domingo, 18 de março de 2012

Entrevista: Secretário de Educação, Professor Leonardo Vasconcellos, fala sobre a Secretaria e os rumos da Educação no Município

Leonardo Vasconcellos
Entrevista com o Secretário de Educação José Leonardo Vasconcellos de Andrade


TERESÓPOLIS 24 HORAS: Leonardo, como se deu a sua vinda para a Secretaria de Educação?

Leonardo: O prefeito Arlei chegou a cogitar da minha presença em outras Secretarias, mas ao final, a escolha foi para a Educação. Como professor, me senti muito honrado com essa possibilidade porque acredito muito na educação que forma o homem e não apenas o ensina a ler e escrever. Se tivesse sido outra secretaria, meu ânimo não seria menor, mas a Educação me fascina e a ela vou dedicar o que tiver de melhor. Sinto que estou lidando com a esperança das pessoas, com a possibilidade de interferir positivamente no curso das vidas e de colaborar para a formação de verdadeiros cidadãos.

TERESÓPOLIS 24 HORAS: Nós ficamos sabendo da intenção em montar um Centro de Formação Profissional no bairro de São Pedro. Fale um pouco mais sobre esse Projeto.

Leonardo: É verdade. Estamos em fase de implantação do referido Centro, que vai funcionar no prédio do antigo Senac, no São Pedro. Nosso objetivo foi definido com foco na recuperação e no encaminhamento de jovens cujas vidas estejam ameaçadas pela falta de perspectiva ou afetadas por uma formação familiar deficiente. É a própria Escola quem vai detectar essas situações e a partir de uma constatação, vamos colocar a disposição desse jovem o Centro de Formação Profissional como uma alternativa.

TERESÓPOLIS 24 HORAS: E quais serão os cursos oferecidos?

Leonardo: Vamos ter cursos profissionalizantes voltados para o Turismo, como Agente de Informação Turística. Também cursos de padeiro, confeiteiro, garçom, corte e costura e informática. Mas como dissemos, a prioridade será para esses jovens que a Escola venha a selecionar com base no critério de integração social. Aqueles que estão à margem precisam ser atendidos. Não podemos perder a oportunidade de contribuir para melhorar o relacionamento desses indivíduos com a sociedade.

TERESÓPOLIS 24 HORAS: E qual será a capacidade de atendimento do Centro?

Leonardo: Nós estamos trabalhando com a meta inicial de 180 jovens por semestre. Queremos formar de 350 a 400 jovens por ano.

TERESÓPOLIS 24 HORAS: Poderia nos falar mais sobre o Projeto Mais Educação?

Leonardo: O Mais Educação é um Projeto do Governo Federal que pretende estimular o desenvolvimento dos alunos através de atividades como Formação de Rádios Comunitárias, prática de esportes disciplinadores, música, teatro e letramento. O Governo acredita, como nós também, que essas atividades podem estimular o senso de responsabilidade social, além de promover valores e integrar as pessoas. Ao invés de ficar na rua, por exemplo, o jovem permanece mais tempo na escola. Para isso, estamos incluindo mais uma refeição no cardápio.

TERESÓPOLIS 24 HORAS: Todas as Escolas do Município vão oferecer o “Mais Educação”?

Leonardo: Hoje são 18 escolas. Mas nossa pretensão é chegar a 40 ainda em 2012.

TERESÓPOLIS 24 HORAS: Com relação à reforma de Escolas, uniformes, etc. O que poderia nos adiantar?

Leonardo: No Cruzeiro e Três Córregos já iniciamos a reforma de duas escolas que vão ser liberadas para atividade em breve (ver nota no final). Em Campo Grande vamos iniciar agora. Estamos comprando também novos uniformes escolares e kits (caderno, mochila, hidrocor, etc). Todos os alunos vão receber. Além disso, até o terceiro ano vamos disponibilizar também os calçados.

TERESÓPOLIS 24 HORAS: E sobre a alimentação nas Escolas. Alguma mudança?

Leonardo: Ronaldo, a única mudança é o acréscimo de uma refeição no caso do Mais Educação como já falamos. No mais, seguimos com uma equipe de Supervisão de Merenda que percorre as Escolas para avaliar a qualidade do alimento oferecido aos alunos. A equipe conta com uma nutricionista também.

TERESÓPOLIS 24 HORAS: Além do que já foi dito, existem outras metas?

Leonardo: Sim sem dúvida. Queremos melhorar o transporte escolar. Estamos terceirizando vans e já estamos com 11 rotas, Queremos chegar a 25 rotas até o final do ano. Outra de nossas metas é a valorização do magistério em Teresópolis. E falamos em todos os sentidos, não apenas no financeiro. Queremos que os professores se sintam apoiados, sejam ouvidos e que façam parte de um Programa de Capacitação continuada. Outro Projeto em andamento é o “Escola 100%” conectada. A maioria das escolas, hoje, já tem laboratório de Informática. Em breve todas terão.

Prof. Leonardo percorrendo as
Escolas.
TERESÓPOLIS 24 HORAS: Para se inteirar dos problemas das escolas e das necessidades dos alunos que tipo de ações você esta adotando?

Leonardo: Meu método é simples, Ronaldo, e ao mesmo tempo trabalhoso.  Mas é, no meu entender, o mais eficiente. Adotei a Gestão Itinerante como linha de trabalho. Pelo menos durante um tempo vai ser assim. Quero estar sempre visitando as escolas, ouvindo a direção e os professores para que minha gestão seja integrada aos anseios da classe. Não sou ditador e não me afino com posturas arrogantes e autoritárias. Quero o que for melhor para a Educação em Teresópolis, e que isso fique bem claro. Aqui na Secretaria, eu me coloco a disposição para atender todos os dias aqueles que me procuram, e é assim que eu vou caminhando. Quero que todos tenham a certeza de que poderão contar comigo, e que eu farei tudo o que puder para incentivar a melhoria dos parâmetros educacionais do Município. A prefeitura tem interesse no progresso da Educação, e meu cargo, como não poderia deixar de ser, esta a disposição desse objetivo.


Nota: As escolas de Três de Três Córregos e Cruzeiro citadas pelo Secretário na época da entrevista, já se encontram reformadas.




O Professor Leonardo Vasconcellos é uma pessoa muito querida na cidade devido a forma afetuosa e bem humorada com  que habitualmente lida com todos. Antes de assumir a Secretaria de Educação do Município, Leonardo foi Diretor da Câmara Municipal de Teresópolis, e se manteve no cargo durante mandatos consecutivos. Sempre foi tido como um profissional sério e competente, e o mais importante, pessoa em quem se pode confiar. Leonardo é casado e tem seis filhos, sendo três adotados.