quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Primeiro dia da pré-matrícula para creches e escolas municipais. Saiba como fazer.


A Secretaria Municipal de Educação fez em torno de 200 atendimentos nesta terça-feira, 16, primeiro dia da pré-matrícula para as creches e escolas municipais, e também para os centros de educação infantil da zona urbana. A inscrição prossegue até o dia 30 de novembro, de segunda a sexta, das 9h às 16h, no Ginásio Pedrão (Rua Tenente Luiz Meirelles, 211 – Várzea).
Segundo Solange Gallo, chefe do Setor de Estatística e Matrícula da Secretaria de Educação, não é preciso madrugar para fazer a pré-matrícula, pois a vaga não está condicionada à ordem de inscrição. “Não é por ordem de chegada, e sim de acordo com os critérios que a comissão vai estabelecer para o ano letivo de 2013, de acordo com o número de vagas disponíveis. Todos serão atendidos até o dia 30 de novembro”, orientou. A comissão é formada por representantes das secretarias municipais de Educação, de Saúde e de Desenvolvimento Social, do Ministério Público Estadual, Vara da Infância, Juventude e Idoso e do Conselho Tutelar.
Para creche e turmas de Educação Infantil, a pré-matrícula só pode ser feita no Pedrão. Já para o Ensino Fundamental, o cadastramento é realizado também pela internet, através do site da Prefeitura – www.teresopolis.rj.gov.br. Basta acessar o link “Pré-matrícula 2013”, do lado direito da página, e inserir o número do CPF do pai ou responsável para preencher o formulário. Depois de conferir se todas as informações estão corretas, será impresso um recibo contendo a data de divulgação da lista que vai apontar em qual escola o aluno deverá ser matriculado em 2013.
Os documentos necessários para as turmas do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental são certidão de nascimento, declaração de escolaridade e comprovante de residência. Já para creche, berçário, jardim, pré I e pré 2, é preciso apresentar original e cópia da certidão de nascimento, comprovante de residência, comprovante de trabalho (pais ou responsável), laudo médico original e atual (máximo 6 meses) – caso a criança seja portadora de necessidades especiais, e do comprovante de aluguel (caso tenha).
Na área rural, a pré-matrícula é realizada diretamente nas escolas. Os pedidos de transferência de alunos da própria rede e da rede particular de ensino também podem ser feitos até 30 de novembro, no Ginásio Pedrão. Quem fez a pré-matrícula em 2011 e não conseguiu vaga deve fazer novo cadastro.
Mais informações podem ser obtidas no Setor de Estatística e Matrícula da Secretaria Municipal de Educação, que fica na Avenida Feliciano Sodré, 1083/2º andar, na Várzea, ou pelo telefone 2641-4590.

Nenhum comentário :

Postar um comentário