passar, mas esse é o meu sonho”.