sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

A soltura de Mário Tricano. Esclarecimentos com o Dr. Ruiz Alcântara Filho

O advogado Ruiz Alcântara Filho ( ao centro),
ladeado pelo advogado Rômulo Scelza 

e a esposa, Dra. Flávia Alcântara
   O momento não poderia ser pior para o ex-prefeito de Teresópolis. A proximidade das eleições, a convenção do partido e a incógnita que paira sobre os possíveis resultados da Operação Dedo de Deus. Para muitos, o fato de Anísio Abraão não ter enfrentado de cara limpa essa prisão, como fez nas outras vezes em que demonstrou total segurança, pode ser um indício da gravidade da situação. Tricano não sabia da Operação, e por isso talvez tenha sido preso e não esteja foragido como os outros, que preferiram ganhar tempo para se apresentar na hora mais conveniente com uma defesa já encaminhada. Desde sexta feira, os advogados de Mário Tricano deram entrada no pedido de Habeas Corpus.
     TERESÓPOLIS 24 HORAS, procurou para saber mais sobre a questão, o Dr, Ruiz Filho, um dos advogados criminalistas mais conceituados da cidade. Eis o que pudemos apurar:

"O processo do Tricano esta nas mãos do Desembargador Paulo Rangel, que é professor de Direito Processual Penal da Escola de Magistratura do Rio de Janeiro. É ele o autor do livro Direito Processual Penal publicado pela Lumen Juris. É uma pessoa muito séria e respeitada pelo TJ do Rio. Agora, dizer para que lado ele irá, é muito difícil nesse momento, pois não temos os autos penais para analisar.  Sabemos que as acusações são pesadas. Formação de quadrilha, corrupção passiva e ativa, contravenção, lavagem de dinheiro, etc. No caso do Habeas Corpus, o Desembargador aprecia a liminar e põe o processo na mesa, ou seja,o processo será julgado por ele e mais dois Desembargadores.  Prevalece a decisão da maioria. No caso do Tricano, além da decisão, existe a dificuldade do prazo, pois o Tribunal entra em recesso na segunda".

- Mas no caso do TJ entrar em recesso, essa liminar não pode ser conseguida no Plantão? Perguntamos.


"Pode sim Ronaldo, mas é bem mais difícil. Eu já consegui, mas não é fácil. Agora, o mérito, só depois do recesso".

É preciso que se diga que o Dr. Ruiz foi aluno do Desembargador Paulo Rangel, de quem herdou a experiencia e a visão criteriosa com que tem atuado nas suas causas. Para aqueles que nos tem procurado para saber maiores detalhes sobre a prisão e, consequentemente sobre a possibilidade de soltura de Mário Tricano, sabemos que não pudemos oferecer uma resposta conclusiva, mas a justiça é assim mesmo. Ela  não oferece uma resposta matemática quando depende da apreciação dos magistrados.

Nenhum comentário :

Postar um comentário