sábado, 14 de janeiro de 2012

PM apresenta suas reivindicações ao Governo do Rio para evitar a greve

Comandante geral da PM do Rio, Coronel
Erir Ribeiro

Os policiais militares que integram  movimento grevista se reuniram na manhã desta última sexta-feira, às 9h, com o comandante-geral da Polícia Militar, o coronel Erir Ribeiro Costa Filho. São as seguintes as reivindicações da Corporação:
Piso salarial
Os policiais militares do Rio, donos do pior salário-base do Brasil, querem um aumento dos vencimentos iniciais de R$ 1.031 para R$ 3.000. A justificativa dos grevistas é a alta complexidade e periculosidade das atividades da PM no estado, cujo crime organizado é bem mais forte do que em outras regiões do país. 
Carga horária
Os grevistas também pedem o estabelecimento de uma carga horária fixa de 40 horas. Em alguns casos, os policiais militares chegam a trabalhar em jornadas de 72 horas semanais, contrariando a legislação que rege os funcionários públicos estaduais. Eles também querem ter direito a outros benefícios do funcionarismo público estadual, como remuneração extra do trabalho noturno, licença paternidade, redução de carga horária e gratificação para atividades insalubres ou perigosas. 
Fim das prisões administrativas e proteção dos policiais grevistas
Os policiais também pedem a revisão do regulamento da Polícia Militar e a adoção de um novo código de ética, já que o atual ainda prevê a prisão de agentes por infrações pequenas, como o atraso. Para evitar atitudes truculentas do governo contra o movimento grevista, eles também pedem ao comando que não transfira ou prenda os agentes que estejam fazendo reivindicações para melhorias na categoria. 
Vale-transporte
A falta de um vale-transporte adequado à distância entre a residência e o local de trabalho dos policiais também é outra reclamação. Em algumas UPPs, onde agentes recém-formados do interior do estado estão lotados, os gastos com transportes chegam a 50% do salário. Por isso, os grevistas pedem a regularização dos vale-transportes. 
Sistema de "rancho" e vale-refeição
Outro pedido é o fim do sistema de "rancho", que obriga os policiais militares a realizarem suas refeições nos refeitórios das unidades. De acordo com os policiais, falta higiene na preparação das refeições e a comida servida não condiz com o cardápio divulgado pela Polícia Militar. 
Falta de equipamento e segurança
O movimente também quer que o governo do estado tome medidas para garantir a segurança dos policiais militares em seu trabalho e leis mais severas para crimes contra policiais. A justificativa são os ataques constantes aos agentes. Eles também solicitam a adequação do equipamento policial já que, em muitos casos, os coletes à prova de balas não estão disponíveis em todos os tamanhos

Secretaria de Desenvolvimento Social, Maria das Graças dos Santos Granito, , fala sobre o caso Camp.

Secretaria de Desenvolvimento Social e Economia Solidária,
Maria das Graças dos Santos Granito
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Maria das Graças dos Santos Granito, foi procurada  pelo TERESÓPOLIS 24 HORAS para ser ouvida sobre o teor do ofício enviado ao Camp que alarmou não apenas os responsáveis pela instituição mas também um grande número de Teresopolitanos, que se manifestaram massivamente através das redes Sociais tão logo a notícia foi publicada pelo TERESÓPOLIS 24 HORAS. Sobre o assunto, Maria das Graças fez as seguintes ponderações: No ofício, não esta dito que nós não íamos mais pagar um aluguel para o Camp, mas que "a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Economia Solidária, não se responsabilizará mais pela locação nem pelas taxas do referido imóvel". Em nenhum momento dissemos que não iríamos pagar o aluguel de outro imóvel.


Exposições: SESC Teresópolis apresenta AR-RISCO, do artista Zé Antonio



VÁ AOS SESC VER DE PERTO A EXPOSIÇÃO AR-RISCO DO ARTISTA PLÁSTICO ZÉ ANTONIO. CURADORA: CÉLIA BRITO.

Avenida Delfim Moreira, 749 - Tel: 2743-6959/2743-6946




"Como uma nau perdida no oceano, o fluxo criativo não tem runo específico"



         "O fluxo criativo pode ser traduzido em elementos plásticos"






          "As realidades modificam-se nas dinâmica dos trabalhos"



              "Com rabiscos e riscos, brota um turbilhão de detalhes"

Cartazes para anunciar eventos emporcalham a cidade

Cartaz amanheceu colado com
fita durex 
O hábito de colar cartazes em qualquer lugar, ainda é bastante  tolerado em  Teresópolis, mas só contribui para tornar a cidade mais feia e suja. Até igrejas fazem isso para anunciar eventos. No Rio de janeiro, um cartaz colado num poste, como se pode ver por aqui toda hora, gera uma multa pesada para o estabelecimento anunciado, o que faz com que eles não permitam que se anuncie eventos dessa forma. Existe uma fiscalização rígida e os moradores denunciam.

Há pouco vi uma sorveteria de Copacabana receber uma multa dessas por conta de músicos que se apresentaram lá e colocaram um cartaz num poste. É claro que nunca mais foram tocar lá. E fica a lição. Não dá ora aguentar essa enxurrada de cartazes que infestam os postes e as paredes das lojas emporcalhando a cidade. Quando os comerciantes autorizam a exposição do cartaz no vidro das lojas, ou no interior, é outra coisa.

                                  

Praça Olímpica precisa de um choque de ordem. Adolescentes abusam e não são reprimidos.

Queremos chamar a atenção das autoridades para a situação da Praça Olímpica de Teresópolis. Sabe-se que quando se trata de menores de idade a situação é mais difícil, e não é raro que essa condição seja explorada de forma intencional por menores infratores. Estivemos hoje, 14 de janeiro, visitando a Praça Olímpica de Teresópolis e constatamos duas irregularidades em apenas 5 minutos. Duas meninas chegaram para jogar o tênis de mesa e não puderam porque havia menores sentados nas mesas e até deitados. Mais a frente, e não foi possível fotografar, havia 5 menores com uma garrafa de vodka bebendo tranquilamente como se estivessem na sala de suas casas. É claro que nós não queremos reprimir a alegria e a espontaneidade dos jovens, mas a construção de limites é uma forma de prevenção para que amanhã não venham a cometer delitos graves. Por outro lado, é um péssimo exemplo para outros jovens que visitam a Praça com suas famílias, a visão de grupos de menores se entregando livremente ao ritual da alcoolização.

Lembrando o Titanic, navio de Cruzeiro naufraga na Itália. Dezenas de pessoas ainda não foram localizadas.

O navio transportava mais de 4000 pessoas. 
40 brasileiros estavam à bordo.
ILHA DE GIGLIO - O brasileiro Luciano Castro, um dos passageiros do "Costa Concordia", que naufragou neste sábado, na Itália, deixando três mortos, disse à imprensa italiana que por volta das 21H30 local "todos estavam jantando quando a luz apagou, houve um tranco e os pratos caíram da mesa".
Quando a luz voltou, o comandante anunciou uma avaria no gerador elétrico e garantiu um conserto rápido, mas o barco começou a adernar.
A tripulação pediu que todos colocassem os coletes salva-vidas e logo veio a ordem para abandonar o navio, revelou Castro.
Outra passageira, a jornalista Mara Parmegiani, descreveu "cenas de pânico dignas do 'Titanic'", com empurrões entre os evacuados, gritos e choro.
Também denunciou a falta de preparo da tripulação, afirmando que houve problemas quando os botes salva-vidas foram lançados ao mar e que alguns coletes salva-vidas não funcionaram.
"Os funcionários não estavam de maneira nenhuma preparados, houve problemas quando os botes foram colocados no mar (...) e alguns coletes salva-vidas não funcionaram, assim como as luzes de emergência".
Unidades da Guarda Costeira, navios mercantes e ferrys garantiram a evacuação dos passageiros e tripulantes para a ilha de Giglio.
No total, 12 navios e 9 helicópteros foram mobilizados para verificar se há alguém no mar, segundo o porta-voz da capitania de Livorno, Emilio Del Santos.
A capitania de Livorno, o maior porto da Toscana, anunciou a abertura de uma investigação sobre a causa do acidente e como os passageiros foram resgatados.
A "Costa Crociere", empresa proprietária do navio, manifestou seus pêsames às famílias e destacou que ainda não é possível determinar as causas do acidente.
Segundo a empresa, o "Costa Concordia" havia partido de Savona para um cruzeiro pelo Mediterrâneo, com escalas em Civitavecchia, Palermo, Cagliari (Itália), Palma de Mallorca, Barcelona (Espanha) e Marselha (França).
O "Costa Concordia", de 290 metros, tinha cinco restaurantes, 13 bares e quatro piscinas.
98 milhões, Bezerra, assumiu que Pernambuco recebeu o maior volune de recursos,

Imagens do culto ecumênico realizado dia 12 de janeiro no Pedrão

Prefeito Arlei e a primeira-dama 
Alessandra Rosa
Foto: David Almada
O Culto Ecumênico realizado no Pedrão para homenagear as vítimas da tragédia do dia 12 de janeiro, contou com a presença de muitos teresopolitanos: familiares e amigos das vítimas, fiéis de diversas religiões e autoridades locais.  Oficiaram o culto como oradores principais o pastor Josué Cardoso da Igreja Batista Central e o padre Jorge Luiz, pároco da Igreja de Santo Antônio. Em ambas as pregações, podia-se perceber o esforço em levar às pessoas uma mensagem de esperança e consolação, concitando-as a renovação dos sentimentos e a superação através da fé. Estiveram presentes várias autoridades de Teresópolis. O prefeito Arlei Rosa e a Primeira-dama foram convidados a integrar o grupo que estava sobre o altar, onde permaneceram durante o culto. O Ginásio do Pedrão não estava lotado como se esperava, e entre as razões talvez pudéssemos destacar:


1) O desencanto da população de Teresópolis com os aspectos políticos, o faz com que as pessoas tendam a interpretar tudo como "jogada política".
2) O boicote de adversários políticos que se recusam a participar para não aumentar a repercussão positiva do evento e ainda falam mal.



3) O boicote dos fanáticos religiosos que não aceitam cultos ecumênicos  porque se julgam os únicos donos da verdade, e por isso não se "misturam" com adeptos de outras religiões.









O culto transcorreu em clima de veneração e fé, e podíamos ver nos presentes a manifestação de elevados sentimentos. O que podemos dizer mais é, críticas à parte, que esse é o papel do gestor publico, pois é sua obrigação oferecer eventos de caráter coletivo numa data como essa, e não se deve misturar prevenção pessoal com fatos sociais, sobretudo aqueles que envolvam fé e sentimentos. A iniciativa de realizar um culto ecumênico, mesmo sabendo-se que  é um ecumenismo restrito entre duas religiões, católicos e protestantes - é sem sempre louvável porque amplia a faixa de relacionamento entre as pessoas e ajuda a desfazer a barreira ferrenha do radicalismo.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Entrevista com o Dr. Nilton Canto sobre o processo que envolve o ex-prefeito Mário Tricano

Dr. Nilton Canto, advogado criminalista em
Teresópolis
 Com o intuito de prestar esclarecimentos a população de Teresópolis sobre o Processo que envolve o Sr. Mário Tricano, ex-prefeito da cidade e mais 60 pessoas que também foram indiciadas, TERESÓPOLIS 24 HORAS procurou o advogado Criminalista Nilton de Oliveira Canto para obter informações que possam contribuir com o entendimento do leitor.
Anísio da Beija-Flor e mais 60 pessoas, entre elas Luiz Pacheco Drummond, presidente da Imperatriz Leopoldinense e Mário Tricano, foram denunciados pelo Ministério Público à Justiça por formação de quadrilha entre outras acusações. Outra acusada beneficiada pelo habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça (STJ) foi Maria Teresa Carvalho Luz, sócia da empresa Projeta Tecnologia e Projetos Ltda, que fornecia equipamentos utilizados pelos contraventores para fraudar o resultado do jogo do bicho.


Como começou:


Mário Tricano
O processo teve início em Teresópolis, com uma investigação da então Juíza Titular Dra. Daniela Assumpção Batista, baseada numa denúncia de ameaça à comerciantes para que instalassem máquinas caça-níqueis em seus estabelecimentos. Com base na investigação, o Ministério Público solicitou a quebra de sigilo de alguns envolvidos, inclusive o sr. Mário Tricano.
No final do ano passado, como resultado dessa investigação, foi requerida a prisão preventiva dos indiciados. No dias 13 de Dezembro só Tricano foi preso e o outros foram dados como foragidos (cúpula). 
Durante o Plantão judiciário, o STJ concedeu liminar no habeas Corpus de número 229406 cassando a decisão do Desembargador Paulo Rangel, que o havia negado anteriormente. para conseguir o HC, a defesa usou um instituto previsto no código de processo penal chamado "extensão", já que uma decisão favorável havia sido concedida em Brasília a Sra. Maria Teresa Carvalho Luz, empresária baiana que foi presa na operação da polícia mas conseguiu o Habeas Corpus. Ainda com base nessa decisão, advogados impetraram diversos Habeas Corpus durante o plantão judiciário. O Desembargadaor Sidney Rosa, e outros desembargadores, considerando que a prisão era de mérito, ou seja, só deveria ter sido feita após o trânsito em julgado (condenação), acolheram a argumentação da defesa e expediram o alvará de soltura.
Depois do recesso, o Desembargador Paulo Rangel, revogou a liminar do dia 9, expedindo novo mandato de prisão contra os envolvidos, só ficando de fora Maria Teresa Carvalho Luz (Bahia), cujo Habeas Corpus havia sido concedido diretamente em Brasília. Em decorrência da decisão, Anísio foi preso no dia 11 em Copacabana e já se encontra no Hospital Penitenciário devido a ter problemas de saúde. Os demais são tidos até o momento como foragidos.
Depois disso, e ainda com base na decisão de Brasília que garantiu liberdade a empresária baiana, os advogados de defesa já impetraram novos Habeas Corpus diretamente em Brasília.
O Dr. Nilton canto, já impetrou 8 habeas Corpus no Tribunal de Justiça do Rio em favor de pessoas indiciadas. A resposta deverá sair em mais ou menos 7 dias.

Materialidade do Processo

Segundo o Dr. Nilton, o processo carece de materialidade de uma forma geral, ou seja, só tem "provas" do tipo ouvir dizer, de forma bastante genérica e de suposições. E isso será demonstrado no decorrer do processo. Em vista disso, ele acredita que é muito difícil que haja uma condenação no final.

Policiais militares do Rio de Janeiro ensaiam movimento grevista

A greve dos policiais militares no Ceará inflamou a corporação fluminense. Os PMs do Rio de Janeiro recebem um dos piores salários do país (R$ 1.137) e se inspiram no sucesso dos colegas cearenses para fazer valer suas reivindicações. Cartazes indicando datas entre fevereiro e maio para uma suposta paralisação geral nos quartéis são amplamente divulgados nas redes sociais. Além de um reajuste salarial, os policiais também pedem a revisão da jornada de trabalho da categoria. 
Cartaz indigesto
O crescimento do movimento grevista foi catalisado pela revolta da tropa com o novo cartaz espalhado pelos quartéis. A peça, que mostra um policial militar algemado como parte de uma campanha anti-corrupção da corporação, serviu apenas para desmoralizar os agentes. 
Vitória
No Ceará, a greve dos policiais militares conseguiu um reajuste de 56% e a incorporação de uma gratificação de R$ 920 ao salário base da categoria com apenas cinco dias de paralisação. 

OAB - Mau exemplo de magistrados corrói a Democracia

Wadih Damous afirma: O judiciário não pode
tolerar suspeitas sobre seus membros
O cidadão quando senta à frente de um magistrado em audiência quer ter a certeza de que está diante de um homem ou uma mulher de bem, que dá bom exemplo aos seus concidadãos. Qualquer suspeita em contrário corrói a democracia. 

A afirmação foi feita hoje (13) pelo presidente da OAB do Rio de Janeiro, Wadih Damous, ao comentar o relatório do Coaf (órgão de inteligência financeira do Ministério da Fazenda) revelando que 3.426 magistrados e servidores do Judiciário fizeram movimentações consideradas "atípicas" no valor de R$ 855 milhões entre 2000 e 2010.
Segundo o relatório, 81,7% das comunicações consideradas atípicas estão concentradas no Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (Rio de Janeiro), Tribunal de Justiça da Bahia e o Tribunal de Justiça Militar de São Paulo. O documento revela ainda a existência de duas pessoas vinculadas ao Tribunal da Justiça Militar de São Paulo e uma do Tribunal de Justiça da Bahia terem movimentado R$ 116,5 milhões em um único ano, 2008.
O presidente da OAB-RJ destacou que em todas as democracias, o Poder Judiciário, mais do que qualquer outro, não pode tolerar suspeitas sobre a conduta dos seus membros. "O cidadão comum espera do juiz um comportamento irrepreensível, transparente e obediente aos mais rígidos preceitos éticos". E acrescentou: "causa perplexidade a todos nós saber que servidores públicos, sobretudo magistrados, tiveram movimentações aparentemente inexplicáveis em suas contas bancárias".
"Por serem remunerados pelos impostos pagos pelos cidadãos, é fundamental que os acusados pelo documento do Coaf virem a público e exibirem os seus contra cheques. É fundamental que todos os envolvidos demonstrem que as quantias depositadas, superiores aos valores dos seus vencimentos, são lícitas. Se não o fizerem, que o façam os presidentes ou os corregedores dos tribunais apontados nas informações do Coaf. Temos o direito de saber, e eles, o dever de informar. Não é favor, é obrigação decorrente de mandamento constitucional", concluiu o presidente da OAB-RJ.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Coronel Djalma Beltrami é preso pela segunda vez. A investigação é por associação com o Tráfico.

O ex-comandante do 7º BPM (São Gonçalo), Djalma Beltrami, foi preso de forma preventiva nesta quinta-feira, após decisão do juiz Márcio da Costa Dantas, da 2ª Vara Criminal de São Pedro D'Aldeia. 
Em nota a Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro (Seseg) informou que a "Corregedoria Geral Unificada (CGU) da Secretaria de Segurança acatou e cumpriu imediatamente a decisão do juiz Márcio da Costa Dantas, da 2ª Vara Criminal de São Pedro D'Aldeia, de prisão do coronel PM Djalma Beltrami".



Djalma Beltrami foi conivente com o tráfico de drogas do Morro da Coruja, em São Gonçalo
Djalma Beltrami foi conivente com o tráfico de drogas do Morro da Coruja, em São Gonçalo

De acordo com o advogado de Beltrami, Marcos Espíndola, a defesa ainda não teve acesso ao mandado de prisão e por isso não vai se pronunciar neste primeiro momento.
  Djalma Beltrami foi denunciado pelo Ministério Público à Justiça por tráfico de drogas e por associação ao tráfico. A acusação por tráfico é por ter se omitido na ação de policiais do 7º BPM, que mantinham um esquema de corrupção junto a traficantes de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio. Segundo a denúncia, o comandante tinha o dever de agir contra a ações dos maus policiais. 
Operação Dezembro Negro
Segundo investigações, traficantes do Morro da Coruja, em São Gonçalo, pagariam propina de R$ 160 mil ao oficial e policiais do Grupamento de Ações Táticas (GAT) do quartel para não reprimir a venda de drogas na comunidade. A prisão do coronel Beltrami gerou divergência entre as polícias Civil e Militar. Enquanto agentes da Delegacia de Homicídios de Niterói afirmam que o oficial estava envolvido no esquema de pagamento de propinas, dois ex-comandantes da PM defenderam o policial e afirmaram que a prisão foi arbitrária.
Mais cedo, eles visitaram Beltrami, no Quartel-General da PM. Os ex-comandantes Mário Sérgio Duarte e Ubiratan Angelo, além do presidente da Associação dos Militares Estaduais (AME), coronel Fernando Belo, criticaram a prisão. “Beltrami é disciplinador. Ver um oficial com esse perfil ser preso com argumentos que têm a consistência de uma bolha de sabão indigna”, criticou Mário Sérgio. O deputado estadual Flávio Bolsonaro também havia visitado o policial e afirmou que a Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa, da qual é vice-presidente, vai pedir à Polícia Civil informações sobre o caso. “Tudo indica que alguém pode ter usado o nome dele para valorizar a propina”, disse Bolsonaro.
O delegado Alan Luxardo não comentou o caso nesta terça-feira. Na segunda, ele afirmou que teria provas do envolvimento do oficial. “Temos provas de que o esquema acontecia após a gestão dele (Djalma Beltrami). Ele negou, mas temos material bastante contundente sobre o esquema”.

Manifestação da AVIT em lembrança das vítimas do dia 12 de janeiro com fotos.

A AVIT - Associação das Vítimas da Tragédia do dia 12 de Janeiro, realizou manifestação para lembrar as vítimas, mas aproveitou também a oportunidade para tratar de assuntos como aluguel social e pessoas desaparecidas. Foi colocado na Calçada da Fama um monumento artístico elaborado pelo grupo Coletivo Cia & SA em homenagem as vítimas com dezenas de tijolos que simbolizavam as casas destruídas na catástrofe. Podia-se ver pessoas escrevendo o nome dos seus queridos em tijolos e outras colocando flores sobre os nomes. Depois foram para a Praça da igreja de Santa Teresa onde pessoas falavam ao microfone sobre assuntos relacionados a situação das famílias atingidas. Poucas pessoas aderiram a idéia de colocar faixas brancas nos braços, nos carros e panos brancos nas janelas para marcar a data. Veja as fotos:


Parentes e amigos das vítimas colocavam flores sobre os nomes.
Monumento foi obra de artistas solidários a causa da AVIT
do Coletivo Cia & SA

Mais pessoas.
2ª etapa da manifestação foi na Praça.



Ministro da Integração nacional (PSB) usou verba da catástrofe para favorecer seus aliados políticos e amigos

Ministro Fernando Bezerra
Pelo menos 6,7 milhões repassados pelo Ministério da Integração Nacional para o governo de Pernambuco aplicar em 41 cidades atingidas pela chuva foram parar na empresa de um aliado político do ministro Fernando Bezerra Coelho e do governador do Estado, Eduardo Campos (PSB), informa reportagem de Catia Seabra e Leandro Colon, publicada na Folha desta quinta-feira.
Segundo a reportagem, a Projetec Projetos Técnicos, do empresário João Recena (que é filiado ao PSB), recebeu para tocar as obras R$ 4,2 milhões em 2010 e o restante em 2011.
Uma investigação do TCU (Tribunal de Contas da União) apontou no ano passado suspeitas de irregularidades na contratação.
Procurada, a Projetec disse que não se manifestaria sobre os valores repassados pelo governo de Pernambuco e afirmou desconhecer a auditoria do TCU. O ministério não se manifestou.
Reportagem da Folha de ontem revelou que a mesma Projetec foi escolhida para firmar contrato milionário com a Codevasf, companhia vinculada ao ministério comandado por Bezerra.
O ministro deve ir ao Congresso nesta quinta-feira para prestar esclarecimentos à comissão representativa, que se reunirá durante o recesso parlamentar.
Leia a reportagem completa na Folha desta quinta-feira, que já está nas bancas.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Resumo das atividades e Projetos da Câmara dos Vereadores de Teresópolis em 2011.

 Cleyton Valentim, Presidente da Câmara dos
Vereadores de Teresópolis
Em um ano marcado por uma catástrofe sem precedentes e uma crise política que culminou na cassação do mandado do prefeito Jorge Mario, a Câmara Municipal de Teresópolis apresenta um balanço positivo. O primeiro semestre foi marcado por audiências públicas, investigações da CPI instaurada para apurar denúncias contra Jorge Mario e muitos debates e pedidos em prol da recuperação da cidade após o temporal de janeiro. No segundo semestre, a Câmara cassou o mandado do ex-prefeito e ainda se empenhou na aprovação de projetos de lei que estavam aguardando votação devido a toda a instabilidade  na política local.
Vereador Waguinho
No primeiro semestre, sob a presidência do então Vereador Arlei Rosa, a Câmara atendeu os apelos da população, que protestava contra o ex-prefeito Jorge Mario, e instaurou a Comissão Parlamentar de inquérito, que apurava as denúncias contra o mesmo. Foram meses de muitas audiências da CPI e também as audiências públicas da Comissão Especial formada para debater as medidas necessárias na recuperação da cidade.
Vereador Claudio Mello
Após o recesso de meio do ano, a Câmara retornou aos trabalhos em julho e já no mês de agosto realizou a sessão histórica onde foi Jorge Mario foi afastado temporariamente e se instaurou a Comissão Processante, esta com poderes para realizar a cassação do prefeito, o que viria a se confirmar futuramente.
Vereador Dr. Carlão
Com o afastamento temporário do prefeito, o vice-prefeito Roberto Pinto foi empossado, mas veio a falecer dois dias depois, tendo que, como determinava a lei, o Presidente da Câmara, Arlei Rosa, assumiu a Chefia do Executivo. O Vereador Cleyton Valentim, então Vice-Presidente, assumiu a Presidência do Legislativo.
Vereadora Dra. Claudia
Já sob a direção de Cleyton Valentim, o processo de afastamento teve continuidade. Cumpridos todos os ritos exigidos, no dia 3 de novembro, a Câmara mais uma vez teve uma sessão histórica, desta vez com a votação da cassação do mandato de Jorge Mario, aprovada por unanimidade.
 Projetos de lei e reivindicações para as comunidades
Vereador Paulinho
Carvalho
 Durante todo este período, os Vereadores continuaram apresentando moções e indicações solicitando benfeitorias e projetos para diversas comunidades da cidade e do interior. E também os projetos de lei, que foram sendo analisados pelas comissões da casa.
Nas últimas semanas, antes da entrada do recesso oficial, que irá até o início de fevereiro, os Vereadores aprovaram diversos projetos de lei. Seguem algumas das proposições aprovadas no plenário da Câmara nas últimas sessões.
Vereador Ademir
Enfermeiro
O Vereador Dr. Habib (PMN) teve aprovado projeto de lei que institui o Dia Municipal de Controle ao Tabagismo.  O Vereador Waguinho (PSC) que cria a obrigatoriedade de fraldário nos restaurantes, pizzarias e churrascarias da cidade. Já o Vereador Ademir Enfermeiro (PMDB) apresentou projeto que obriga a fixação de placa informativa em farmácias e drogarias, alertando para os riscos da auto-medicação.
Vereador Marcelo Oliveira
A Vereadora Dra. Cláudia (DEM) apresentou projeto de lei que regulamenta o uso da lei solar. O objetivo principal é que projetos habitacionais a serem realizados na cidade tenham planejamento de uso da energia solar, gerando economia de luz elétrica e contribuindo para preservação ambiental.
Do Vereador Dr Carlão (PMDB) foi aprovado projeto que autoriza o Executivo a ceder terreno a título precário para a instalação do Centro Interativo da Terceira Ida
Vereadores Dr. Habib e
Mandinho
de. Dr. Carlão também apresentou projeto que autoriza o Executivo a fazer cessão de uso de terreno de área de terra próximo ao Posto de Saúde de Albuquerque. O terreno permitirá que seja firmado convênio entre a Prefeitura e uma igreja evangélica que pretende instalar naquele bairro creche e outras benfeitorias. O Vereador Major Anderson (PRB), por sua vez teve aprovado projeto que cria o Dia Municipal Contra o Bullying.
Outro importante projeto de lei aprovado nos últimos meses foi o de autoria do Vereador Paulinho Carvalho (PTB), que autoriza o Executivo Municipal a criar a Fundação Municipal de Saúde.
Vereador Major Anderson
Em recente reunião também foi debatido e aprovado o Projeto de Lei Complementar 009/11, que autoriza alteração do quadro de atividades e usos. Através do projeto será possível se fazer uma alteração no zoneamento da região onde fica o prédio da Escola George March, onde funcionou durante anos o Centro de Ensino Moderno (CEM). O objetivo é permitir que seja instalada uma unidade da Universidade Estácio de Sá em Teresópolis.  O projeto de lei é de autoria do Vereador Marcelo Oliveira (PMN).
Do Presidente da Câmara, Vereador Cleyton Valentim (PR), foi aprovado projeto de lei que institui campanha publicitária de prevenção e combate à pedofilia e o abuso sexual contra crianças e adolescentes no interior de veículos de transporte coletivo. Outro projeto do Presidente é o que autoriza o Executivo a instituir programa de prevenção e tratamento das úlceras crônicas e do pé diabético. O projeto, sendo colocado em prática, irá beneficiar muitas pessoas que sofrem com esse tipo de problema de saúde.